SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Promover a divulgação científica da psicologia: Os encontros com a psicologia na livararia Barata índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Psicologia v.19 n.1-2 Lisboa  2005

 

O medo, a ansiedade e as suas perturbações

 

Américo Baptista[1] Marina Carvalho[2] Fátima Lory[3]

 

Resumo: É apresentado um modelo para compreensão do medo e da ansiedade, assim como de tratamento das suas perturbações, de acordo com o modo de actuação no Centro de Aconselhamento para Estudantes da Universidade Lusófona. O medo é considerado uma adaptação, de acordo com uma perspectiva evolutiva e desenvolvimentista. Como qualquer adaptação varia, podendo apresentar desajustamentos nos extremos da distribuição, tanto na baixa como na alta ansiedade, que designamos por perturbações hipoansiosas e hiperansiosas. São apresentadas as possibilidades de tratamento psicológico cognitivo­‑comportamental nas perturba­ções de hiperansiedade, assim como são discutidos os efeitos do tratamento, em diversos pârametros, e as possibilidades de prevenção.

Palavras­‑chave: medo, ansiedade, tratamento psicológico cognitivo­‑comportamental.

 

Fear, anxiety, and its disorders

Abstract: In this paper we present a model for the understanding of fear and anxiety as well as the treatment of its disorders, in agreement with the methods used in the Centro de Aconselhamento para Estudantes da Universidade Lusófona. According to an evolutionary and developmental perspective, fear is viewed as an adaptation. As such, it varies and can show different maladjustments, both in high and low anxiety, that are normally designated as hypo and hyper-anxious disorders. We present possibilities of cognitive-behavioural psychological treatment of hyper-anxious disorders, as well as discuss its effects.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

American Psychiatric Association. (1980). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (3rd ed.). Washington, DC: Author.        [ Links ]

American Psychiatric Association. (2000). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (4th ed., Text revision). Washington, DC: Author.

Andrews, G., Creamer, M., Crino, R., Hunt, C., Lampe, L., & Page, A. (2003). The treatment of anxiety disorders. Clinician guides and patient manuals (2nd Ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

Baptista, A. (1988). Ansiedade I. Natureza e classificação. Revista de Psiquiatria do Hospital Júlio de Matos, 1, 149­‑164.

Baptista, A. (1999). Eficácia e disseminação dos programas psicológicos de tratamento. O desafio actual. Revista de Humanidades e Tecnologias, 1, 52­‑61.

Baptista, A. (2000). Perturbações do medo e da ansiedade. Uma perspectiva evolutiva e desenvolvimental. In I. Soares (Ed.), Psicopatologia do desenvolvimento. Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Coimbra: Quarteto.

Baptista, A. (no prelo). Teoria de la selección natural, psicología evolucionista y emociones. Ansiedad y Estrés.

Baptista, A. (no prelo, a). Intervenções psicológicas para o tratamento e prevenção da perturbação de pânico. Porto: Bial.

Baptista, A. Pereira, A. C., Carvalho, M., Lory, F., & Santos, R. (2001). Aprender a lidar com as dificuldades emocionais. O centro de aconselhamento para estudantes. Revista de Humanidades e Tecnologias, 4/5, 227­‑237.

Baptista, A., Pereira, A. C., Lory, F., Rosa, J. B., Dias, M., Carvalho, M., & Gonzalez, B. (2003). Centro de Aconselhamento para Estudantes. Relatório de actividades de Setembro de 2002 a Julho de 2003. Boletim de Psicologia da Universidade Lusófona, 8, 10­‑14.

Barlow, D. H. (2002). Anxiety and its disorders. The nature and treatment of anxiety and panic (2nd ed.). Nova Iorque: Guilford.

Bradley, M., & Lang, P. (2000). Measuring emotion: Behavior, feeling, and physiology. In R. D. Lane & L. Nadel (Eds.), Cognitive neuroscience of emotion (pp. 242­‑276). Oxford: Oxford University Press.

Carr, A. (2000). What works with children and adolescents? A critical review of psychological interventions with children, adolescents and their families. Londres: Routledge.

Christopherson, E. R., & Mortweet, S. L. (2001). Treatments that work with children. Empirically supported strategies for managing childhood problems. Washington, DC: American Psychological Association.

Damásio, A. R., Adolphs, R., & Damásio, H. (2003). The contributions of the lesion method to the functional neuroanatomy of emotion. In R. J. Davidson, K. S. Scherer, & H. H. Goldsmith (Eds.), Handbook of affective sciences (pp. 66­‑87). Oxford: Oxford University Press.

Davis, M. (1997). Neurobiology of fear responses: The role of the amygdala. Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences, 9, 382­‑402.

Ekman, P., & Davidson, R. J. (1994). The nature of emotion. Fundamental questions. Oxford: Oxford University Press.

Essau, C., & Petermann, F. (2001). Anxiety disorders in children and adolescents. Epidemiology, risk factors and treatment. Hove: Taylor and Francis.

