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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.7 n.3 Porto dez. 2007

 

Estrutura de prática na aquisição de uma tarefa de timing coincidente com desaceleração do estímulo visual

 

João de P. Pinheiro

Umberto C. Corrêa

Laboratório de Comportamento Motor,  Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, Brasil

 

 

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de uma tarefa de timing coincidente com desaceleração do estímulo visual. Participaram do estudo 56 crianças divididas em quatro grupos experimentais: prática constante, prática aleatória, prática constante-aleatória e prática aleatória-constante. O instrumento utilizado foi o aparelho de timing coincidente em tarefas complexas. A tarefa foi tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. O estudo teve duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Foram utilizadas como medidas de desempenho global os erros absoluto, variável e constante e, como medidas relacionadas ao padrão de execução, o timing relativo e o tempo total de movimento. Os resultados mostraram os grupos de prática aleatória e aleatória-constante tiveram desempenhos mais consistentes do que o grupo de prática constante. Observou-se, também, que na fase de adaptação esse último modificou seu padrão de movimento em relação à micro-estrutura enquanto que os outros modificaram a macro-estrutura. Pôde-se concluir que as práticas aleatória e aleatória-constante possibilitaram melhor adaptação do que a prática constante.

Palavras-chave: estrutura de prática, aquisição de habilidades motoras, timing coincidente, desaceleração do estímulo visual.

 

 

Abstract

Practice schedule in the acquisition of a coincident timing task with deceleration of the visual stimulus

The aim of the present study was to investigate the effect of different practice schedules in the acquisition of a coincident timing task with deceleration of the visual stimulus. Participants were 56 children distributed in four experimental groups of practice: constant, random, constant-random, and random-constant. The instrument was an apparatus of coincident timing for complex tasks. The task consisted of touching five response keys sequentially in integration to a visual stimulus. The study was composed by two phases of learning: stabilization and adaptation. Measures of global performance were absolute, variable, and constant errors; on the other hand, measures related to the pattern of execution were the relative timing and the total time of movement. The results showed that the groups of random practice and random-constant practice had more consistent performances than the group of constant practice. In addition, it was observed that, in the adaptation phase, the group of constant practice modified its micro-structure while the other groups modified their macro-structure. It can be concluded that random and random-constant practice schedules led to better adaptation than constant practice, since these schedules enabled the formation of a more flexible macro-structure.

Key-words: practice schedule, motor skill acquisition, coincident timing, deceleration of the visual stimulus.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

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Correspondência

João de Paula Pinheiro

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte

Laboratório de Comportamento Motor

Av. Prof. Mello Moraes, 65

CEP 05508-900 São Paulo – SP – BRASIL

e-mail: joaop@usp.br