SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 númeroESPECIALO papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão vol.17 no.Especial Lisboa  2012

 

Caminhos para o crescimento e o empreendedorismo

Paths for growth and entrepreneurship

por Paulo Bento

Diretor. E-mail: director.gemr.ibs@iscte.pt

 

A crise iniciada em 2007 continua a ser um desafio para os governos, para os reguladores e, sobretudo, para as empresas. Estas últimas têm tido dificuldade em conceber estratégias capazes de as recolocarem na senda da competitividade, do crescimento e da sustentabilidade.

É com naturalidade que a retoma do crescimento (re)conquista o centro do palco, quer estejam em causa zonas económicas, países, setores ou empresas. Ao mesmo tempo, os holofotes centram-se no fomento do empreendedorismo, do intraempreendedorismo e da inovação.

O mundo académico não é exceção, pelo que os caminhos para o crescimento e empreendedorismo têm sido objeto de intenso debate. Nesse contexto, teve lugar, em novembro, no ISCTE-IUL a conferência ELBE 2012 – IV Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia. O encontro permitiu ter contacto com o estado da arte das temáticas em causa, tanto em termos de investigação como de práticas de gestão.

No ELBE 2012 estiveram envolvidas algumas revistas científicas, as quais publicaram um ou outro artigo; contudo, a EGG/GEMR decidiu ir mais longe e publicar uma edição especial com os melhores artigos, desde que os mesmos se enquadrassem na sua política editorial e normas de publicação.

Surgiu assim este número especial, que tem importância acrescida por ser o último publicado em papel e em mais do que uma língua. A partir de janeiro a EGG/GEMR herdará apenas a denominação em língua inglesa, adotará somente a sigla GEMRev, as contribuições intelectuais serão unicamente em língua inglesa e ficarão disponíveis exclusivamente em formato digital, através da Elsevier.