SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Tecnología, complejidad, y riesgo: análisis social sistémico de sistemas sociotécnicos de riesgo y de la probabilidad de accidentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.61 Oeiras dic. 2009

 

Editorial

 

Os artigos deste volume constituem prova de que a investigação sociológica está atenta à diversidade de fenómenos e dinâmicas sociais que ocorrem à escala global, reveladores dos grandes contrastes que atravessam as sociedades, paradoxalmente confrontadas com a complexidade e os riscos dos avanços científicos e tecnológicos, mas também com os problemas daqueles que têm de lutar pelo acesso a um mínimo de rendimentos e recursos que permitam a sua subsistência, por vezes em situações próximas da margem da cidadania.

No seu artigo, Tom R. Burns e Nora Machado propõem e aplicam a teoria da dinâmica actor-sistema à análise dos riscos e probabilidades de acidentes inerentes aos sistemas sociotécnicos que as sociedades modernas têm desenvolvido, os quais, segundo os autores, carecem de mais avaliações e monitorização, dada a sua potencial perigosidade, em muito desconhecida. Dulce Maria Scott estuda o processo de integração dos imigrantes portugueses nos Estados Unidos, espalhados pelos vários estados mas predominando nos de elevados níveis de concentração étnica. Explorando várias dimensões analíticas da teoria da assimilação, a autora compara esta população de nacionalidade portuguesa com a proveniente de outros países. Ricardo Mayer, por seu lado, apoia-se numa "sociologia da experiência" para investigar a racionalidade da acção e a luta pelo reconhecimento em associações de indivíduos com ocupações precárias e informais, como a dos "catadores" de materiais reciclados no sul do Brasil. Sobre outras formas de trabalho, o artigo de Susana Correia Santos, Filipa Alves da Costa, Ana Passos, Nelson Ramalho e António Caetano, examina as relações entre características do trabalho e satisfação com as recompensas numa organização portuguesa do sector público, em dois períodos distintos. Por fim, Ricardo Antunes e Tiago Correia reflectem sobre a investigação que tem sido feita no domínio da sociologia da saúde em Portugal. A partir de um percurso por obras e autores, evidenciam os enfoques analíticos que têm presidido aos estudos realizados e sublinham o processo de diferenciação e autonomização deste campo disciplinar.

Integram também este volume as recensões de Luísa Veloso ao livro de Alain Caillé, La Quête de Reconnaissance: Nouveau Phénomène Social Total e de Isabel Farinha ao livro de Helena Carreiras, Gender and the Military: Women in the Armed Forces of Western Democracies.

 

Maria das Dores Guerreiro

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons