SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Moçambique na geoeconomia do gás naturalA oferta das empresas e a competitividade dos destinos turísticos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão v.13 n.1 Lisboa abr. 2008

 

Factores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricas

Isabel Pedro, José António Filipe e Elizabeth Reis

 

RESUMO: O franchising tem-se tornado, provavelmente, na força mais impulsionadora da globalização das empresas de serviços. Existem, contudo, poucos estudos empíricos que explicam a internacionalização dos sistemas de franchise. Com base nos trabalhos de investigação existentes, assim como na teoria da agência e na teoria do recurso, elaborámos um modelo teórico que validámos empiricamente. Este modelo incorpora de forma articulada variáveis internas e externas à empresa e variáveis motivacionais e procura explicar a tomada de decisão sobre a internacionalização por parte das empresas de franchising ibéricas. Podemos constatar, por um lado, que algumas variáveis internas como a «idade da rede», a «dimensão» e a «dispersão» são particularmente importantes para a internacionalização e são independentes do risco. Por outro lado, a variável interna «vínculo», as variáveis externas e as de motivação são também importantes e estão muito associadas ao factor risco.

Palavras-chave: Franchising, Internacionalização, Teoria Organizacional, Empresas de Serviços

 

TITLE: The internationalization of franchising companies in Iberian countries

ABSTRACT: Franchising has become probably the main strength for the companies’ globalization in the services sector. However, there are not many empirical studies explaining the internationalization of franchising companies. If we take into account the research studies in this area and if we consider the Agency Theory and the Resource Theory, we can create a theoretical model that can be empirically tested. Our model includes several variables which are articulated, some internal and some external to the company, and it intends to explain why Iberian companies decide to go to foreign markets. Particularly, we can show that there are some important internal variables for internationalization (such as “age of network”, “dimension” and “dispersion”) and that they are independent of risk. Internal variable “bond” and external and motivational variables are also important. However, they are connected to the risk factor of internationalization.

Key words: Franchising, Internationalization, Organizational Theory, Service Delivery Companies

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARROW, K. (1962), «Economic welfare and the allocation of resources for invention». In Arrow, K. (Ed.), The Rate and Direction of Invention Activity: Economic and Social Factors, Report of the National Bureau of Economic Research. Princeton University Press, Princeton, NJ, pp. 609-25.         [ Links ]

CAVUSGIL, S. T. e NEVIN, J. (1981), «Internal determinants of export marketing behaviour: an empirical inves¬tigation». Journal of Marketing Research, vol. 23(1), pp. 114-119.

DANIELS, J. D., RADEBAUGH, L. H. e SULLIVAN, D. P. (2004), International Business – Environments and Operations. Pearson Education.

EROGLU, S. (1992), «The internationalization process of franchise systems: a conceptual model». International Marketing Review, vol. 9(5), pp. 19-30.

KEDIA, B. L.; ACKERMAN, D. J.; BUSH, D. E. e JUSTIS, R. T. (1994), «Determinants of internationaliza¬tion of franchise operations by U.S. franchisors». International Marketing Review, vol. 11(4), pp. 56-68.

LASHLEY, C. e MORRISON, A. (2000), Franchising Hospitality Services. Butterworth Heinemann.

PEDRO, I. C. (2005), «Factores determinantes da internacionalização das empresas de franchising Ibéricas». Tese PhD não publicada, IST, Universidade Técnica de Lisboa.

REIS, E. (1997), Estatística Multivariada Aplicada. Edições Sílabo.

SASHI, C. M. e KARUPPUR, D. P. (2002), «Franchising in global markets: towards a conceptual framework». International Marketing Review, vol. 19(5), pp. 499-524.

 

Isabel Pedro

ipedro@ist.utl.pt

Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, Instituto Superior Técnico, Lisboa. Doutora em Gestão Industrial. Assistant Professor in Industrial Management and Engineering Department, Instituto Superior Técnico, Lisbon. PhD in Industrial Management.

 

José António Filipe

jose.filipe@iscte.pt

Professor Auxiliar do Departamento de Métodos Quantitativos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa. Investigador na UNIDE/ISCTE. Doutor em Métodos Quantitativos. Assistant Professor in Quantitative Methods Department at ISCTE, Lisbon. Investigator of UNIDE/ISCTE. PhD in Quantitative Methods by ISCTE.

 

Elizabeth Reis

ear@iscte.pt

Professora Catedrática do Departamento de Métodos Quantitativos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa. Full Professor in Quantitative Methods Department at ISCTE, Lisbon.