SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Participação feminina no emprego e padrões familiares de despesaAs organizações económico-sociais e os seus stakeholders índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão v.12 n.2 Lisboa ago. 2007

 

Racionalidade e escolha

Orlando Gomes *

 

 

RESUMO: O conceito de racionalidade é uma das noções que mais tem sido alvo de debate e controvérsia no seio da ciência económica. O paradigma da escolha racional, que envolve os comportamentos de maximização do lucro das empresas e de maximização da utilidade das famílias, pode ser posto em causa por um importante número de reflexões que recordam que o processo de escolha humana não é isento de erros, não ignora factores emocionais nem se concretiza fora de um contexto social onde a interacção com terceiros determina comportamentos. O presente texto procura caracterizar o modo como os economistas têm trabalhado a noção de decisão racional e aplica algumas das suas ideias para modelizar o processo de decisão. Em particular, constrói-se um exercício no qual se destacam os custos cognitivos envolvidos no processo de escolha e recorre-se à teoria da escolha discreta para exemplificar como a interacção social e estímulos como a publicidade determinam trajectórias de consumo e utilidade.

Palavras-chave: Racionalidade, Escolha Discreta, Utilidade, Decisões de Consumo

 

 

Title: Rationality and Choice

ABSTRACT: The concept of rationality is one of the most debated and controversial notions that the economic science has to offer. The rational choice paradigm, which involves profit maximization and utility maximization behavior, may be questioned by an important number of studies that remind that the human choice process is not an error exempt process, that it does not ignore emotional factors and that it is not fulfilled outside a social context where interaction determines behavior. This text intends to characterize the way in which the economists work the notion of rational decision and applies some of their ideas to model the decision process. In particular, we build an exercise in which one considers the cognitive costs involved in the choice process and we make use of the discrete choice theory to exemplify how social interaction and stimuli like advertising determine consumption and utility trajectories.

Key words: Rationality, Discrete Choice, Utility, Consumption Decisions

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ANDERSON, S.; PALMA, A. e THISSE, J. (1993), Discrete Choice Theory of Product Differentiation. MIT Press, Cambridge, Mass..        [ Links ]

BENHABIB, J. e BISIN, A. (2002), «Advertising, Mass Consumption and Capitalism». Working paper, New York University.

BROCK, W. A. e HOMMES, C. H. (1998), «Heterogeneous Beliefs and Routes to Chaos in a Simple Asset Pricing Model». Journal of Economic Dynamics and Control, vol. 22, pp.1235-1274.

BROCK, W. A. e HOMMES, C. H. (2002), «Heterogeneous Beliefs and Routes to Complex Dynamics in Asset Pricing Models with Price Contingent Contracts». Working paper, CeNDEF, Amsterdam.

BROCK, W. A.; HOMMES, C. H. e WAGENER, F. O. O. (2001), «Evolutionary Dynamics in Financial Markets with Many Trader Types». Working paper, CeNDEF, Amsterdam.

CHIARELLA, C. e HE, X. Z. (2001), «Asset Pricing and Wealth Dynamics under Heterogeneous Expectations». Quantitative Finance, vol. 1, pp. 509-526.

CHIARELLA, C. e HE, X. Z. (2002), «Heterogeneous Beliefs, Risk and Learning in a Simple Asset Pricing Model». Computational Economics, vol. 19, pp. 95-132.

COSTA PEREIRA, F. e VERÍSSIMO, J. (2004), Publicidade - O Estado da Arte em Portugal. Edições Sílabo, Lisboa.

DEVETAG, G. e LOUÇÃ, F. (2004), «The Influence of Experimental and Computational Economics: Economics Back to the Future of Social Sciences». Working paper do departamento de Economia do ISEG, Outubro de 2004.

ESPINOSA, M. P. e MARIEL, P. (2001), «A Model of Optimal Advertising Expenditures in a Dynamic Duopoly». Atlantic Economic Journal, vol. 29(2), pp. 135-161.

GABAIX, X. e LAIBSON, D. (2004), «Bounded Rationality and Directed Cognition». Documento não publicado (MIT e Harvard).

GAUNERSDORFER, A.; HOMMES, C. H. e WAGENER, F. O. O. (2003), «Bifurcation Routes to Volatility Clustering under Evolutionary Learning». Working paper, CeNDEF, Amsterdam.

GOMES, O. (2004a), «O Homem de Chicago, Consumo Conspícuo e a Mercantilização do Lazer». Economia e Sociologia (publicação do gabinete de investigação e acção social do Instituto Superior Económico e Social de Évora), nº 77, pp. 29-44.

GOMES, O. (2004b), «Concorrência Monopolística, Publicidade e Fidelização de Clientes». Working paper da Escola Superior de Comunicação Social.

GOMES, O. (2004c), «Volatility, Heterogeneous Agents and Chaos». Working paper EconWPA [the Economics Working Paper Archive, http://econwpa.wustl.edu/ (JEL: C6, D5, D9), Setembro,  0409010.pdf].

GRANOVETTER, M. (1985), «Economic Action and Social Structure: the Problem of Embeddedness». American Journal of Sociology, vol. 91, pp. 481-510.

HAMMOND, P. J. (1997), «Rationality in Economics». Rivista Internazionale di Science Sociali, vol. 105, pp. 247-288.

HOMMES, C. H. (2002), «Modeling the Stylized Facts in Finance through Simple Nonlinear Adaptive Systems». Working paper, CeNDEF, Amsterdam.

HOMMES, C. H.; SONNEMANS, J.; TUINSTRA, J. e VELDEN, H. V. (2002), «Expectations and Bubbles in Asset Pricing Experiments». Working paper, CeNDEF, Amsterdam.

KAHNEMAN, D. (2003), «Maps of Bounded Rationality: Psychology for Behavioral Economics». American Economic Review, vol. 93, pp. 1449-1475.

KIRMAN, A. (1995), «Economies with Interacting Agents». Discussion Paper Serie A 500, Universidade de Bona, Alemanha.

MANSKI, C. e MCFADDEN, D. (1981), Structural Analysis of Discrete Data with Econometric Applications. MIT Press, Cambridge, Mass..

MCFADDEN, D. (1973), «Conditional Logit Analysis of Qualitative Choice Behavior». In P. Zarembka (Ed.), Frontiers in Econometrics. Academic Press, New York, pp.105-142.

MCFADDEN, D. (1998), «Rationality for Economists?». Working paper, Santa Fé Institute.

ROMER, P. M. (2000), «Thinking and Feeling». American Economic Review, vol. 90, pp. 439-443.

SIMON, H. (1955), «A Behavioral Model of Rational Choice». Quarterly Journal of Economics, vol. 69, pp. 99-   -118.

SIMON, H. (1959), «Theories of Decision-Making in Economics and Behavioral Science». American Economic Review, vol. 49, pp. 253-283.

SIMON, H. (1982), Models of Bounded Rationality. MIT Press, Cambridge, Mass..

SMITH, V. (2003), «Constructivist and Ecological Rationality in Economics». American Economic Review, vol. 93, pp. 465-508.

TVERSKY, A. e KAHNEMAN, D. (1986), «Rational Choice and the Framing of Decision». Journal of Business, vol. 59, pp. S251-S278.

ZAFIROVSKI, M. (2003), «Human Rational Behavior and Economic Rationality». Electronic Journal of Sociology, vol. 7.2, pp. 1-33.

 

 

* Orlando Gomes

ogomes@escs.ipl.pt

Docente na Escola Superior de Comunicação Social (Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa; 1549-014 Lisboa) e investigador na Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial (UNIDE/ISCTE). Doutor em Economia pelo ISCTE.