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Economia Global e Gestão

Print version ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão vol.12 no.2 Lisboa Aug. 2007

 

Crentes e descrentes na globalização*

Fernando Augusto de Sá Neves dos Santos **

 

RESUMO: Os jovens vêm o futuro como algo inevitável, mas temem-no ou ambicionam-no de diferentes formas, consoante as suas vivências e características culturais. Através de um questionário sobre os sentimentos que associam ao processo de globalização procedemos a uma classificação dos respondentes. O questionário foi colocado a jovens estudantes universitários de Portugal, Espanha, Macau, China, Alemanha, Moçambique e Quénia. Os resultados obtidos indicam que os jovens que mais temem o futuro representam quase um terço de todos os inquiridos. Contudo, verifica-se que não são as características culturais que definem o tipo de sentimentos face ao processo de globalização. Os jovens mais receosos do que o futuro lhes propiciará são os jovens de Macau e da Alemanha e os que são em menor número pertencem aos países africanos. Os que têm expectativas elevadas quanto ao futuro são os jovens da península ibérica e de África.

Palavras-chave: Segmento, Globalização, Juventude

 

 

TITLE: Expectations and fears on globalization

ABSTRACT: Young people see future as something inevitable, have fears and have hopes and ambitions according with their experiences of life and cultural characteristics. Through an inquiry about opinions and values that individuals associated to the current process of development designated by globalization we classified answers. The questionary was conducted between university students of Portugal, Spain, Macau, China, Germany, Mozambique and Kenya. The results indicate that almost one third of young people fear from the outcome. However, aren’t the cultural characteristics that define the afraid from the future. Who suffer the higher level of anxiety about future is in greatest number are students of Germany and Macau, and the Africans represent the lowest number of it. Those that have higher expectations are from Portugal and Spain and from the African countries.

Key words: Segmentation, Globalization, Youth

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Artigo desenvolvido no âmbito dos trabalhos de Doutoramento.

 

** Fernando Augusto de Sá Neves dos Santos

fneves@ipg.pt

Prof. Adjunto do Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda; Doutor em Marketing pelo ISCTE.