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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.5 n.2 Porto maio 2005

 

Estudo da estrutura do treino de jovens mesatenistas dos Centros de Treino da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.

 

Fernando Malheiro*

 

Director Técnico da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.

 

 

RESUMO

Conhecer o processo de treino realizado nos centros de treino da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa é o objectivo deste estudo. A caracterização das metodologias adoptadas na preparação dos jovens jogadores e a sua comparação com os modelos de referência permitirão avaliar até que ponto as estratégias seguidas promovem um harmonioso desenvolvimento da formação desportiva dos mais jovens, por forma a possibilitar as melhores performances na idade adulta. O desenho metodológico escolhido é de carácter exploratório-descritivo (2). A técnica de pesquisa adoptada foi a análise documental, que nos permitiu caracterizar a estrutura e os conteúdos do treino a partir de documentos não elaborados especificamente para fins de investigação. Os documentos analisados foram os dossiers de treino - 739 unidades de treino, correspondentes a 1641 horas de treino - dos três centros de treino (CT) da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, relativos à época de 2002/2003. Esses documentos constituíam os programas de preparação de 32 crianças e jovens mesatenistas com idades no intervalo 10 a 15 anos: 11 no CT de Bragança, 15 no CT do Porto e 6 no CT da Madeira. Os resultados deste estudo evidenciam que: (i) os valores registados quanto ao volume anual de treino parecem não ser suficientes para a obtenção das melhores performances na idade adulta; (ii) é perceptível que os treinadores valorizam o treino técnico e o treino táctico, em detrimento de outras componentes do treino; (iii) de entre as capacidades motoras, são as formas de manifestação da velocidade -  velocidade de reacção e velocidade nos deslocamentos – que são objecto de uma maior atenção; (iv) é notória a lacuna no treino da componente psicológica. Numa análise mais detalhada dentro de cada categoria, é possível concluir que o treino de algumas das subcategorias definidas - no Treino Técnico: “Serviço”, “Deslocamentos em Profundidade”, “Precisão” e “Adaptabilidade”; no Treino Táctico: “Contra a Tomada de Iniciativa”; e no Treino Psicológico: “Concentração” e “Atenção” -  não está de acordo com a sua importância no ténis de mesa moderno.

Palavras-chave: alto rendimento, crianças e jovens, ténis de mesa, treino desportivo.

 

ABSTRACT

Training programme evaluation of young tennis players participating in the Portuguese Table Tennis Federation training centers.

The purpose of the present study was to understand the training process in 32 children and adolescents table tennis players aged 10-15 years following a special training programme in three training centers of the Table Tennis Portuguese Federation. This will help to identify the right methodology to be used, that is to say,  the identification of the adopted methodology will enable to verify if long term formation process used will help to improve significantly young players’ performance in adult age. Documental analysis approach was utilized in order to assess the training dossiers of the 2002/03 season. During this season the young player of the three training centers had 739 training sessions which were equal to 1641 practice hours. Results revealed that: i) The annual training volume was not enough to bring about improvement of the young tennis players in adult age; ii) Coaches did not pay attention to the importance of the psychological aspect. Rather, they emphasized technical, tactical and speed aspects. We concluded, that there is a need to shift given emphasis to other training categories.

Key Words: performance, children and adolescents, table tennis, sports training.

 

 

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CORRESPONDÊNCIA

* Fernando Augusto Pacheco Malheiro

Rua Fernanda Ribeiro, 246

4560-294 Novelas

Penafiel

PORTUGAL

fmalheiro@clix.pt