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Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão v.12 n.2 Lisboa ago. 2007

 

Racionalidade e escolha

Orlando Gomes *

 

 

RESUMO: O conceito de racionalidade é uma das noções que mais tem sido alvo de debate e controvérsia no seio da ciência económica. O paradigma da escolha racional, que envolve os comportamentos de maximização do lucro das empresas e de maximização da utilidade das famílias, pode ser posto em causa por um importante número de reflexões que recordam que o processo de escolha humana não é isento de erros, não ignora factores emocionais nem se concretiza fora de um contexto social onde a interacção com terceiros determina comportamentos. O presente texto procura caracterizar o modo como os economistas têm trabalhado a noção de decisão racional e aplica algumas das suas ideias para modelizar o processo de decisão. Em particular, constrói-se um exercício no qual se destacam os custos cognitivos envolvidos no processo de escolha e recorre-se à teoria da escolha discreta para exemplificar como a interacção social e estímulos como a publicidade determinam trajectórias de consumo e utilidade.

Palavras-chave: Racionalidade, Escolha Discreta, Utilidade, Decisões de Consumo

 

 

Title: Rationality and Choice

ABSTRACT: The concept of rationality is one of the most debated and controversial notions that the economic science has to offer. The rational choice paradigm, which involves profit maximization and utility maximization behavior, may be questioned by an important number of studies that remind that the human choice process is not an error exempt process, that it does not ignore emotional factors and that it is not fulfilled outside a social context where interaction determines behavior. This text intends to characterize the way in which the economists work the notion of rational decision and applies some of their ideas to model the decision process. In particular, we build an exercise in which one considers the cognitive costs involved in the choice process and we make use of the discrete choice theory to exemplify how social interaction and stimuli like advertising determine consumption and utility trajectories.

Key words: Rationality, Discrete Choice, Utility, Consumption Decisions

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Orlando Gomes

ogomes@escs.ipl.pt

Docente na Escola Superior de Comunicação Social (Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa; 1549-014 Lisboa) e investigador na Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial (UNIDE/ISCTE). Doutor em Economia pelo ISCTE.