SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número4Os primórdios da organização do Programa Nacional de Vacinação em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. serIII n.4 Coimbra jul. 2011

 

Dados bibliométricos da Revista de Enfermagem Referência

 

Maria João Portugal*; Manuel Rodrigues**

* Estudante CL Enfermagem, Bolseira de Integração na Investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E) [mariajoao_portugal@hotmail.com].

** Professor Coordenador com agregação - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coordenador Científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem (UICISA-E). Editor Chefe da RER [demar7@gmail.com].

 

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar de forma sucinta o desenvolvimento da Revista de Enfermagem Referência de 1998 a 2011, tendo por base a edição e corpo editorial da revista, os pares revisores, o tipo de artigos e a classificação dos assuntos. Os resultados de publicação apresentados refletem este desenvolvimento, razão pela qual a RER tem já uma vasta divulgação nacional e internacional e ambiciona tornar-se uma revista científica com fator de impacto.

 

Bibliometric data of the Journal of Nursing Referência

Abstract

The objective of this article is to present in brief form the development of the Revista de Enfermagem Referência from 1998 to 2011, based on the editors and editorial board of the Journal, the peer reviewers, the type of article and the classification of the content. The publication results presented reflect this development, as a result of which RER already has a wide national and international distribution, and the aim is for it to become a scientific journal with impact factor.

 

Datos bibliométricos de la Revista de Enfermería Referência (RER)

Resumen

El objetivo de este texto es el de presentar de forma sucinta el desarrollo de la Revista de Enfermería Referência de 1998 a 2011, teniendo por basela edición y el cuerpo editorial de la revista, los revisores, el tipo de artículos y la clasificación de los asuntos. Los resultados de publicación presentados reflejan este desarrollo, razón por la cual la RER tiene actualmente una vasta divulgación nacional e internacional y ambiciona convertirse en una revista científica con factor de impacto.

 

A Revista de Enfermagem Referência (RER) que nasceu em 1998, encontra-se já na III Série, com 27 números publicados. É uma revista científica, peer reviewed, double blinded, com critérios e normas rigorosamente definidos. Dirigida a estudantes, profissionais e investigadores da área da Saúde e da Educação, divulga resultados científicos a nível das Ciências da Saúde, nomeadamente da promoção de saúde e desenvolvimento científico da Enfermagem. É editada pela Unidade de Investigação (UICISA-E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que, desde sempre, investiu num melhoramento progressivo do saber e na integração dos seus membros (em vários níveis de formação) em práticas de investigação.

Embora sejam dados em permanente atualização, de momento são 17 os membros do corpo editorial, 6 pertencem à instituição, 4 são externos e 7 são membros internacionais.

A Revista de Enfermagem Referência é editada regularmente (quadrimestral), desde o início da III Série, graças ao esforço do corpo editorial, corpo técnico, autores, revisores e gestores de artigos.

Dos peer reviewers, 28% são membros da ESEnfC, 53% são externos e cerca de 18% são internacionais. Incentiva-se a que todos os revisores publiquem artigos na RER e que revejam um mínimo de 2 artigos por ano.

Cada número integra artigos com as seguintes tipologias: artigos de Investigação, artigos de Revisão de Literatura; artigos Teóricos; História e Memória; e Unidade de Investigação.

Para efeitos de classificação dos estudos publicados, organizamos os assuntos de acordo com as seguintes categorias: Enfermagem Clínica; Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua; Inovação e Transferência de Conhecimento; Organização e Gestão dos Recursos de Saúde; História e Desenvolvimento da Profissão e da Enfermagem Científica; e Promoção de Saúde e Educação para a Saúde.

Em termos estatísticos, a Revista de Enfermagem Referência sofreu uma melhoria que se verificou desde a II Série, mas cujos resultados têm sido significativos na III Série. Estabelecendo o balanço entre a II e a III Série, o número médio de artigos por número subiu de 10 para 18 artigos. Prevemos um aumento progressivo do número de artigos por número.

O tempo de demora média do processo de revisão desceu de 209 para 144 dias, o que permitiu o aumento dos números publicados por ano. Este facto deve-se à insistência (alertas) para que os autores, revisores e gestores de artigos cumpram o limite de tempo definido pelo processo de revisão. E estamos gratos ao esforço que todos têm vindo a fazer.

Os artigos de Investigação continuam com grande expressividade na Revista, verificando-se um ligeiro aumento dos artigos de Revisão Sistemática e dos Artigos Teóricos. A taxa de exclusão dos artigos teóricos aumentou, visto que a revista tem um limite para a inclusão deste tipo de artigos.

São em menor número os artigos submetidos em História e Memória e é uma área em que gostaríamos de poder verificar um efetivo crescimento.

No início da Série II os autores dos artigos publicados eram maioritariamente internos à instituição, tendência que foi contrariada com a crescente divulgação e acreditação da RER. Neste momento, os autores externos à instituição e, sobretudo, os internacionais, têm uma participação preponderante no que se refere à criação de artigos novos e com rigor científico para publicação na Revista de Enfermagem Referência.

 

GRÁFICO 1 – Autores e Instituição por Número, II SÉRIE

 

GRÁFICO 2 – Autores e Instituição por Número, III SÉRIE

 

A candidatura a revisor da RER é feita online. Os interessados deverão inscrever-se através de um formulário que se encontra na página da revista em: http://www.esenfc.pt/rr/site/index.php?target=showContent&id=3628&menu=3677. Em caso de aceitação, o revisor deverá rever um artigo e incentiva-se a publicação de um artigo na RER.

Com vista a melhorar a taxa de concordância entre revisores, incentivamos uma política de formação contínua de revisores. Neste sentido, estamos a organizar um novo Encontro de Revisores e Editores de Revistas, que terá lugar no III Congresso de Investigação em Enfermagem e é organizado pela UICISA-E e pela ESEnfC em junho de 2012.

Tendo por base a qualidade da Revista de Enfermagem Referência, o seu interesse social e académico e as suas bases indexadoras (CUIDEN, a CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature), SciELO e Latindex e é divulgada integralmente na Hemeroteca Cantárida, ESEnfC e BVS), em fevereiro de 2010 obteve a classificação B2 em QUALIS, classificação que a Revista pretende melhorar a curto prazo.

As referências bibliográficas, que neste momento são elaboradas segundo a Norma Portuguesa (NP 405), encontram-se sob processo de transição. O propósito é o da adoção da norma de referências bibliográficas da American Psychological Association (APA), no sentido da aproximação às normas seguidas por outras revistas de Enfermagem com fator de impacto, como sejam o Journal of Advanced Nursing ou o World Views on Evidence Based Nursing.

A Revista de Enfermagem Referência tem vindo a ser reconhecida como uma imagem de marca na divulgação científica da enfermagem a nível nacional e internacional, almejando em prazo não muito longo afirmar-se como revista de fator de impacto.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons