SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número6Perceções parentais sobre estado nutricional, imagem corporal e saúde em crianças com idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. vol.serIII no.6 Coimbra mar. 2012

http://dx.doi.org/10.12707/RIII12Rel 

Bolsas de Integração na Investigação (BII) na UICISA-E

 

Sandra Maria Pereira dos Santos*

* Lic. Comunicação Social. Técnica Superior UICISA-E, ESEnfC. Mestranda em Gestão e Economia da Saúde, FEUC.

 

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem (UICISA-E) [HESC - Centro Coimbra -742], promoveu em fevereiro de 2011 um concurso para a atribuição de cinco Bolsas de Integração na Investigação (BII), apoiadas pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Na fase de recrutamento foram recebidas catorze candidaturas, das quais foram selecionadas cinco, pelo Júri - composto por três professores doutorados e investigadores da UICISA-E, tendo em conta o mérito do candidato e o seu desempenho escolar, com base nos seguintes critérios: média académica igual ou superior a 14 valores, avaliação curricular e entrevista. As cinco bolsas tiveram início em fevereiro de 2011 e término em fevereiro de 2012.

Segundo a definição da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, esta é uma tipologia de bolsa dirigida especificamente a estudantes do ensino superior nos anos iniciais de formação e com bom desempenho escolar, inscritos em instituições nacionais do ensino superior. O objetivo destas bolsas prende-se com estimular o início de atividades científicas e com o desenvolvimento do sentido crítico, da criatividade e da autonomia dos estudantes do ensino superior através da prática da investigação, da aprendizagem dos seus métodos e da participação na vida de instituições de investigação, devendo os bolseiros ser integrados em equipas de projetos de investigação e ter um doutorado da instituição de acolhimento como orientador.

Desta forma, cada bolseiro contou com a orientação de um doutorado da instituição de acolhimento (professores da ESEnfC, investigadores integrados da UICISA-E e coordenadores das linhas de investigação da unidade), de modo a que as atividades a desenvolver se enquadrassem nos projetos de investigação em desenvolvimento, conforme a seguinte distribuição:

 

 

As atividades desenvolvidas no decurso das BII incidiram na compilação e tratamento de dados relacionados com atividades desenvolvidas pela UICISA-E, no geral, e nos projetos inscritos nas linhas de investigação da Unidade, em particular.

Cada um dos bolseiros admitidos elaborou, e validou com o seu orientador, um plano de trabalho que no final da bolsa deu origem a um relatório final validado pelo orientador e a apresentado em sessão pública na UICISA-E, no passado dia 28 de fevereiro, na presença dos respetivos orientadores e colegas.

 

Sessão pública de apresentação dos relatórios finais das Bolsas BII, na Unidade de Investigação.

 

À semelhança das anteriores Bolsas BII, também nas BII ESEnfC-UICISA-E 2011/2012 o saldo foi positivo, quer em relação às expectativas dos bolseiros, como dos orientadores. A opinião comum aos bolseiros é que esta experiência contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e curricular enquanto estudantes e futuros profissionais, já que tiveram oportunidade de desenvolver atividades de iniciação à investigação diretamente com os responsáveis dos projetos. Os orientadores, por sua vez, enfatizam o caráter de aprendizagem desta tipologia de bolsa e, sobretudo, o empenho demonstrado pelos bolseiros no decorrer das atividades.

A Unidade de Investigação prevê, no decorrer de 2012, a abertura de novos concursos para bolsas (de várias tipologias), pelo que alertamos a comunidade escolar interessada para a consulta regular da página da Unidade de Investigação, dado que os concursos são também aí divulgados http://www.esenfc.pt/ui/.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons