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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.7 n.3 Porto dez. 2007

 

Efeitos da frequência de feedback na aprendizagem do saque do voleibol

 

Ivan W. Tertuliano1

Alessandra A.C. Ugrinowitsch2

Herbert Ugrinowitsch2

Umberto C. Corrêa1

1Laboratório de Comportamento Motor, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, Brasil

2Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

 

 

Resumo

Participaram deste estudo 20 crianças com idade variando entre oito e onze anos. A tarefa utilizada foi o saque por baixo do voleibol realizado da linha de ataque de uma quadra de voleibol, com o objectivo de acertar um alvo posicionado na linha de ataque da quadra oposta, o qual não podia ser visualizado pelos sujeitos. Foram formados dois grupos que diferiram em função da frequência feedback fornecida: uma informação a cada duas execuções (G50%) ou uma informação a cada três execuções (G33%). O experimento constou de 70 execuções na fase de aquisição e 10 execuções na fase de transferência. A segunda fase ocorreu 5 minutos após o término da aquisição, sem feedback. Os resultados mostraram o melhor desempenho do G33% na fase de aquisição quando comparado ao G50%, e, também na fase de transferência. Esses resultados indicam que a menor frequência de feedback auxilia na melhora do desempenho do saque por baixo do voleibol.

Palavras-chave: aprendizagem, frequência, feedback, voleibol.

 

 

Abstract

Effects of the extrínsic feedback frequency in serve of volleyball learning

Twenty infants participated of this study aged from eight to eleven years. The task involved the volleyball under serve from the attack line in one side of the volleyball court aiming to reach one target positioned in the attack line of the opposite court, which could not be seen by the participants. There were two groups that deferred as a function of the frequency of augmented feedback: one information every two trials (G50%) or one information every three trials (G 33%). The experiment had 70 trials in the acquisition phase and 10 trials in the transfer phase. The second phase was carried out 5 minutes after the last of the acquisition, without augmented feedback. The results showed the best performance of the G33% in relation to G50% during the acquisition phase and transfer test as well. These results indicate that to smaller frequency of feedback is helpful to improve the performance of the volleyball under serve.

Key-words: learning, frequency, feedback, voleibol.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

 

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Correspondência

Prof. Dr. Umberto César Corrêa

Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte

Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano

Laboratório de Comportamento Motor.

Av. Mello Moraes, 65 - Cidade Universitária

CEP 05508-900 - São Paulo, SP

e-mail: ivanwall@usp.br