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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.2 Lisboa abr. 2008

 

Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?

Inês Coelho1, Cláudia Sarrico2 e Maria João Rosa3

 

Resumo: Questionarmo-nos sobre o futuro da avaliação das escolas em Portugal significa, por um lado, analisar as especificidades de programas já desenvolvidos e o consequente impacto, e por outro sustentar esforços na introdução de novos projectos avaliativos mais consentâneos com o actual quadro de autonomia escolar, de forma a promover uma verdadeira cultura de avaliação e auto-avaliação sistemática das escolas. O presente artigo descreve a evolução das principais experiências avaliativas encetadas no sistema escolar nacional, introduzindo um modelo inovador sobre medição e gestão do desempenho escolar, visando contribuir para a informação e definição de políticas educativas.

Palavras-chave: Avaliação de Escolas, Medição e Gestão do Desempenho

 

Title: Schools’ evaluation in Portugal: What future?

Abstract: To question the future of schools’ evaluation in Portugal means, on one hand, to analyze the specificities of programmes already developed and their impact, and on the other hand to support efforts for the rising of new evaluation projects more adequate to the actual context of schools’ autonomy, to promote a true culture of schools’ systematic evaluation and self-evaluation. This paper describes the evolution of the main evaluation experiences that took part in the national school system, introducing an innovative model for schools’ performance measurement and management to inform the debate on school improvement and policy setting.

Key words: School Evaluation, Performance Measurement and Management

 

Título: Evaluación de las escuelas en Portugal: ¿Que futuro?

Resumen: Nos cuestionamos sobre el futuro de la evaluación de las escuelas en Portugal, que significa por un lado, analizar las especificidades del programa ya desarrollado y su consecuente impacto, y por otro sostener los esfuerzos en la introducción de nuevos proyectos de evaluación mas coherentes con el actual cuadro de autonomía escolar, de forma a promover una verdadera cultura de evaluación y auto-evaluación sistemática de las escuelas. El presente artículo describe la evolución de las principales experiencias de evaluación iniciadas en el sistema escolar nacional, introduciendo un modelo innovador sobre la medición y gestión de la evolución escolar, con vistas a contribuir para la información y definición de políticas educativas.

Palabras clave: Evaluación de las Escuelas, Medición y Gestión del Desempeño

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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1Inês P. Coelho

inespcoelho@ci.uc.pt

Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), desempenha funções na Reitoria da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal), no âmbito dos Projectos Especiais, sendo responsável pelas áreas de Inovação, Qualidade e Novos Públicos.

Holds a bachelor and masters degree in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra (Coimbra, Portugal).  She works at the Rectorship of the University of Coimbra, Portugal, in the Special Projects team, being responsible for the areas of Innovation, Quality and New Publics.

Licenciada y Master en Ciencias de la Educación por la Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal), desarrolla funciones en la Rectoría de la Universidad de Coimbra, en el ámbito de los proyectos especiales, siendo responsable por las áreas de Innovación, Calidad y Nuevos Públicos.

2Cláudia S. Sarrico

c.s.sarrico@ua.pt

Doutora em Industrial and Business Studies (Warwick Business School, Reino Unido), é professora auxiliar da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) e investigadora do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

Holds a PhD in Industrial and Business Studies by Warwick Business School (UK), is an assistant professor at the University of Aveiro (Aveiro, Portugal), and a researcher at the Centre for Research in Higher Education Policies.

Doctorada en Industrial and Business Studies por la Warwick Business School (Reino Unido), es profesora auxiliar de la Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), e investigadora del Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

3Maria João Rosa

m.joao@ua.pt

Doutorada em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), é professora auxiliar da Universidade de Aveiro e investigadora do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

Holds a PhD in Industrial Management by the University of Aveiro (Aveiro, Portugal), and is an assistant professor at the University of Aveiro, and a researcher at the Centre for Research in Higher Education Policies.

Doctorada en Gestión Industrial por la Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), es profesora auxiliar de la Universidade de Aveiro e investigadora del Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

 

Recebido em Julho de 2007 e aceite em Maio de 2008.

Received in July and accepted in May 2008.

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