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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.57 Oeiras maio 2008

 

Promoção de cultura científica

Experiências da sociologia

Cristina Palma Conceição *, Maria do Carmo Gomes **, Inês Pereira ***, Pedro Abrantes **** e António Firmino da Costa*****

 

Resumo

Nos últimos anos, tem-se vindo a assistir no país a uma considerável proliferação de actividades de promoção da cultura científica. Estas são, tipicamente, actividades de relação da ciência com a sociedade. Porém, têm sido muito mais desenvolvidas pelas ciências naturais do que pelas ciências sociais. Perante este paradoxo, um conjunto de investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) procurou, no quadro do programa Ciência Viva, ensaiar actividades de divulgação científica da sociologia, baseadas na participação experimentalista dos públicos em actividades de pesquisa, em contacto directo com os investigadores e os contextos de investigação. Neste artigo analisam-se essas actividades, os seus actores e processos, e as suas repercussões, ao longo dos primeiros anos em que se realizaram. Discutem-se também os fundamentos teóricos deste tipo de promoção da cultura científica, procurando-se ultrapassar as limitações tanto do chamado “modelo do défice” como das “críticas standard ao modelo do défice”, a favor de uma análise da divulgação científica tal como ela se faz.

Palavras-chave cultura científica, ensino experimental das ciências, aprendizagens informais, divulgação da sociologia, sociologia da ciência.

 

Abstract

Promoting scientific culture: experiments in sociology

In recent years, this country has seen the extensive proliferation of activities promoting scientific culture. These are, typically, activities that relate science to society. However, they have been developed to a much greater extent by the natural sciences than the social sciences. In the light of this paradox, a group of researchers at CIES-ISCTE (Centre for Research and Studies in Sociology), has sought, within the framework of the Ciência Viva/Living Science programme, to test activities involving the dissemination of sociology. These are based on the participation of the publics in research activities, in direct contact with researchers and research contexts. This article analyses these activities, their actors and processes and their repercussions throughout the first years in which they were implemented. It also discusses the theoretical bases of this form of promoting scientific culture, attempting to overcome the limitations of both the so-called “deficit model” and the “standard criticisms of the deficit model”, in favour of an analysis of the dissemination of science as it is really carried out.

Key-words scientific culture, experimental learning of sciences, free-choice learning, dissemination of sociology, sociology of science.

 

Résumé

Promotion de la culture scientifique: expériences de la sociologie

On assiste depuis quelques années à une prolifération considérable des activités de promotion de la culture scientifique au Portugal. Il s’agit essentiellement d’activités concernant la relation de la science avec la société. Or, on constate qu’elles sont beaucoup plus développées par les sciences naturelles que par les sciences sociales. Face à ce paradoxe, un groupe de chercheurs du Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) a voulu lancer, dans le cadre du programme Ciência Viva/Science Vivante, des activités de divulgation scientifique de la sociologie, basées sur la participation expérimentaliste des publics à des activités de recherche, en contact direct avec les chercheurs et les contextes de recherche. Cet article analyse ces activités, leurs acteurs et leurs processus, ainsi que leurs répercussions, au long des deux premières années de leur mise en œuvre. Il aborde aussi les fondements théoriques de ce type de promotion de la culture scientifique, en essayant de dépasser les limites du “modèle de déficit” comme des “critiques standard du modèle de déficit”, pour procéder à une analyse de la divulgation scientifique comme elle se fait.

Mots-clés culture scientifique, enseignement expérimental des sciences, apprentissages informels, divulgation de la sociologie, sociologie de la science.

 

Resumen

Promoción de la cultura científica: experiencias de la sociología

Los últimos años se ha visto en el país, una proliferación considerable de actividades de promoción de la cultura científica. Éstas son, típicamente, actividades que relacionan la ciencia con la sociedad. A pesar de esto, se han desarrollado más en relación a ciencias naturales de que a ciencias sociales. Ante esta paradoja, un conjunto de investigadores del Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) buscó, a través del programa Ciência Viva, ensayar actividades de divulgación científica de sociología, basadas en la participación experimental del público en actividades de búsqueda, en contacto directo con los investigadores y los contextos de investigación. En este artículo se analiza esas actividades, sus actores, procesos, y sus repercusiones, a lo largo de los primeros años en que se realizaron. Se discuten también los fundamentos teóricos de este tipo de promoción de la cultura científica, buscando sobrellevar las limitaciones tanto del llamado “modelo de déficit” como de las “críticas standard al modelo de déficit”, a favor de un análisis de la divulgación científica tal como ella es hecha.

Palabras-llave cultura científica, enseñanza experimental de las ciencias, aprendizaje informal, divulgación de la sociología, sociología de la ciencia.

 

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* Investigadora do CIES-ISCTE. E-mail: cristina.conceicao@iscte.pt

** Investigadora do CIES-ISCTE. E-mail: carmo.gomes@iscte.pt

*** Investigadora do CIES-ISCTE e bolseira de doutoramento da FCT. E-mail: ines.pereira@iscte.pt

**** Investigador do CIES-ISCTE e bolseiro de doutoramento da FCT. E-mail: pedro.abrantes@iscte.pt

***** Professor do Departamento de Sociologia do ISCTE. Investigador do CIES-ISCTE. E-mail: antonio.costa@iscte.pt

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