SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Contextualizar os conhecimentos, atitudes e crenças face ao VIH/SIDA: um contributo para aperfeiçoar o caminho a percorrer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Psic., Saúde & Doenças v.7 n.1 Lisboa  2006

 

Promoção da qualidade de vida dos idosos portugueses através da continuidade de tarefas produtivas

Daniela Gonçalves1, Inácio Martín1,2, Joana Guedes3,Fernando Cabral-Pinto4, & António M. Fonseca1,5

1Unidade de Investigação e Formação em Adultos e Idosos

2Universidade de Aveiro

3Instituto Superior de Serviço Social do Porto

4Instituto Piaget

5Universidade Católica Portuguesa

 

 

Resumo: O actual panorama demográfico e as suas consequências no sistema social, desde o âmbito das relações familiares até ao funcionamento das estruturas macro, como a prestação de cuidados de saúde, obrigam à reconsideração do papel atribuído aos idosos no contexto português. Promover a qualidade de vida numa etapa de vida em que o declínio físico é incontornável, implica considerar critérios multidimensionais, como a manutenção da rede social e de actividades significativas. A perspectiva do envelhecimento produtivo enfatiza em simultâneo os contributos prestados pelos idosos à sociedade, através dos bens que produzem, e o bem-estar e qualidade de vida derivados do processo (Kaye, Butter, & Webster, 2003). Contudo, verifica-se ainda em Portugal ausência de planificação no sentido de implementar estratégias que direccionem e promovam a utilização dos recursos aportados pelos idosos, panorama que urge alterar.

Palavras chave: Envelhecimento produtivo, Qualidade de vida.

 

Portuguese elders life quality promotion through productive tasks

Abstract: The current demographic circumstances and its consequences in the social system, from family relationships to the functioning of the macro structures, as well as health care, makes it necessary to reconsider the elder's role in the Portuguese context. To promote life quality when physical decline is inevitable implies considering multidimensional criteria, such as maintaining the social network and significant activities. The productive aging theory emphasizes both the contributions that elders can give to society, through the goods they produce, as well as the well-being and life quality that come from this process (Kaye, Butter & Webster, 2003). However, in Portugal there is still no planning for the implementation of strategies that can direct and promote the use of the resources that elders can give, which is something that needs to be modified.

Key words: Life quality, Productive aging.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

Aberg, A., Sidenvall, B., Hepworth, M., O’Reilly, K., & Lithell, H. (2005). On loss of activity and independence, adaptation improves life satisfaction in old age – A qualitative study of patients’ perceptions. Quality of Life Research, 14, 1111-1125.

Baltes, P. B. & Baltes, M. M. (1990). Psychological perspectives on successful aging: The model of selective optimization with compensation. In P. Baltes & M. Baltes. Successful aging: perspectives from the behavioural sciences (pp. 1-34). Canada: Cambridge University Press.

Baltes. P.B., Staundinger, U.M., & Lindenberger, U. (1999). Lifespan psychology: Theory and application to intellectual functioning. Annual Reviews, 50, 471-507.

Bromer, J., & Henly, J.R. (2004). Child care as family support: Caregiving practices across child care providers. Children and Youth Services Review, 26, 941-964.

Bullock, J.R., & Osborne, S.S. (1999). Seniors’volunteers’, and families’s perspectives of an intergenerational program in a rural community. Educational Gerontology, 25, 237-251.

Burr, J.A., Caro, F.G., & Moorhead, J. (2002). Produtive aging and civic participation. Journal of Aging Studies, 16, 87-105.

Cardia, E., & Ng, S. (2003). Intergenerational time tranfes and chidcare. Review of Economic Dynamics, 6, 431-454.

Caro, F.G., Bass, S.A., & Chen, Y.P. (1993). Achieving a Productive Aging Society. Em S.A. Bass; F.C. Caro, & Y.P. Chen (Eds.), Achieving a Productive Aging Society (Pp.4-25). London: Auburn House.

Choi, N., & Dinse, J. (1998). Challenges and Opportunities of the Aging Population: Social Work Education and Practices for Productive Aging. Educational Gerontology, 24(2), 159-173.

Cutler, S.J., & Hendricks, J. (2001). Emerging social trends. Em R.H. Brinstock & L.K. George (Eds.), Handbook of aging and the social sciences (pp. 462-480) California: Academic Press.

