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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.5 Lisboa  2005

 

Reconfigurações do Estado e da Educação: Novas Instituições e Processos Educativos

Fátima Antunes*

 

No terreno da educação (e das políticas sociais em geral) algumas mudanças das últimas décadas traduzem-se quer por uma redefinição dos serviços educativos (e de bem-estar) e do papel do Estado na sua governação, quer pela emergência de novas configurações da participação da educação na regulação social. Um estudo de caso, incidente sobre o subsistema de Escolas Profissionais criado em 1989 em Portugal, permite sinalizar algumas daquelas alterações recentes e propor interpretações acerca do seu signi?cado. A análise do lançamento daquela modalidade de escolarização de nível secundário, de algumas das suas evoluções e de orientações e práticas desenvolvidas em duas Escolas Profissionais sugere que aquela inovação testemunha o ensaio de novas instituições e processos educativos envolvidos com a gestação de um outro modo de regulação – distinto daquele que foi definido como fordista e em que teve lugar o desenvolvimento do(s) modelo(s) de Estado de Bem-estar.

 

 

Re-configuration of the State and Education: New educational institutions and processes

In the area of education (and social policies), some changes of last decades translate either into a redefinition of educational (and welfare) services and the role of the State in their governance or into the emergence of new configurations of education participation in social regulation. A case study about the Vocational Schools subsystem, created in 1989 in Portugal, allows us to identify some of those recent alterations and to propose some interpretations about their meanings. The analysis of the development of that schooling modality and of some of the guidelines and practices developed in two Vocational Schools suggests that that innovation evidences the experimentation of new educational institutions and processes related to the formation of another regulation mode – distinct from the one that has been defined as fordist and in which the development of Welfare State model(s) has taken place.

 

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* Professora do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho.

 

Correspondência

Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia

Campus de Gualtar, 4710 Braga - Portugal

fantunes@iep.uminho.pt