SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Regulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de InteligênciaPortugueses Face a Espanhóis, Americanos e Cabo­ Verdianos, em Portugal: Distância Social, Estereótipos e Predisposição para a Mudança Atitudinal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Psicologia v.20 n.2 Lisboa  2006

 

Individualismo e Colectivismo: Fundamentos Conceptuais para o Estudo Intercultural das Concepções Pessoais de Inteligência de Estudantes Portugueses e Romenos

 

Laura Ciochină 1

Luísa Faria 2

 

 

Resumo: A questão-chave do presente artigo centra­‑se na tentativa de evidenciar o modo como a dimensão de individualismo­‑colectivismo (IND/COL) – que, nos últimos 20 anos, tem sido preponderantemente utilizada para comparar as socieda­des – pode ser operacionalizada, com o objectivo de se conceber uma metodologia adequada para medir e validar estes dois constructos tão controversos e, conse­quentemente, para indagar a sua relação com aspectos psicológicos do comporta­mento dos indivíduos, particularmente no que se refere à estruturação e ao desen­volvimento das concepções pessoais de inteligência (CPI). Deste modo, a um nível teórico, analisa­‑se a influência do IND/COL nas CPI de estudantes portugueses e romenos, partindo do pressuposto de que o contexto cultural em que os indivíduos vivem e agem modela tais concepções e, implicitamente, influencia os respectivos padrões de realização e de desempenho escolar.

Palavras­‑chave: individualismo­‑colectivismo, concepções pessoais de inteligência, cultura.

 

 

Individualism and Collectivism: Conceptual Basis for the Intercultural Study of Personal Conceptions of Intelligence of Portuguese and Romanian Students

Abstract: The core aspect of this article is centered on the attempt of highlighting the way in which the individualism­‑collectivism (IND/COL) dimension – which in the last 20 years has been largely used to compare societies – can be accurately operacionalized, to conceive an adequate methodology for the measurement and validation of these two controversial constructs, and, consequently, for the inves­tigation of their relation with individuals’ psychological aspects of behavior, particularly, with the structuring and the development of personal conceptions of intelligence (PCI). In this way, at a theoretical level, we explore the influence of the IND/COL on the PCI of Portuguese and Romanian students, proceeding from the assumption that the cultural context, in which individuals live and act, models such conceptions, and, implicitly, influences the respective achievement patterns of behavior and school performance.

Keywords: individualism­‑collectivism, personal conceptions of intelligence, culture.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

Bandura, M., & Dweck, C. S. (1985). Self­‑conceptions and motivation: conceptions of intelligence, choice of achievement goals, and patterns of cognition, affect and behavior. Unpublished manuscript. Harvard University, Laboratory of Human Development.

Bond, M. H. (2002). Reclaiming the individual from Hofstede’s ecological analysis – a 20­‑year odyssey: Comment on Oyserman et al. (2002). Psychological Bulletin, 128, 73­‑77.        [ Links ]

Choi, I., & Nisbett, R. E. (1998). Situational salience and cultural differences in the correspondence bias and the actor­‑observer bias. Personality and Social Psycho­logy Bulletin, 24, 949­‑960.

Church, A. T., Ortiz, F. A., Katigbak, M. S., Avdeyeva, T. V., Emerson, A. M., Flores, J. J., & Reyes, I. J. (2003). Measuring individual and cultural diffe- r­ences in implicit trait theories. Journal of Personality and Social Psychology, 85, 332­‑347.

Ciochină, L., & Faria, L. (2006). Concepções pessoais de inteligência de estudantes portugueses e romenos: Estudo preliminar de análise factorial confirmatória. Psychologica, 41, 171­‑191.

Dweck, C. S. (1999). Self­‑theories: their role in motivation, personality, and achievement. Philadelphia, PA: Psychology Press.

Elliott, E. S., & Dweck, C. S. (1988). Goals: an approach to motivation and achievement. Journal of Personality and Social Psychology, 54, 5­‑12.

Elliott, E. S., & Harackiewicz, J. (1996). Approach and avoidance goals and intrinsic motivation: a mediational analysis. Journal of Personality and Social Psychology, 70, 461­‑475.

Faria, L. (1996). Desenvolvimento intra­‑individual das concepções pessoais de inte­ligência durante a adolescência. Revista Portuguesa de Psicologia, XXX (1), 17­‑33.

Faria, L. (2002). Teorias implícitas da inteligência. Paidéia, 12 (23), 93­‑103.

Faria, L. (2003). Escala de concepções pessoais de inteligência (E.C.P.I.). In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida & C. Machado (Coords.), Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 1, pp. 131­‑144). Coimbra: Quarteto Editora.