Galea, S., Ahern, J., Resnick, H., Kilpatrick, D., Bucuvalas, M., Gold, J., & Vlahov, D. (2002). Psychological sequelae of the September 11 terrorists attacks in New York City. New England Journal of Medicine, 346, 982­‑987.

Gray, J., & McNaugton, N. (2000). The neuropsychology of anxiety (2nd Ed.). Oxford: Oxford University Press.

Kazdin, A. E., & Weitsz, J. R. (2003). Evidence­‑based psychotherapies for children and adolescents. Nova Iorque: Guilford.

Lang, P. (1979). A bio­‑informational theory of emotional imagery. Psychophysiology, 16, 495­‑512.

Lang, P. (1993). The three system approach to emotion. In N. Birbaumer & A. Õhman (Eds), The organization of emotion (pp. 18­‑30). Toronto: Hogrefe­‑Huber.

Last, C. G. (1993). Anxiety across the life­‑span: A developmental perspective. Nova Iorque: Springer.

LeDoux, J. (1998). The emotional brain. The mysterious underpinnings of emotional life. Londres: Weindenfeld & Nicolson.

LeDoux, J. (2002). Synaptic self. How our brains became who we are. Nova Iorque: Macmillan.

Lewis, J., & Haviland Jones, J. M. (2000). Handbook of emotions (2nd Ed.). Nova Iorque: Guilford Press.

March, J. S. (1995). Anxiety disorders in children and adolescents. Nova Iorque: Guilford Press.

Marks, I. M. (1987). Fears, phobias and rituals. Panic, anxiety and their disorders. Oxford: Oxford University Press.

Marks, I. M., & Nesse, R. M. (1994). Fear and fitness. Ethology and Sociobiology, 15, 247­‑261.

Menzies, R. G., & Parker, L. (2001). The origins of height fear: An evaluation of conditioning explanations. Behaviour Research and Therapy, 39, 185­‑199.

Nathan, P. E., & Gorman, J. M. (1998). A guide to treatments that work. Oxford: Oxford University Press.

Õhman, A. (2000). Fear and anxiety: Evolutionary, cognitive and clinical perspectives. In M. Lewis & J. M. Haviland­‑Jones (Eds.), Handbook of emotions (2nd Ed.). Nova Iorque: Guilford Press.

Õhman, A., & Wiens, R. (2003). On the automaticity of autonomic responses in emotion: An evolutionary perspective. In R. J. Davidson, K. S. Scherer & H. H. Goldsmith (Eds.), Handbook of affective sciences (pp. ?? ­‑??). Oxford: Oxford University Press.

Otto, M. W., Pollack, M. H., & Maki, K. M. (2000). Empirically supported treaments for panic disorder: Costs, benefits and stepped care. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 68, 556­‑563.

Plutchik, R. (2003). Emotions and life. Perspectives from psychology, biology, and evolution. Washington, DC: American Psychological Association.

Poulton, R., & Menzies, R. G. (2002). Non­‑associative fear acquisition: A review of the evidence from retrospective and longitudinal research. Behaviour Research <and Therapy, 40, 127­‑149.

Reinecke, M. A., Dattilio, F. M., & Freeman, A. (2003). Cognitive therapy with children and adolescents. Nova Iorque: Guilford.

Roskaft, E., Bjerke, T., Kaltenborn, B., Limmell, J. D. C., & Anderson, R. (2003). Patterns of self­‑reported fear toward large carnivores among the Norwegian public. Evolution and Human Behavior, 24, 184­‑198.

Roth, A., & Fonagy, P. (1996). What works for whom? A critical review of psychotherapy research. New York: The Guilford Press.

Seligman, M. (1971). Phobias and preparedness. Behavior Therapy, 2, 307­‑320.

Seligman, M. & Hager, J. L. (1972). Biological boundaries of learning. Nova Ior­que: Appleton Century Crofts.

Silverman, W. K., & Treffes, P. D. A. (2001). Anxiety disorders in children and adolescents. Research, assessment and intervention. Cambridge: Cambridge University Press.

Spielberger, C. D. (1985). Anxiety, cognition and affect: A state­‑trait perspective. In A. Tuma & J. D. Maser (Eds.), Anxiety and the anxiety disorders (pp ?? ­‑??). Hillsdale, NJ: Earlbaum.

Vasey, M. W., & Dadds, M. R. (2001). The developmental psychopathology of anxiety. Oxford: Oxford University Press.

World Health Organization. (1992). International classification of diseases, 10th revision (ICD­‑10). Geneva: World Health Organization.

 

[1]  Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Centro de Aconselhamento para Estudantes, Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona. E‑mail: americo.baptista@ulusofona.pt

[2]  Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Centro de Aconselhamento para Estudantes, Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona.

[3]  Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem, Centro de Aconselhamento para Estudantes, Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona.