SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Interacções medicamentosas entre a metadona e os anti-retroviraisAvaliação de Programas de Prevenção das Toxicodependências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Toxicodependências

versión impresa ISSN 0874-4890

Toxicodependências v.16 n.3 Lisboa  2010

 

Trilhos – Desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Reflexões sobre a metodologia de avaliação

 

Inês Abraão*, Ana Tavares**

*CRI Porto Ocidental

**NAT/DRN

CONTACTOS

 

RESUMO

O artigo apresenta o Programa Trilhos – Desenvolvimento de Com­petências Pessoais e Sociais e a discussão sobre a metodologia de avaliação. O Trilhos é um programa de prevenção compreensivo e de intervenção em contexto escolar com a duração de 3 anos lectivos, abrangendo 4 componentes: informativa, tomada de decisão e reso­lução de problemas, regulação emocional e competências de comunicação. Tem como objectivo reduzir o número de alunos que inicia o consumo de tabaco, álcool e cannabis antes dos 15 anos de idade. As autoras apresentam e discutem os resultados do programa para uma amostra de 128 alunos do 3º ciclo de uma escola do distrito do Porto. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre os procedimentos e metodologia de avaliação e alguns dos constrangimentos encontrados.

Palavras-chave: Prevenção; Meio Escolar; Competências Pessoais e Sociais; Avaliação.

 

RÉSUMÉ

L’article présente le TRILHOS – développement de compétences per­sonnelles et sociales et la discussion sur la méthodologie d’évaluation de programme. Le TRILHOS est un programme de prévention et d’intervention dans milieu scolaire avec une durée de 3 ans, couvrant les 4 composants: informative, prise de décisions et résolution de problèmes, régulation émotionnel et communication. Vise à réduire le nombre d’élèves qui commencent à utiliser du tabac, de alcool et de cannabis avant l’âge de 15 ans. Les auteurs présentent et discutent des résultats du programme pour 128 étudiants de 3e cycle d’études d’une école du district de Porto. Cet article est une réflexion sur les procédures et méthodologie d’évaluation et certaines des contraintes rencontrées.

Mots-clé: Prévention; Milieu Scolaire; Les Compétences Personnelles et Sociales; Évaluation.

 

ABSTRACT

The article presents the program TRILHOS – Developing personal and social skills and the discussion on the evaluation methodology. The TRILHOS is a comprehensive programme of prevention and intervention in the school setting within a 3 years period, considering 4 components: informative, decision-making and problem-solving, emotional regulation and communication skills. Aims to reduce the number of students who start using tobacco, alcohol and cannabis before the age of 15. The authors present and discuss the results of the programme for a sample of 128 students from the 3rd cycle of studies, in a school from Porto district. This article is a discussion on the procedures and evaluation methodology and about some of the constraints found.

Key Words: Prevention; School Intervention; Personal and Social Skills; Evaluation.

 

RESUMEN

El artículo presenta el Programa Trilhos – Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais bien como la discusion sobre la metodologia de evaluacion. Trilhos es un programa de prevención comprehensivo y de intervención en contexto escolar con la duración de 3 años lectivos, abarcando 4 componentes: informativa, tomada de decisión y resolución de problemas, regulación emocional y competencias de comunicación. Tiene como objetivo reducir el número de alumnos que empieza el consumo de tabaco, alcohol y cannabis antes de los 15 años de edad. Las autoras presentan y discuten los resultados del programa para una muestra de 128 alumnos del 3º ciclo de una escuela del distrito de Oporto. En este artículo se hace una reflexión sobre los procedimientos y metodología de evaluación de los constreñimientos encontrados.

