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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.6 n.3 Porto out. 2006

 

Efeitos de dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos

 

Silmara C. Pasetto1

Paulo F. de Araújo2

Umberto C. Corrêa3

1 Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, Araras, Brazil

2 Universidade Estadual de Campinas – FEF, Campinas, Brazil

3 Universidade de São Paulo – LACOM, São Paulo, Brazil

 

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi de investigar os efeitos da utilização de diferentes dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos. Participaram do estudo 22 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 17 anos. A pesquisa envolveu dois grupos (G1=dicas através de modelo e G2=dicas através de figuras e modelo) e três fases experimentais (pré-teste, aprendizagem e pós-teste). Tanto no pré-teste quanto no pós-teste os grupos foram filmados e avaliados por um “instrumento de avaliação do nado crawl”. Utilizou-se como medida de aprendizagem o padrão do nado crawl, a distância nadada e a quantidade de paradas. Porém obteve-se resultados significantes apenas no padrão do nado crawl. Dessa forma, os resultados da análise intra-grupo mostraram que em ambos os grupos houve melhora do pré para o pós-teste em termos do padrão de movimento. Os resultados da análise inter-grupos mostraram superioridade do grupo G2 em relação ao G1 no padrão de movimento (componentes 2 e 3), no pós-teste. Pôde-se concluir que a utilização de dicas nas figuras ilustrativas associadas às dicas no modelo real e simulado adicionou informação que permitiu o direcionamento e a manutenção da atenção dos aprendizes aos pontos chaves da habilidade.

Palavras-chave: dicas visuais, aprendizagem motora, surdez, atenção seletiva.

 

ABSTRACT

Visual cues effects in the swim crawl learning to deaf students

The goal of this study was to investigate the effect of different visual cues in the swim crawl learning to deaf students. Twenty-two students of both sex, between 10 and 17 years of age participate of the study. The research involved two experimental groups (G1=cues through model and G2=cues through figure and model) and three phases (pre-test, learning, and post-test). In both tests the groups were filmed and evaluated by the “swim crawl evaluation instrument”. Were utilized measure of learning the movement pattern, the distance performed and the quantity of the stopped. However, significant results were obtained in the intra-group analysis. The results of the intra-group analyses showed that both groups bettered the movement pattern from pre to post-test. The results of the inter-group analyses shown superiority of the group G2 in comparing with the group G1 in terms of the components two and three of the movement pattern. Could conclude that the cues in both aspects (figure and model) permitted additional information in relation to cues only in the model. Furthermore, it does that the student direct and maintains her/his attention to the key points of the skill.

Key-Words: visual cues, motor learning, deaf, selective attention.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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CORRESPONDÊNCIA

Silmara Cristina Pasetto

Rua Engenheiro Antônio Mayer, 278

Jardim Panorama, Valinhos, São Paulo, Brasil

CEP 13277-460

E-mail: (silmap@uol.com.br)