SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60Leitura no Brasil, leitura do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.60 Oeiras maio 2009

 

Editorial

 

Compõem este n.º 60 da revista Sociologia, Problemas e Práticas artigos de autores brasileiros e portugueses que neste media encontraram espaço para divulgar alguns dos seus mais recentes trabalhos de pesquisa e reflexão, em torno de temas tão variados como a leitura e os sistemas de educação, as novas políticas de publicação on-line, os estudos de antropologia urbana e, ainda, as questões de género no mundo do trabalho, bem como a mediatização da infância em risco.

A autora do primeiro artigo, Helena Bomeny, proporciona, assim, aos leitores desta revista um exame dos programas de leitura e educação que no Brasil, sobretudo a partir das últimas décadas do século XX, têm vindo a ser desenvolvidos, procurando estabelecer comparações com outras regiões da América Latina e, também, com a realidade portuguesa. O segundo texto centra-se  igualmente na problemática da educação. A partir de um projecto de investigação conduzido em Portugal e em Espanha, Pedro Abrantes faz uma comparação dos respectivos sistemas de ensino básico, fundamentada em aturada análise documental e no estudo empírico que levou a cabo em diversos estabelecimentos de ensino de ambos os países.

Numa perspectiva ao nível da world wide web Gustavo Cardoso, João Caraça, Rita Espanha, João Triães e Sandro Mendonça discutem as políticas de open access quanto à utilização de conteúdos disponibilizados na internet pública e propõem que estas sejam analisadas enquanto movimento social, no âmbito da comunidade científica globalizada. José Guilherme Cantor Magnani, por seu turno, propõe-se fazer uma reflexão que evidencia o olhar etnográfico enquanto “ponto de interesse comum” a quem faz pesquisa urbana contemporânea, independentemente dos contextos e da multiplicidade de objectos que as metrópoles oferecem ao pesquisador.

Maria da Conceição Cerdeira examina as relações laborais portuguesas na óptica da igualdade de género e dá conta, no seu texto, da fraca presença que a perspectiva de género ainda assume a nível da negociação colectiva, pese embora alguns indícios positivos evidenciados pelo estudo que realizou. No último artigo deste volume Maria João Leote de Carvalho e Levina Ferreira apresentam algumas das conclusões da investigação realizada sobre a cobertura mediática de situações de crianças em risco. O artigo sublinha o papel positivo dos meios de comunicação na denúncia dos problemas da infância, ao mesmo tempo que reflecte sobre as frequentes violações do direito à privacidade inerentes aos casos noticiados.

Este número inclui ainda as recensões ao livro de Luísa Oliveira, Sociologia da Inovação. A Construção Social das Técnicas e dos Mercados, por Luísa Veloso, e ao livro de André Freire, Esquerda e Direita na Política Europeia: Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, por Diogo Moreira.

 

Maria das Dores Guerreiro

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons