SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3A relação entre a «performance» social e a «performance» económico-financeiraDeterminantes da remuneração nas empresas portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.6 n.3 Lisboa jul. 2007

 

A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros

Filipe Almeida1 e Filipe Sobral2

 

RESUMO: Na origem do comportamento empresarial estão decisões individuais dos dirigentes, cuja compreensão plena só é possível por meio da análise das suas motivações e dos fatores que influenciam e condicionam o julgamento humano. O sistema de valores e de crenças do dirigente pode ser determinante na tomada de decisões sobre questões que envolvam a relação da empresa com a sociedade. Assim, este artigo pretende avaliar como a atitude dos dirigentes empresariais perante a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é influenciada pelos seus valores culturais. Numa pesquisa com 158 gestores brasileiros, foi identificada uma relação significativa entre a preocupação com a comunidade envolvente e os valores masculinos, contrastando com a maior resistência ao desenvolvimento destes laços com a comunidade por parte dos gestores mais conservadores. Foi testada uma escala para avaliação da atitude perante a RSE e exploradas as razões que podem justificar os resultados encontrados.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Cultura, Valores

 

TITLE: The influence of cultural values on Corporate Social Responsibility: an empirical study of Brazilian managers’attitudes

ABSTRACT: Corporate behavior is largely based on top managers’ individual decisions, which can only be fully understood through comprehensive analysis of the underlying factors that influence and shape human judgment.The managers’ personal system of values and beliefs can play a decisive role in corporate issues that address the relation between business and society. This study intends to assess how the attitude of top managers towards Corporate Social Responsibility (CSR) is influenced by their cultural values. A field study with 158 Brazilian managers revealed a significant relationship between managerial concern for community and masculine personal values. Results also showed that more conservative managers tend to resist developing a sustained relationship with society, beyond the corporation core business. A scale for assessment of attitudes towards CSR was tested and main results were discussed.

Key words: Social Responsibility, Culture, Values

 

TITULO: La influencia de los valores culturales en la Responsabilidad Social de las Empresas – Un estudio empírico sobre la actitud de los gestores brasileños

RESUMEN: En el origen del comportamiento empresarial están las decisiones individuales de los dirigentes, cuya comprensión solo es posible por medio del análisis de sus motivaciones y los factores que influencian y condicionan el juzgar humano. El sistema de valores y creencias del dirigente puede ser fundamental en la toma de decisiones sobre cuestiones que condicionen la relación entre la empresa y la sociedad. Por ese motivo este artículo tiene como objetivo evaluar como la actitud de los dirigentes empresariales en relación a la Responsabilidad Social en la Empresas (RSE) es influenciada por sus valores culturales. En un análisis que se hizo con 158 gestores brasileños, fue identificada una importante relación entre la preocupación con la comunidad y los valores masculinos, contrastando la mayor resistencia al desarrollo de este lazos con la comunidad por parte de los gestores mas conservadores. Fue probada una escala para evaluación de la actitud sobre la RSE y exploradas las razones que pueden justificar los resultados encontrados.

Palabras clave: Responsabilidad Social, Cultura, Valores

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

ACAR, W.; AUPPERLLE, K. e LOWY, R. (2001), «An empirical exploration of measures of social responsibility across the spectrum of organizational types». The International Journal of Organizational Analysis, vol. 9(1), pp. 26-57.         [ Links ]

AJZEN, I. (1991), «The theory of planned behavior». Organizational Behavior & Human Decision Processes, vol. 50(2), pp.179-211.

AUPPERLE, K.; CARROLL, A. e HATFIELD, J. (1985), «An empirical investigation of the relationship between corporate social responsibility and profitability». Academy of Management Journal, vol.28, pp. 446-463.

BOWEN, H. (1953), Social Responsibilities of the Businessman. Harper & Row, Nova Iorque.

CARROLL, A. (1979), «Three-dimensional conceptual model of corporate social performance». Academy of Management Review, vol. 4, pp. 497-505.

CARROLL, A. (1991), «The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organizational stakeholders». Business Horizons, vol. 34, pp. 39-48.

CARROLL, A. (1999), «Corporate social responsibility: evolution of a definitional construct». Business & Society, vol. 38(3), pp. 268-295.

CLARKSON, M. (1995), «A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance». Academy of Management Review, vol. 20(1), pp. 92-117.

DAVIS, K. (1960), «Can business afford to ignore social responsibilities?». California Management Review, vol. 2, pp. 70-76.

DAVIS, K. (1973), «The case for and against business assumption of social responsibilities». Academy of Management Journal, vol.16, pp. 312-322.

DIAMANTOPOULOS, A. e SIGUAW, J. (2000), Introducing LISREL. Sage, Londres.

DOLAN, S. et al.(2004), «Exploratory study of within-country differences in work and life values. The case of Spanish business students». International Journal of Cross-Cultural Management, vol.4(2), pp. 157-180.

FISHBEIN, M. e AJZEN, I. (1975), Belief, Attitude, Intentionand Behavior: An Introduction to Theory and Research.Addison-Wesley, Reading, MA.

