SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Cross­ Cultural Validation of the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)Individualism and Collectivism: Conceptual Basis for the Intercultural Study of Personal Conceptions of Intelligence of Portuguese and Romanian Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Psicologia vol.20 no.2 Lisboa  2006

 

Regulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de Inteligência1

 

Virgílio Amaral 2

 

 

Resumo: No presente trabalho analisam­‑se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças inter­individuais de inteligên­cia constituem algo de inexplicável tendem a explicá­‑la de modo biológico e a naturalizá­‑la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) natu­rais.

Investigam­‑se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteli­gência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inte­ligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negati­vamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifi­ca­‑se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hege­mónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos.

Palavras­‑chave: inteligência, representações sociais, concepções pessoais.

 

 

Psychosocial regulation in the organization of intelligence beliefs: relations between social representations of intelligence and personal conceptions of intelligence

Abstract: In the present work we analyse the processes that regulate the organi­zation of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and repre­sent it as a natural gift.

We also research the relations among the “familiarity” principle, the social repre­sentations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.

Keywords: intelligence, social representations, personal conceptions.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

Amaral, V. (2005). “Inteligências”: estudo das representações sociais da inteligên­cia – Perspectivas “desenvolvimentistas” e de género e dinâmicas representa­cionais. Tese de Doutoramento. Lisboa: Instituto Superior de Ciências do Tra­balho e da Empresa.        [ Links ]

Amaral, V., Vala, J., & Carugati, F. (2002). Perspectivas “desenvolvimentistas” e de género acerca das representações sociais da inteligência. In J. Vala, M. Garrido e P. Alcobia (Orgs.), Percursos da investigação em psicologia social e organi­zacional (Vol. I). Lisboa: Colibri.

Carugati, F., & Selleri, P. (1998). Social representations and development: expert’s and parent’s discourses about a puzzling issue. In U. Flick (Ed.), The psycho­logy of the social. Cambridge: Cambridge University Press.

Clémence, A., Doise, W., & Lorenzi­‑Cioldi, F. (1994). Prises de positions et prínci­pes organisateurs de représentations sociales. In Ch. Guillemi (Ed.), Structures et transformations des représentations sociales. Paris: Delachaux et Niestlé.

Doise, W. (1989). Attitudes et représentations sociales. In D. Jodelet (Ed.), Les représentations sociales. Paris: P.U.F.

Dweck, C. S. (1999). Self­‑theories: Their role in motivation, personality and develop­ment. Philadelphia: Psychology Press.

Emiliani, F., & Molinari, L. (1995). Rappresentazioni e affetti: Carattere e inter­azione nello sviluppo dei bambini. Milano: Raffaello Cortina.

Faria, L. (1995). Desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligên­cia durante a adolescência. Tese de Doutoramento. Porto: Faculdade de Psi­cologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Faria, L. (1998). Diferenças de género nos padrões de realização e nas concepções pessoais de inteligência: especificidades do contexto cultural português. Psi­cologia: Teoria, Investigação e Prática, 3, 73­‑82.

Mugny, G., & Carugati, F. (1985). L’intelligence au pluriel. Cousset: Delval.

Selleri, P., Carugati, F., & Bison I. (1994). Compagni intelligenti e compagni bravi a scuola. Rassegna di Psicologia, XI (2), 29­‑52.

 

 

1 A correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para Virgílio Amaral, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1100­‑049, Lisboa. E­‑mail: vamaral@ispa.pt.

2 Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Unidade de Investigação em Psicologia Cogniti­va, do Desenvolvimento e da Educação.