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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.7 no.2 Lisboa Apr. 2008

 

Redescobrindo estrategistas no mundo luso-brasileiro

Alexandre Faria1 e Takeyoshi Imasato2

 

Resumo: A construção e manutenção da autoridade legítima do estrategista é uma questão central para a área de estratégia. Entretanto, os modelos e conceitos produzidos no mundo anglo-americano têm privilegiado apenas a legitimação da autoridade do estrategista da grande empresa. Ao problematizar os fundamentos do conhecimento produzido pela área de estratégia, especialmente a oriunda dos EUA, o objetivo deste ensaio é mostrar como e porque os conceitos de autoridade e legitimidade são importantes para estrategistas e acadêmicos no mundo luso-brasileiro na era da globalização. Este ensaio argumenta que é necessário redescobrir e legitimar na era da globalizaçãoos diferentes tipos de estrategistas que protagonizam os mercados no mundo luso-brasileiro.

Palavras-chave: Estratégia, Legitimidade, Autoridade, Economias em Transição, Economias Emergentes

 

Title: Rediscovering strategists in the Portuguese-Brazilian world

Abstract: The construction and maintenance of legitimate authority is a central question in the field of strategy. However, frameworks and concepts produced in the Anglo-American world have privileged only the authority of the big company’s strategist. By discussing the underpinnings of the academic knowledge produced by the field of strategy, especially from US, this essay shows how and why the concepts of authority and legitimacy are important to strategists and academics in the Portuguese-Brazilian world in the era of globalization. This essay claims for the rediscovery and legitimacy of different types of strategists that have central influence on markets in the Portuguese-Brazilian world.

Key words: Strategy, Legitimacy, Authority, Economies in Transition, Emerging Economies

 

Titulo: Redescubriendo estrategas en el mundo luso-brasileño

Resumen: La construcción y mantenimiento de la legítima autoridad del estratega es una cuestión central en elcampo de la estrategia. Mientras, los modelos y conceptos producidos en el mundo anglosajón tienen solamenteprivilegiado y legitimado la autoridad del estratega de la grande empresa. Discutiendo los fundamentos delconocimiento producido en el campo de la estrategia, en especial la que proviene de los Estados Unidos, el objetivode este ensayo es mostrar como y porque los conceptos de autoridad y legitimidad son importantes para los estrategas y académicos en el mundo luso-brasileño en la era de la globalización. Este ensayo argumenta que es necesario redescubrir y legitimar los diferentes tipos de estrategas que tiene influencia en los mercados del mundo luso-brasileño, en la era de la globalización.

Palabras clave: Estrategia, Legitimidad, Autoridad, Economías en Transición, Economías Emergentes

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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1 Alexandre Faria

alex.faria@fgv.br

PhD em Administração de Empresas (Univ. of Warwick, Reino Unido). Professor Adjunto na EBAPE-FGV e Pesquisador do CNPq, Rio de Janeiro, Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (GEEM).

PhD in Industrial and Business Studies (Univ. of Warwick, UK). Lecturer at EBAPE-FGV, researcher of CNPq, Rio de Janeiro, Brazil. Coordinator of Strategy and Marketing Studies Group (GEEM).

PhD en Administración de Empresas (Univ. of Warwick, Reino Unido). Profesor Adjunto en la EBAPE-FGV e Investigador del  CNPq, Rio de Janeiro, Brasil. Coordinador del Grupo de Estudios en Estrategia y Marketing (GEEM).

2 Takeyoshi Imasato

tkimasato@gmail.com

Mestre em Administração (UFRGS). Doutorando em Administração na EBAPE-FGV. Pesquisador do GEEM e do Grupo de Estudos Internacionais (GEI) na EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, Brazil.

Master in Management (UFRGS). Doctoral student in Business Administration (EBAPE-FGV). Researcher of the GEEM and of the GEI at EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, Brazil.

Maestría en Administración (UFRGS). Cursando el Doctorado en Administración en la EBAPE-FGV. Investigador del GEEM y del  Grupo de Estudios Internacionales (GEI) en la EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, Brazil.

 

Recebido em Janeiro de 2008 e aceite em Maio de 2008.

Received in January 2008 and accepted in May 2008.

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