Palabras Clave: Prevención; Medio Escolar; Competencias Personales y Sociales; Evaluación.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abraão, I. (1999). “Factores de Risco e factores Protectores para as Toxicodependências. Uma breve Revisão”. Revista Toxicodependências, Ano 5, nº 2, pp. 3-11. Lisboa.         [ Links ]

Abraão, I.; Tavares, A. I. (2010). Trilhos – Desenvolvimento de Competên­cias Pessoais e Sociais. Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Agencia Antidroga de la Comunidad de Madrid y Observatorio Europeo sobre Drogas y Toxicomanias (OEDT) (2002) Banco de Instrumentos para da Evaluación de Intervenciones Preventivas (BIP). Madrid: Agencia Antidroga de la Comunidad de Madrid.

Becoña Iglesias, E. (2001). Bases Teóricas que Sustentan los Programas de Prevención de Drogas. Madrid: Plan Nacional sobre Drogas.

Becoña Iglesias, E. (2002). Bases Científicas de la Prevención de las Drogodependencias. Madrid: Plan Nacional sobre Drogas.

Buehler, A. & Kroeger C. (2006). Report on the prevention of substance abuse, federal Centre for Health Education bzgA.

Canning, U. et al. (2004). Drug use prevention among young people: a review of reviews. Health Development Agency.

Constantine, N.; Benard, B. e Diaz, M. (1999). Measuring Protective Factors and Resilience Traits in Youth: The Healthy Kids Resilience Assessment. Paper presented at the Seventh Annual Meeting of the Society for Prevention Research, New Orleans).

DiClemente, R. J.; Hansen, W. B. & Ponton L. E. (1996). Handbook of Adolescent Health Risk Behavior. New York: Plenum Press.

Fachada, M. O. (1998). Psicologia das Relações Interpessoais. 1º Vol. Lisboa: Edições Rumo.

Faggiano, f. et al. (2005). School based prevention for illicit drugs (review).The Cochrane Collaboration.

Hawkins, J. D.; Catalano, R. F. & Arthur, M. W. (2002). “Promoting science-based prevention in communities”. Addictive Behaviors, 27, pp. 951-976.

Hawks, D. et al. (2002). A selected review of what works in the area of prevention. World Health Organisation.

Hill, M. M. & Hill, A. (2002). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

I.O.M. (1994). Reducing Risks for Mental Disorders. Frontiers for Pre­ventive Intervention Research. Washington D.C.: National Academy Press.

Mcgrath, Y., Summall, H., McVeigh, J. & Bellis, M. (2006). Drug use prevention among young people: a review of reviews. Evidence briefing update. National Institute for Health and Clinical Excellence.

Negreiros, J. (2001). Padrões e Consequências do Consumo de Drogas em Matosinhos: Resultados na População Estudantil e em Consumidores Problemáticos. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos.

Negreiros, J. (1998). Prevenção do Abuso do Álcool e Drogas nos Jovens. Braga: Radicário.

NIDA (1997). Preventing Drug Use among Children and Adolescents. A Research-based Guide. National Institute on Drug Abuse, and National Institutes of Health.

O.E.D.T. (2001). Linhas Orientadoras para a Avaliação de Acções de Prevenção da Toxicodependência. Lisboa: Instituto Português da Droga e da Toxicodependência.

Santos, E. R; Baptista, T. & Bellis, M. (2010). “Avaliação dos Resultados e do Impacto de Projectos de Prevenção das Toxicodependências”. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Portugal: Universidade do Minho, 4 a 6 de fevereiro de 2010.

“The Pompidou Group at the Council of Europe” (2000). The 1999 ESPAD Report. Alcohol and Other Drug Use Among Students in 30 European Countries. Stockholm: The Swedish government at the Swedish National Institute of Public Health.

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Feijão, Fernanda (2006). Inquérito Nacional em Meio Escolar.

 

CONTACTOS:

INÊS ABRAÃO

Psicóloga Clínica, CRI Porto Ocidental ines.abraao@idt.min-saude.pt

ANA TAVARES

Psicóloga Clínica, NAT/DRN Avenida da boavista, 2521, 4100-135 Porto ana.tavares@idt.min-saude.pt

 

Artigo recebido em 26/05/10; versão final aceite em 02/11/10.