SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Burnout numa amostra de psicólogos portugueses da região autónoma da Madeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Psic., Saúde & Doenças vol.13 no.1 Lisboa  2012

 

Editorial

José Luis Pais Ribeiro

O presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde

 

Com este número do nosso jornal científico, "Psicologia, Saúde & Doenças", concluímos um ciclo da sua vida e iniciamos outro.

Desde a criação dos dois primeiros jornais científicos em 1665 (o Journal des Sçavans e o Philosophical Transactions of the Royal Society), que os investigadores liam os textos que os interessava, em papel, publicados e agrupados em jornais científicos com prestígio. Durante séculos os jornais científicos foram um meio conveniente para organizar a informação por tema, e para os interessados acederem aos textos neles publicados. Os motores de busca vieram alterar profundamente esse estatuto dos jornais.

Hoje a informação é disponibilizada, não em papel, mas em formato digital, de modo que a procura dos artigos já não é feita por jornais mas sim pelos tópicos que cada artigo cobre, através de meios eletrónicos, em artigos online. Assim os artigos que são acedidos e citados são-no pelo seu próprio mérito e não pelo mérito dos jornais onde são publicados, de tal modo, que a correlação entre as citações recebidas por um artigo e as recebidas pelo jornal onde é publicado tende a decrescer. Esta mudança na forma da publicação científica, ocorrida principalmente no último decénio, impõe alterações às publicações.

Estas alterações das condições de publicação, a quantidade crescente de artigos propostos, a necessidade de tornar a revisão dos artigos mais ágil, e o acesso aos textos publicados mais rápido, leva-nos a fazer mudanças no nosso jornal. Este número de Psicologia, Saúde & Doenças, vem fazer a transição entre o formato antigo e o que começamos este ano a implementar.

A Doutora Bárbara Figueiredo, executou com dedicação as funções de editora responsável pelos procedimentos que se iniciam com a receção de um artigo, revisão, correção se necessário, edição do artigo, indexação, e todos os demais procedimentos conducentes à publicação de cada número de Psicologia, Saúde & Doenças. A responsabilidade da Doutora Bárbara Figueiredo iniciou-se em 2008 e termina no presente número.

A Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, organização a quem o jornal pertence, vem deste modo, publicamente, expressar o seu agradecimento à Doutora Bárbara Figueiredo por ter garantido a continuidade do jornal científico e pelo seu trabalho nestes quatro anos. Muito obrigado em nome pessoal e da Sociedade.