SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número18Adaptação e validação do Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico: análise fatorial confirmatória da versão reduzida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. vol.serIV no.18 Coimbra set. 2018

 

EDITORIAL

 

20 anos de Edição da Revista de Enfermagem Referência

Na pessoa do Editor Chefe

 

Através deste espaço editorial, nesta efeméride, quero partilhar a minha alegria, e celebrar com muitos o percurso frutífero de 20 anos de Edição regular da Revista de Enfermagem Referência - Rev. Enf. Ref. (1998-2018).

A Edição da Rev. Enf. Ref. é uma iniciativa sustentável e central do Eixo Estratégico de Desenvolvimento para a Edição e Disseminação do Conhecimento Científico, da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

O desígnio maior de um Editor é garantir que a informação científica e técnica que a sua revista divulga, seja cientificamente rigorosa, válida, socialmente útil, produzida no respeito pelos mais elevados preceitos éticos, de dignidade científica e acessível em condições de igualdade para todas as pessoas.

O objetivo da Rev. Enf. Ref. é divulgar conhecimento científico produzido em enfermagem, com uma abordagem interdisciplinar englobando a educação, as ciências da vida e as ciências da saúde. Ao mesmo tempo que se ambiciona um crescimento de visibilidade e ranking entre as revistas científicas, cultiva-se a missão pedagógica, inclusiva e geradora de oportunidades para autores e leitores. Fazer convergir estes dois movimentos - competitividade e ação colaborativa non-profit - é hoje um grande desafio.

Em duas décadas, através de sucessivas medidas de melhoria contínua, a Rev. Enf. Ref. tornou-se um meio de divulgação científica, confiável, conhecido e reconhecido à dimensão internacional.

Ao longo destes 20 anos, em quatro séries, foram publicados 54 números e disseminados pelo universo do conhecimento cerca de 700 artigos de autores nacionais e estrangeiros. O fluxo global de submissão é relevante, considerando uma taxa de exclusão de cerca de 50%. Estes artigos podem ser pesquisados, em texto integral, sem custos, no site da Rev. Enf. Ref e em diferentes bases de dados internacionais, em língua portuguesa ou espanhola, e em inglês (versão obrigatória em inglês desde 2014).

Foram passos determinantes e aquisições importantes: o processo de avaliação do índice de similitude em fase de pré-análise; a sequência integrada de fases e processamento em plataforma digital controlada; a escalada de indexação em diferentes bases de dados cumprindo um largo leque de critérios; a integração em redes digitais de revistas científicas; a difusão em hemerotecas virtuais, e diretórios. Neste processo, a admissão em 2009, a SciELO Portugal, e posteriormente em Scielo Citation Index, representou um salto qualitativo muito relevante para a disseminação da Revista, contribuindo para o seu impacto internacional, atraindo novos públicos de revisores, autores e leitores. Em 2014, o acesso ao Directory of Open Access Journals (DOAJ), cumprindo uma lista exigente de mais de 40 critérios, implicou a redefinição profunda das políticas editoriais em convergência com orientações da ciência aberta e do acesso aberto (Licença Creative Commons – atribuição; preservação de dados em Portico; depósito em SHERPA/RoMEO).

Medidas também muito importantes para assegurar a identidade da Rev. Enf. Ref, dos artigos publicados e dos seus autores concretizaram-se com a incorporação de elementos normalizados (ISSN; ISSNe; Digital Object Identifier - DOI; ORCID).

A disseminação digital da Rev. Enf. Ref, no mundo global, implica um rigoroso e normalizado procedimento tecnológico, através da preparação de metadados. Este processo iniciou-se através da conversão de artigos PDF em HTML, e atualmente, em consequência da indexação em Redalyc, com a apresentação dos artigos em formato XML JATS.

Os desafios de uma revista científica moderna, no espírito da proteção de dados e da Ciência Aberta, são contínuos e em certas circunstâncias momentos difíceis de superar. São muitas as experiências de edição de revistas que soçobram, considerando o custo e a complexidade crescente das exigências. Se o fim maior de uma revista científica não for o interesse económico, como se deseja, estas dificuldades e barreiras apenas se superam com espírito de missão e gosto pelo ofício, que é o nosso lema.

De futuro daremos atenção à criação de subprodutos de disseminação e literacia, à publicação continuada, ao acesso a novas bases de dados, à reflexão sobre processos abertos de revisão, sempre com resiliência, visão antecipadora e empenhados na verdade científica e missão de serviço, em benefício de todos.

 

A minha gratidão: Primeiro, obrigado aos Leitores espalhados por diferentes partes do mundo, por nos valorizarem, por lerem, utilizarem os resultados e citarem os artigos; aos Autores nacionais e estrangeiros que muitas vezes pressionados pelas suas obrigações profissionais se esforçam por oferecer a sua melhor produção e ter resiliência para ouvir e aplicar as recomendações de melhoria; à grande equipa de Revisores que oferecem sem contrapartida económica o seu trabalho de análise e atenção cuidada aos artigos que revêm com retidão e apreciam com equidade; aos Técnicos que se dedicam com competência, em função da sua responsabilidade, a assegurar a manutenção da plataforma e site, a revisão técnica, a tradução, a normalização documental, a maquetização, o tratamento de metadados, e o processo de distribuição; aos Editores que praticam uma visão proativa das mudanças a implementar para que a Rev. Enf. Ref se distinga no seu âmbito, a nível nacional e internacional, fazendo cumprir todos os critérios e políticas editoriais, e assegurando a dignidade científica dos processos e qualidade do produto final; à Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) que acolhe a Revista de Enfermagem Referência, como uma ação estratégica sustentada de disseminação da melhor evidência científica; à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que torna possível a produção e a acessibilidade sem custos a uma Revista Científica Indexada, oferecendo-a como um bem social e universal.