Faria, L., Pepi, A., & Alesi, M. (2004). Concepções pessoais de inteligência e auto­‑estima: Que diferenças entre estudantes portugueses e italianos?. Análise Psi­cológica, XXII (4), 43­‑60.

Fiske, A. P. (2002). Using individualism and collectivism to compare cultures – a critique of the validity and measurement of the constructs: comment on Oyserman et al. (2002). Psychological Bulletin, 128, 78­‑88.

Heine, S. J., Kitayama, S., & Lehman, D. R. (2001). Cultural differences in self­‑evaluation: Japonese readily accept negative self­‑relevant information. Jour­nal of Cross­‑Cultural Psychology, 32, 434­‑443.

Heine, S. J., & Lehman, D. R. (1995). Cultural variation in unrealistic optimism: Does the West feel more vulnerable than the East?. Journal of Personality and Social Psychology, 68, 595­‑607.

Henderson, B. B., Marx, H. M., & Kim, Y. (1999). Academic interests and percei- v­ed competence in American, Japanese, and Korean children. Journal of Cross­‑Cultural Psychology, 30, 32­‑50.

Hofstede, G. (1980). Culture’s consequences. Beverly Hills, CA: Sage.

Kapoor, S., Hughes, P. C., Baldwin, J. R., & Blue, J. (2003). The relationship of individualism­‑collectivism and self­‑construal to communication styles in India and the United States. International Journal of International Relations, 27, 683­‑700.

Kitayama, S., Markus, H. R., Matsumoto, H., & Norasakkunkit, V. (1997). Indi­vidual and collective processes in the construction of the self: self­‑enhancement in the United States and self­‑criticism in Japan. Journal of Personality and Social Psychology, 72, 1245­‑1267.

Miller, J. G. (1999). Cultural psychology: implications for basic psychological theory. Psychological Science, 10, 85­‑91.

Mugny, G., & Carugati, F. (1985). L’intelligence au pluriel. Les représentations sociales de l’intelligence et de son développement. Cousset: Éditions Delval.

Neculau, A. (1996). Reprezentările sociale – dezvoltări actuale. In A. Neculau (Coord.), Psihologie socială. Aspecte contemporane (pp. 34­‑51). Iaşi: Editura Polirom.

Neto, F. (1995). Alocentrismo nos estudantes universitários. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXIX (1), 21­‑36.

Oyserman, D., Coon, M. H., & Kemmelmeier, M. (2002). Rethinking individualism and collectivism: evaluation of theoretical assumptions and meta­‑analyses. Psychological Bulletin, 128, 3­‑72.

Salili, F. (1994). Age, sex, and cultural differences in the meaning and the dimen­sions of achievement. Personality and Social Psychology Bulletin, 20, 635­‑648.

Schwartz, S. H. (1992). Universals in the content and structure of values: Theo­retical advances and empirical tests in 20 countries. In M. P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (vol. 25, pp. 1­‑65). New York: Academic Press.

Shulruf, B., Hattie, J., & Dixon, R. (2003). Development of a new measurement tool for Individualism and collectivism. Paper presented at the NZAREA/AARE Joint Conference 2003, Aucklund, New Zealand (http://www.aare.edu.au/03pap/shu03265.pdf – site consultado: 14/03/2005, 11:35).

Somech, A. (2000). The independent and the dependent selves: different meanings in different cultures. International Journal of Intercultural Relations, 24, 161­‑172.

Trafimow, D., Triandis, H. C., & Goto, S. G. (1991). Some tests of the distinction between the private self and the collective self. Journal of Personality and Social Psychology, 60, 649­‑655.

Triandis, H. C. (1994). Recherches récentes sur l’individualisme et le collectivisme. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, 23, 14­‑27.

Triandis, H. C., Bontempo, R., Villareal, M. J., Asai, M., & Lucca, N. (1988). Indi­vidualism and collectivism: Cross­‑cultural perspectives on self­‑ingroup rela­tionships. Journal of Personality and Social Psychology, 54, 323­‑338.

Triandis, H. C., McCusker, C., & Hui, C. H. (1990). Multimethod probes of indi­vidualism and collectivism. Journal of Personality and Social Psychology, 59, 1006­‑1020.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society. The development of higher psychological processes. Harvard: President and Fellows of Harvard College.

 

 

1 Doutoranda em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciên­cia e Tecnologia (FCT – Ref.ª SFRH/BD/21768/2005). lauraciochina@yahoo.com.

2 Professora Associada com Agregação da FPCEUP. lfaria@fpce.up.pt.

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, s/n – 4200­‑392 Porto.