FRIEDMAN, M. (1962), Capitalism and Freedom. University of Chicago Press, Chicago.

GRIFFIN, J. (2000), «Corporate social performance: research directions for the 21st Century». Business & Society, vol. 39(4), pp.479-491.

HALL, E. e HALL, M. (1990), Understanding Cultural Differences. Intercultural Press, Yarmouth, ME.

HOFSTEDE, G. (1980), Culture’s Consequences. SAGE Publications, Londres.

HOFSTEDE, G. (1991), Cultures and Organizations. Software of the Mind. McGraw-Hill UK, Londres.

HOFSTEDE, G. e BOND, M. (1988), «The Confucius connection: from cultural roots to economic growth». Organizational Dynamics,vol. 16(4), pp. 4-21.

IPEA (2003), A Iniciativa Privada e o Espírito Público. Um Retrato da Ação Social no Brasil. Anna Maria Peliano (coord.), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Brasília.

MAIGNAN, I. e FERRELL (2000), «Measuring corporate citizenshipin two countries: the case of United States and France». Journal of Business Ethics, vol. 23(3), pp. 283-297.

PINTO, M.; PEREIRA, D. e LARA, J. (2004), «Caracterização de perfis de empresas quanto à adoção de práticas de Responsabilidade Social». In XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba. Anais... ANPAD. CD-ROM, Rio de Janeiro.

ROBERTSON, C.; CRITTENDEN, W.; BRADY, M. e HOFFMAN, J.(2002), «Situational ethics across borders: a multicultural examination». Journal of Business Ethics, vol. 38(4), pp. 327-338.

ROKEACH, M. (1973), The Nature of Human Values. TheFree Press, Nova Iorque.

SCHWARTZ, S. (1992), «Universals in the structure and content of values: theoretical advances and empirical tests in 20 countries». In M. Zanna (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology, vol. 25, Academic Press, Orlando, pp. 1-65.

SONDERGAARD, M. (1994), «Hofstede’s consequences: a study of reviews, citations and replications». Organization Studies, vol.15(3), pp. 447-456.

SPECTOR, P. et al.(2002), «The pit falls of poor psychometric properties: a rejoinder to Hofstede’s reply to us». Applied Psychology: An International Review, vol. 52, pp. 174-178.

THOMAS, A. e SIMERLY, R. (1994), «The chief executive officer and corporate social performance: an interdisciplinary examination». Journal of Business Ethics, vol. 13(12), pp. 959-968.

TRIANDIS, H.; BONTEMPO, R.; VILLAREAL, M.; ASAI, M. e LUCCA, N. (1988), «Individualism and collectivism: cross-cultural perspectives on self-ingroup relationships». Journal of Personality and Social Psychology, vol. 54(2), pp. 323-338.

VERGARA, S.; SILVA, D. e GOMES, A. (2003), «Olga: a semeadora de grãos e de Responsabilidade Social na história do grupo Nova América». Organização & Sociedade. No prelo.

VITELL, S.; NWACHUKWU, S. e BARNES, J. (1993), «The effects of culture on ethical decision-making: an application of Hofstede’stypology». Journal of Business Ethics, vol. 12(10), pp. 753-760.

WAGNER, J. (1995), «Studies of Individualism-Collectivism: effects on cooperation in groups». Academy of Management Journal, vol. 38, pp. 152-172.

WARTICK, S. e COCHRAN, P. (1985), «The evolution of the corporate social performance model». Academy of Management Review, vol. 10, pp. 758-769.

WATSON, T. (2003), «Ethical choice in managerial work: the scope for moral choices in an ethically irrational World». Human Relations, vol. 56(2), pp. 167-185.

WOOD, D. (1991), «Corporate social performance revisited». Academy of Management Review, vol. 16(4), pp. 691-718.

 

1Filipe Almeida

falmeida@fe.uc.pt

Doutor em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas). Mestre em CiênciasEmpresariais pela FEUC (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra). Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal.

PhD in Management by EBAPE/FGV (Brazilian School of Public and Business Administration of the Getúlio Vargas Foundation). Master in Business Science by FEUC (Faculty of Economics of the University of Coimbra). Teacher at the Faculty of Economics of the University of Coimbra, in Coimbra, Portugal. Master en Ciencias Empresariales por la FEUC.

Doctor de la Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas de la Fundação Getúlio Vargas. Profesorde la Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Coimbra, Portugal.

 

2Filipe Sobral

filipe.sobral@fgv.br

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal e da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Brasil.

PhD in Management at the Brazilian School of Public and Business Administration of the Getúlio Vargas Foundation. Master in Business Sciences at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. Professor at the Faculty of Economics of the University of Coimbra, Portugal and at the Brazilian School of Public and Business Administration of the Getúlio Vargas Foundation, Brazil.

Master en Ciencias Empresariales pela FEUC. Doctor de la Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas de la Fundação Getúlio Vargas. Profesor de la Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Coimbra, Portugal.

 

Recebido em Junho de 2007 e aceite em Setembro de 2007.

Received in June 2007 and accepted in September 2007.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons