SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da CapoeiraO curso de tempo da reprogramação temporal em tarefa interceptativa é modulado pela incerteza sobre a mudança de velocidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.5 n.2 Porto maio 2005

 

Efeito da velocidade do estímulo no desempenho de uma tarefa complexa de timing coincidente em crianças e adolescentes.

 

Andrea Freudenheim*

Jorge de Oliveira

Umberto Corrêa

Paula Oliveira

Luiz Dantas

Jane Silva

Cássia Moreira

Go Tani

 

Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, Laboratório de Comportamento Motor, Brasil.

 

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de diferentes velocidades de deslocamento do estímulo no desempenho de uma tarefa complexa de timing coincidente. No experimento 1, 42 crianças realizaram 25 tentativas na tarefa de tocar quatro alvos em integração a um estímulo visual, distribuídas em três grupos conforme as velocidades dos estímulos: lento (1,11 m/s), moderado (0,89 m/s) e rápido (0,74 m/s). Não foi detectada diferença significativa (p<0,05) para a medida de erro absoluto. Para o erro variável, foi detectada diferença entre os grupos de velocidade rápida e moderada e entre os de velocidade moderada e lenta. No experimento 2, 49 adolescentes realizaram 25 tentativas em tarefa semelhante, distribuídos em três grupos em função da velocidade do estímulo (2,02 m/s, 1,70 m/s e 1,48 m/s). Não foram detectadas diferenças significativas entre os grupos. Conclui-se que numa tarefa complexa de timing coincidente, a velocidade do deslocamento do estímulo não afeta a precisão do desempenho de crianças e adolescentes, mas afeta a consistência do desempenho de crianças. Portanto, os resultados desse estudo não corroboram os da literatura baseados em estudos com tarefas simples de timing coincidente. No entanto, estudos adicionais necessitam ser realizados para explorar um espectro maior de velocidades de propagação do estímulo.

Palavras-chave: timing coincidente, desempenho, tarefas complexas.

 

ABSTRACT

Effect of stimulus velocity on the performance of a complex coincident timing task with children and adolescents.

The purpose of the present study was to investigate the effect of different stimulus velocities on the performance of a complex coincident timing task. In Experiment 1, 42 children, distributed in groups according to stimulus velocity of 1,11, 0,89 or 0,74 m/s, underwent 25 trials. The set was to touch four keys in conjunction with a visual stimulus. No significant difference (p<0,05) was detected in the absolute error measure. In relation to variable error significant differences were detected between the fast and moderate velocity groups, and between the slow and moderate velocity groups. In Experiment 2, 49 adolescents, distributed in groups according to stimulus velocity of 2,02, 1,70 or 1,48 m/s had 25 trials in a similar task. No significant differences were found. It can be concluded that stimulus velocity does not affect the precision of children and adolescents but affects consistency of children’s performance in a complex coincident timing task. Therefore, the results of this study corroborate the results based on studies with simple coincidence timing tasks reported in literature. Nevertheless, additional studies should explore a broader stimulus velocity spectrum.

Key Words: coincident timing, performance, complex task.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Bard C, Fleury M, Gagnon, M (1990). Coincidence-anticipation timing: an age related perspective. In: C Bard, M Fleury, L Hay (ed.) Development of eye-handcoordination across life span. Columbia: University of South Carolina, 283-305.        [ Links ]         [ Links ]

3. Conrad R (1955). Timing. Occupational Psychology 29: 173-181.        [ Links ]

4. Dorfman PW (1977). Timing and anticipation: a developmental perspective. Journal of Motor Behavior, 9: 67-79.         [ Links ]

5. Ferraz, OL (1993). Desenvolvimento de timing antecipatório em crianças. Tese Mestrado, Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, São Paulo.         [ Links ]

6. Fleury M, Bard C (1985). Age, stimulus velocity and task complexity as determiners of coincident timing behavior. Journal of Human Movement Studies, 11: 305-317.        [ Links ]

7. Freudenheim AM (2005). Estabilidade e variabilidade na aquisição de habilidades motoras. In: G. Tani (ed.) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 117-128.        [ Links ]

8. Green SB, Salkind NJ, Akey TM (2000). Using SPSS for Windows: analyzing and understanding data (2ed). New Jersey: Prentice Hall, 198-207.         [ Links ]

9. Gentile AM (1972). A working model of skill acquisition with application to teaching. Quest, 17: 3-23.         [ Links ]

10. Guadagnoli MA, Lee TD (2004). Challenge point: a framework for conceptualizing the effects of various practice conditions in motor learning. Journal of Motor Behavior, 36(2): 212-224.         [ Links ]

11. Haywood KM (1977). Eye movements during coincidence-anticipation performance. Journal of Motor Behavior 9: 313-318.        [ Links ]

12. Kerr R, Blais C (1991). Nonballistic coincident timing. Perceptual and Motor Skills, 71(1), 161-162.        [ Links ]

13. Magill RA (1989). Motor learning: concepts and applications (3a. ed). Dubuque, Iowa: Wm C.Brown, 159-169.        [ Links ]         [ Links ]

15. Meeuwsen HJ, Goode SL, Goggin NL (1995). Coincidence-anticipation timing. Women in Sport and Physical Activity, 4: 59-75.        [ Links ]

16. Petrakis, E (1985). Sex differences and specificity of anticipation of coincidence. Perceptual and Motor Skills, 61(3): 1135-1138.         [ Links ]

17. Poulton EC (1957). On prediction in skilled movements. Psychological Bulletin, 54: 467-68.         [ Links ]

18. Schmidt RA (1968). Anticipation and timing in human motor performance. Psychological Bulletin, 70: 63-46.         [ Links ]

19. Stadilus RE (1985). Coincidence-anticipation behavior of children. In: JE Clark, JH Humphrey (eds.) Motor development: current selected research. Princeton: Princeton Book, 1-17.         [ Links ]

20. Teixeira LA, Santos VA, Andreysuk R (1992). Tarefas que envolvem timing antecipatório: seriam as velocidades mais baixas as mais fáceis para sincronizar? Revista Paulista de Educação Física, 6(2): 21-28.         [ Links ]

21. Williams LRT (2000). Coincidence timing if a soccer pass: effects of stimulus velocity and movement distance. Perceptual and Motor Skills, 91: 39-52.        [ Links ]

22. Williams LRT, Jasiewicz J, Simmons RW (2001) Coincidence timing of finger, arm, and whole body movements. Perceptual and Motor Skills, 92: 535-547.         [ Links ]

23. Wrisberg CA, Hardy CJ, Beitel PA (1982). Stimulus velocity and movement distance as determiners of movement velocity and coincident timing accuracy. Human Factors, 24(5): 599-608.         [ Links ]

 

 

CORRESPONDÊNCIA

* Andrea Michele Freudenheim

Universidade de São Paulo,

Escola de Educação Física e Esporte,

Laboratório de Comportamento Motor

Av. Prof. Mello Moraes, 65

CEP 05508-900  São Paulo – SP- BRASIL

amfreud@usp.br