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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.8 n.1 Porto abr. 2008

 

Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições

 

Diogo S. Giacomini

Pablo J. Greco

 

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Grupo de Estudos da Cognição e Ação, UniversidadeFederal de Minas Gerais, Brasil

 

 

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar o nível de conhecimento tático processual de jogadores de Futebol de diferentes categorias e posições. A amostra deste estudo foi constituída por 221 jogadores de Futebol do sexo masculino. Para avaliar o conhecimento tático processual dos jogadores foi utilizado o teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito dos Peritos) desenvolvido por Memmert (2002), no parâmetro tático “Oferecer-se e Orientar-se”. O nível de significância foi mantido em p<0,05. A partir dos resultados encontrados, chegou-se às seguintes considerações: na comparação do conhecimento tático processual por categoria, tanto na manifestação do pensamento convergente quanto divergente, os jogadores da categoria sub-17 obtiveram melhores resultados em relação às categorias sub-15 e sub-14 (p<0,001). Já os jogadores da categoria sub-15, por sua vez, alcançaram melhores escores que os seus pares da categoria sub-14 (p<0,001). Ao considerar a posição específica dos jogadores, os goleiros apresentaram resultados significativamente diferentes de todas as outras posições, tanto no conhecimento tático processual convergente (p<0,001) quanto divergente (p<0,001). Já os meias também apresentaram resultados significativamente diferentes em relação aos zagueiros (p=0,033) para o nível de conhecimento tático processual (divergente), demonstrando um maior nível de criatividade tática dos jogadores que jogam nessa posição.

Palavras-chave: futebol, conhecimento tático processual, criatividade tática

 

 

ABSTRACT

Comparison of the procedural tactical knowledge in soccer players of different categories and positions

The main objective of this work was to validate and compare the level of procedural tactical knowledge of soccer players of different categories and positions. 221 male soccer players were part of this work. The KORA test (Oriented Validate through Expert Concepts) was used in order to validate the procedural tactical knowledge. This test was developed by Memmert (2002), in the tactical parameter of “Offer Yourself and Self-Orientation”. Taking the results into account we can take into consideration the following aspects: comparing the procedural tactical knowledge per category, in the manifestation of the convergent and divergent thoughts, soccer players of the sub-17 category got better results in relation with the sub-14 category and the sub-15 category (p<0,001). Sub-15 players got better scores than their peers from the sub-14 category (p<0,001). When players got into groups according to specific field positions, goal keepers showed very different results from other positions, in convergent procedural tactical knowledge (p<0,001) and divergent procedural tactical knowledge (p<0,001). Already the middle-field players also had significantly different results on defenders (p=0.033) for the level of tactical procedural knowledge (divergent), showing a higher level of tactical creativity of the players who play in that position.

Key-words: soccer, procedural tactical knowledge, tactical creativity

 

 

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CORRESPONDÊNCIA    

Diogo Schüler Giacomini

Rua Desembargador Paula Mota, 30, apto.302

Bairro Ouro Preto, CEP: 31310-340

Belo Horizonte-MG, Brasil

e-mail: diogogiacomini@pop.com.br