Dorfman, L.T., Murty, S.A., Evans, R.J., Ingram, J.G., & Power, J.R. (2004a). History and identity in the narratives of rural elders. Journal of Aging Studies 18, 187-203.

Dorfman, L.T., Murty, S.A., Ingram, J.G., Evans, R.J., & Power, J.R. (2004b). Intergerational Service-Learning in Five Cohorts of Students: Is Attitude Change Robust? Educational Gerontology, 30(1), 39-55.

Edwards, O.W. (1998). Helping grandkid: Grandchildren raised by grandparents: Expandings psychology in the shools. Pyschology in the shools, 35(2), 173-181.

Gigliotti, C., Morris, M., Smock, S., Jarrott, S., & Graham, B. (2005). An intergeracional summer program involving persons with dementia and preeschool children. Educational Gerontology, 31, 425-441.

Gonzalez, M.C. (2000). Voluntariado en el colectivo de personas mayores. Documento de Ponencias da Jornada Regional de Voluntariado. Valladolid: Junta de Castilla e León – Ministerio de Trabajo e Asuntos Sociales

Fonseca, A.M. (2005). Desenvolvimento Humano e Envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores.

Hetrzog, A.R., & Morgan, J.M. (1993). Formal Volunteer Work Among Older Americans. In S.A. Bass; F.C. Caro, & Y.P. Chen (Eds.), Achieving a Productive Aging Society (pp. 119142). London: Auburn House.

INE (2002). O Envelhecimento em Portugal: Situação demográfica sócio-económica recente das pessoas idosas. Documento preparado pelo Serviço de Estudos sobre a População do Departamento de Estatísticas Censitárias e da População.

Kaye, L.W., Butter, S.S., & Webster, N.M. (2003). Toward a productive ageing paradigm for geriatric practice. Ageing International Spring, 28(2), 200-213.

Martin, I., Gonçalves, D., Paúl, C., & Pinto, C. (2006). Políticas Sociais para a Terceira Idade em Portugal. Os novos papéis dos seniores na sociedade. Lisboa: Edições Piaget. No prelo.

Paúl, C. (2005). A construção de um modelo de envelhecimento humano. In C. Paúl & A.M. Fonseca (Coords.), Envelhecer em Portugal: Psicologia, saúde e prestação de cuidados (pp. 21-45). Lisboa: Climepsi Editores.

Paúl, C., Fonseca, A.M., Martin, I., & Amado, J. (2005). Satisfação e qualidade de vida em idosos portugueses. In C. Paúl & A.M. Fonseca (Coords.). Envelhecer em Portugal: Psicologia, saúde e prestação de cuidados (pp. 77-98). Lisboa: Climepsi Editores.

Peterson D., & Tompkins, C.J. (2004). Adult education. In M.D. Mezey (Ed.), The encyclopedia of the elder care. New York: Prometheus Books.

Quinn, J.F., & Burkhauser, R.V. (1993). Labor Market Obstacles to Aging Productively. In S.A. Bass, F.C. Caro, & Y.P. Chen (Eds.), Achieving a Productive Aging Society (pp. 43-59). London: Auburn House.

Rozario, P., Morrow-Howell, N., & Hinterlong, J. (2004). Role Enhancement or Role Strain: Assessing the Impact of the Multiple Productive Roles on Older Caregiver Wellbeing. Research on Aging, 26(4), 413-428.

Schroots, J.J. (1995). Psychological models of aging. Canadian Journal on Aging, 14(1), 44-66.

UTHSCSA Teacher Enrichment Initiatives. Positively Aging. The University of Texas Health Science Center at San Antonio. Retirado em Maio 2005 http://teachhealthk-12.uthscsa.edu

Weinreich, D.M. (2004). Interdisciplinary teams, mentorship and intergerational service-learning. Educational Gerontology: An International Journal, 30(2), 143-157.

Yeats, D., Folts, W., & Knapp, J. (2000). Older Workers Adaptation to a Changing Workplace: Employment Issues for the 21st Century. Educational Gerontology, 6,565-582.

 

 

 

 

Recebido em 14 de Outubro / Aceite em 5 de Janeiro