 

Foi uma grande honra, ao longo destes anos, dirigir os destinos da Rev. Enf. Ref e viver intensamente os desafios da edição científica, no caminho da ciência e inovação aberta e no esforço de partilha solidária do conhecimento, como um valor e bem comum.

 

Editor Chefe

Manuel Alves Rodrigues


20 years of the Journal of Nursing Referência

By the Editor-in-Chief

 

On this anniversary, I would like to use this editorial space to share my joy and celebrate with you this 20-year fruitful path of regular publication of the Journal of Nursing Referência (Revista de Enfermagem Referência - Rev. Enf. Ref.; 1998-2018)

The edition of the Rev. Enf. Ref is a sustainable and crucial initiative of the Strategic Development Axis for Edition and Dissemination of Scientific Knowledge of the Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E) of the Nursing School of Coimbra (ESEnfC).

The major purpose of an editor-in-chief is to ensure that the scientific and technical information published by his/her journal is scientifically accurate, valid, socially useful, compliant with the highest ethical standards and scientific dignity, and equally accessible to everyone.

The Rev. Enf. Ref. aims to disseminate scientific nursing knowledge through an interdisciplinary approach which covers education, life sciences, and health sciences. While aspiring to increase its visibility and ranking among other scientific journals, the Journal assumes a pedagogical, inclusive mission of creating opportunities for authors and readers. Converging both movements - competitiveness and collaborative non-profit action - is a major challenge today.

In two decades, through successive continuous improvement measures, the Rev. Enf. Ref. has become a reliable means of scientific dissemination which is known and acknowledged internationally.

Over the past 20 years, in four volumes, 54 issues were published and around 700 articles of national and international authors were disseminated into the universe of knowledge. The overall submission flow is relevant, taking into account an exclusion rate of approximately 50%. These full-text articles are available free of charge at the website of the Rev. Enf. Ref. and in several international databases, in Portuguese/Spanish and English (the English version is mandatory since 2014).

The following key steps and important acquisitions were made: the evaluation process of the similarity index in pre-analysis phase; the integrated stages sequence and processing in a controlled digital platform; the indexation in different databases, fulfilling a wide range of criteria; the integration into online networks of scientific journals; the dissemination in virtual libraries and directories. Thus, the integration into SciELO Portugal in 2009, and later on into the Scielo Citation Index, represented a very significant qualitative leap for the Journal’s dissemination, contributing to its international impact and attracting new reviewers, authors, and readers. In 2014, the access to the Directory of Open Access Journals (DOAJ), fulfilling a demanding list of more than 40 criteria, required an in-depth redefinition of the editorial policies to meet the guidelines of open science and open access (Creative Commons License - attribution; data preservation in Portico; deposit in SHERPA/RoMEO).

Moreover, very important measures were taken to ensure the identity of the Rev. Enf. Ref., the published articles and their authors through the use of standardized elements (ISSN; ISSNe; Digital Object Identifier - DOI; ORCID).

The global online dissemination of the Rev. Enf. Ref. implies a rigorous and standardized technological procedure through metadata preparation. This process began with the conversion of PDF articles into HTML and currently, as a result of Redalyc indexation, into JATS XML format.

In the spirit of data protection and Open Science, a modern scientific journal faces ongoing challenges which are occasionally difficult to overcome. There are many examples of journal edition experiences which fail considering the increasing costs and complex demands. If the greatest purpose of a scientific journal is not the economic profit, as it is desired, these difficulties and barriers can only be overcome with spirit of mission and love for the job, which is our motto.

In the future, we will focus on creating subproducts of dissemination and literacy, publishing on a regular basis, accessing new databases, and reflecting on open review processes, always with resilience, anticipatory vision, and devotion to the scientific truth and mission of service for the benefit of everyone.

 

I would like to thank: First, to the Readers all over the world, for increasing our value by reading our articles, using the results, and citing the articles; to the national and international Authors who, often pressured by their professional obligations, strive to offer their best production and to have resilience to listen to and apply the improvement recommendations; to the excellent team of Reviewers who offer their expertise pro bono, paying careful attention to the articles that they review with rigor and equity; to the qualified Technicians who ensure the maintenance of the platform and website, the technical review, the translation, the documentary standardization, the layout, the metadata analysis, and the distribution process; to the Editors who have a proactive vision of the changes to be implemented so that the Rev. Enf. Ref. can excel in its scope, both nationally and internationally, while fulfilling all the editorial criteria and policies and ensuring the processes’ scientific dignity and the quality of the final product; to the Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), which hosts the Rev. Enf. Ref. as a sustained strategic action of dissemination of the best available scientific evidence; to the Nursing School of Coimbra which enables the publication of a free-access indexed scientific journal, offering it as a social and universal asset.

It was a great honor, over these years, to guide the path of the Rev. Enf. Ref. and to live intensely the challenges of scientific publication based on the principles of science and open innovation and within a solidarity effort of sharing knowledge as a common value and asset.

 

Editor-in-Chief

Manuel Alves Rodrigues

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons