SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Introdução: Género, profissões e carreiras: oportunidades, constrangimentos e desafios. Uma nota introdutória índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Ex aequo  no.33 Lisboa jun. 2016

 

EDITORIAL

Editorial

O trigésimo terceiro número da ex æquo traz-nos o dossier temático sobre Género, Profissões e Carreiras: Oportunidades, Constrangimentos e Desafios agrupando um conjunto de estudos sobre o modo como as profissões se estão a reestruturar à medida que se feminizam e as estratégias que as mulheres têm desenvolvido tendo em vista a sua integração em estruturas em mudança. A organização do dossier esteve a cargo de duas jovens académicas com um notável curriculum nestas temáticas – Gina Gaio Santos e Teresa Carvalho. O modo como as autoras responderam ao desafio lançado pode ser encontrado no texto introdutório assinado pelas organizadoras do dossier temático.

Os restantes estudos incluídos, bem assim como as recensões, alargam o campo das temáticas incluídas neste número a ex æquo, expandindo, assim esperamos, os motivos de interesse de quem nos lê. Juliana Souza dá, de certo modo, continuidade ao dossier temático do número anterior da revista, oferecendo-nos uma leitura sobre o modo como os meios de comunicação social têm abordado o impacto da recessão nas mulheres em Portugal. O segundo texto de Arlene Ricoldi e Amélia Artes descreve a situação atual do ensino superior no Brasil, explorando as novas oportunidades que se abrem às mulheres, mas chamando a atenção para o facto de as escolhas masculinas não estarem a mudar ao mesmo ritmo das femininas.

A ex æquo cumpre hoje uma obrigação já há muito devida – a de tornar públicos os nomes das pessoas que têm dado um contributo inestimável para a qualidade dos textos publicados, ao longo dos últimos anos. Estamos a referir-nos às e aos colegas que têm dispensado o seu tempo e saber à boa causa da qualidade da revista. Têm-no feito de forma desinteressada e anónima, fazendo chegar a autoras e autores sugestões sempre construtivas, mesmo quando nos aconselham a decidir não publicar os textos propostos. Fica aqui a nossa imensa gratidão e a esperança e o desejo de que continuem generosamente a colaborar com a ex æquo, pois sem o vosso trabalho, este projeto que gostaríamos de continuar a realizar tornar-se-á inviável.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons