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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.6 no.2 Lisboa Apr. 2007

 

Dimensão integrativa do planeamento estratégico

 

por António Fernandes1

 

RESUMO: Neste trabalho de investigação sobre estratégia e planeamento estratégico aborda-se o contributo da Escola da Configuração que, dada a sua capacidade de integrar no seu seio todas as outras escolas, se consubstancia na dimensão integrativa. Assim sendo, esta dimensão integra os contributos, as perspectivas e as reivindicações, quer das escolas prescritivas, quer das escolas descritivas. Por essa razão, a revisão da literatura sobre o tema fornece uma visão da estratégia e do planeamento estratégico mais abrangente.

Palavras-chave: Estratégia, Planeamento Estratégico, Escola da Configuração, Dimensão Integrativa

 

Integrative dimension of strategic planning

 

ABSTRACT: This article on strategy and strategic planning explores the configuration school contribute. By itself, this school represents the integrative dimension because incorporate contributions, perspectives and claims of the prescriptive schools and descriptive schools. For that reason, the revision of the literature on the theme supplies a broader vision of strategy and strategic planning.

Key words: Strategy, Strategic Planning, Configuration School, Integrative Dimension

 

Dimensión integrante del planeamiento estratégico

 

RESUMEN: En este trabajo de investigación sobre estrategia y planeamiento estratégico se explora la contribución de la Escuela de Configuración, que en sí misma tiene la   capacidad de integrar en su seno todas las otras escuelas,  representando la dimensión integrante. Por tal razón, la revisión de la literatura en dicho tema suple una visión más amplia sobre la estrategia y planeamiento estratégico.

Palabras clave: Estrategia, Planeamiento Estratégico, Escuela de Configuración, Dimensión Integrante

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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1 Doutor em Gestão. Professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal. e-mail:toze@ipb.pt

 

Recebido em Dezembro de 2006 e aceite em Março de 2007.

Received in December 2006 and accepted in March 2007.

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