SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadasActividade física, equilíbrio e medo de cair. Um estudo em idosos institucionalizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versión impresa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.7 n.2 Porto ago. 2007

 

O efeito da interferência contextual em idosos

 

Wesley R. Gonçalves1,3

Guilherme M. Lage2,3

Alexandro B. da Silva3

Herbert Ugrinowitsch3

Rodolfo N. Benda3

1Universidade Presidente Antonio Carlos(UNIPAC), Conselheiro Lafaiete, MG -  Brasil

2Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG - Brasil

3Gedam (Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil   

 

 

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da interferência contextual (EIC) na aquisição de habilidades motoras em idosos. Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual, caracterizada pelo transporte de três bolas de tênis em uma seqüência e tempo alvo pré-determinados. O experimento constou de 4 fases: 1) aquisição, 2) transferência 1 (T1), 3) transferência 2 (T2) e 4) retenção da aquisição. Os sujeitos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n=12): grupo de prática aleatória-aleatória (A-A), que realizou a tarefa de forma aleatória na aquisição e na retenção; grupo de prática aleatória-blocos (A-B), que realizou a aquisição de forma aleatória e a retenção em blocos; grupo de prática em blocos-blocos (B-B), que realizou a aquisição e a retenção em blocos; grupo de prática em blocos-aleatória (B-A), que realizou a aquisição em blocos e a retenção de forma aleatória. Os resultados mostraram que um dos grupos que praticou em regime aleatório apresentou-se mais variável durante a fase de aquisição que os grupos que praticaram em blocos. Entretanto, este mesmo grupo aleatório, no primeiro bloco do teste de retenção da aquisição, mostrou-se mais preciso que um dos grupos em blocos. Esses resultados confirmaram parcialmente o EIC em idosos.

Palavras-chave: aprendizagem motora, estrutura de prática, interferência contextual.

 

 

Abstract

The contextual interference effect in elderly people

The purpose of this study was to investigate the contextual interference effect (CIE) in the acquisition of motor skills in elderly people. A manual positioning task was used, it was characterized by the transport of three tennis ball in a movement sequence and predetermined target times. The experiment consisted of  4 phases: 1) acquisition, 2) transfer 1 (T1), 3) transfer 2 (T2) and 4) retention of the acquisition. The subjects were randomly distributed into four groups: random-random group (R-R), which performed the tasks in a random order in the acquisition and retention; random-blocked group (R-B), which performed the acquisition in a random order and the retention in a blocked order; blocked-blocked group (B-B), which performed the tasks in a blocked order in the acquisition and retention; blocked-random group (B-R), which performed the acquisition in a blocked order and the retention in a random order.  The results showed that one of the random groups was more variable during the acquisition compared to the both blocked groups. However, this random group, in the first block of the retention was more precise than one of the blocked groups. These results partially confirm the CIE in elderly people.

Key-words: motor learning, structure of practice, contextual interference

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

1. Arnone-Bates M, Hebert E, Titzer R (1999). The contextual interference effect with children learning an applied task. Research Quarterly for Exercises and Sport 70: a-65.        [ Links ]

2. Battig WE (1979). The flexibility of human memory. In: LS Cermak, FI Craik (eds.). Levels of processing in human memory. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 23-44.

3. Bortoli L, Robazza C, Durigon V, Carra C (1992). Effects of contextual interference on learning technical sports skills. Perceptual and Motor Skills 75: 555-562.

4. Carnahan H, Vandervoort AA, Swanson LR (1993). The influence of aging on motor learning. In: G Stelmach (ed.). Sensoriomotor impairments in the elderly. Dordrecht: Kluver, 41-56.

5. Corrêa UC (1997). Interferência Contextual: Contribuições à aprendizagem motora.  In: AM Pellegrini (ed.). Coletânea de Estudos: Comportamento motor. São Paulo: Movimento, 129-158.

6. Del Rey P (1982). Effects of contextual interference on the memory of older females differing in levels of physical activity. Perceptual and Motor Skills 55:171-180.

7. Dick MB, Beth RE, Shankle RW, Dick-Muehlke C, Cotman CW, Kean ML (1996). Acquisition and long-term retention of a gross motor skill in Alzheimer disease patients under constant and varied practice conditions. Journal of Gerontology 51:103-111.

8. Dick MB, Hsieh S, Dick-Muehlke C, Davis DS, Cotman CW (2000). The variability of practice hypothesis in motor learning: does it apply to Alzheimer’s disease? Brain and Cognition 44: 470-489.

9. Larish DD, Stelmach GE (1982). Preprogramming, programming, and reprogramming of aimed hand movements as a function of age. Journal of Motor Behavior 14: 322-340.

10. Magill RA, Hall KG (1990). A review of the contextual interference effect in motor skill acquisition. Human Movement Science 9: 241-289.  

11. Pollatou E, Kioumourtzoglou E, Angelousis N, Mavromatis G (1997). Contextual interference effects in learning novel motor skills. Perceptual and Motor Skills 84: 487-496.

12. Santos S, Tani G (1995). Tempo de reação e a aprendizagem de uma tarefa de “timing” antecipatório em idosos. Revista Paulista de Educação Física 9: 51-62.

13. Schmidt RA (1975). A schema theory of discrete motor skill learning. Psychological Review 82: 225-260.

14. Schmidt RA, Wrisberg CA (2001). Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

15. Sekiya H, Magill RA (2000). The contextual interference effect in learning force and timing parameters of the same generalized motor program. Journal of Human Movement Studies 39: 45-71.

16. Sekiya H, Magill RA, Anderson DI (1996). The contextual interference effect in parameter modifications of the same generalized motor program. Research Quarterly for Exercises and Sport 67: 59-68.

17. Sekiya H, Magill RA, Sidaway B, Anderson DI (1994). The contextual interference effect for skill variations from the same and different generalized motor programs. Research Quarterly for Exercises and Sport 65: 330-338.

18. Shea JB, Morgan RL (1979). Contextual interference effects on the acquisition, retention, and transfer of a motor skill. Journal of Experimental Psychology: Human Learning and Memory  5: 179-87.

19. Silva AB, Lage GM, Gonçalves WR, Palhares LR, Ugrinowitsch H, Benda RN (2004). Contextual interference and manipulation of generalized motor program and parameters in timing tasks. Journal of Sport & Exercise Psyhology 26: S173.

20. Spirduso WW (1980) Physical fitness, aging, and psychomotor speed: a review. Journal of Gerontology 35: 850-865.

21. Spirduso WW (1975). Reaction and movement time as a function of age and physical level. Journal of Gerontology 30: 435-440.

22. Ugrinowitsch H, Manoel EJ (1999). Interferência contextual: Variação de programa e parâmetro na aquisição da habilidade motora saque do voleibol. Revista Paulista de Educação Física 13: 197-216.

23. Wegman E (1999). Contextual interference effects on the acquisition and retention of fundamental motor skills. Perceptual and Motor Skills 88: 182-187.

24. Wrisberg CA, Liu Z (1991). The effect of contextual variety on the practice, retention, and transfer of an applied motor skill. Research Quarterly for Exercises and Sport 62: 406-412.

 

Correspondência

Wesley Rodrigo Gonçalves

Rua Monsenhor João Martins, 2144

Bairro Novo Progresso – Contagem / MG

32140-470 Brasil

e-mail: wesleyrgoncalves@hotmail.com