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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.8 n.2 Porto ago. 2008

 

Atividade física de lazer e estágios de mudança de comportamento em professores universitários

 

Edio Luiz Petroski

Marcelle M. de Oliveira

Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano (NuCIDH), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

 

RESUMO

Com objetivo de avaliar os hábitos de atividade física de lazer (AFLZ) e os estágios de mudança de comportamento relacionados à prática de atividade física, em professores universitários, foi feito um estudo descritivo de corte transversal, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC). Participaram 190 professores com dedicação exclusiva (113 do sexo masculino e 77 do sexo feminino), e foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis: o de Godin Leisure-Time Exercise Questionnaire para o nível de atividade física de lazer, e o de Marcus para EMC.  Observou-se que 71% da amostra foram classificadas como pouco ativa ou inativa fisicamente. Os EMC mais prevalecentes foram: o de Manutenção (61 casos = 32%) e o de Contemplação (59 casos = 31%). Foi observada associação positiva entre AFLZ e EMC e entre as idades  (menores que 50 anos) e a AFLZ (p<0,05).  Como conclusões: o nível de AFLZ de professores universitários com dedicação exclusiva tende ser reduzido e irregular; os a prática de AFLZ sugere que homens realizam mais atividades físicas vigorosas e leves e as mulheres mais as moderadas.

Palavras-chave: professores universitários, atividade física, comportamento, sedentarismo, lazer.

 

ABSTRACT

Leisure-time physical activity and behavior change stages in University teachers

The objective was to evaluate leisure-time physical activity (LTPA) and behavior change stages (BCS) related to physical activity among University teachers. A descriptive, cross-sectional study was carried out at the Universidade Federal de Santa Catarina, in Florianópolis, SC, Brazil enrolling 190 fulltime teachers (113 males and 77 females). Two self-administered questionnaires were used, the Godin Leisure-Time Exercise Questionnaire was used to assess LTPA levels; and the Marcus questionnaire was used for BCS.  It was observed that 71% of the sample was classified as either performing little activity or being regularly inactive. The two most prevalent BCS were: the Maintenance stage, with 61 cases (32%), and the Contemplation stage, with 59 cases (31%), in which men were more prevalent. The results demonstrated a positive association between LTPA and BCS and between ages below 50 years and LTPA (p<0.05).  Conclusions – 1. Fulltime University teachers’ level of LTPA was low and irregular; 2. Analysis of LTPA practices indicated that the men performed more vigorous and light activities while the women performed more moderate activities.

Key-words: university teachers, physical activity, behavior, inactivity, leisure

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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CORRESPONDÊNCIA

Prof. Dr. Edio Luiz Petroski

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Desportos

Departamento de Educação Física

Campus Universitário — Trindade

Cep 88.040-900 - Florianópolis, SC. Brasil

Telefone / fax : (48) 3331-8562.

E-mail: petroski@cds.ufsc.br