SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Em busca das namoradas de féQuando a imagem é profissão: Profissões da imagiologia em contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.57 Oeiras maio 2008

 

Promoção de cultura científica

Experiências da sociologia

Cristina Palma Conceição *, Maria do Carmo Gomes **, Inês Pereira ***, Pedro Abrantes **** e António Firmino da Costa*****

 

Resumo

Nos últimos anos, tem-se vindo a assistir no país a uma considerável proliferação de actividades de promoção da cultura científica. Estas são, tipicamente, actividades de relação da ciência com a sociedade. Porém, têm sido muito mais desenvolvidas pelas ciências naturais do que pelas ciências sociais. Perante este paradoxo, um conjunto de investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) procurou, no quadro do programa Ciência Viva, ensaiar actividades de divulgação científica da sociologia, baseadas na participação experimentalista dos públicos em actividades de pesquisa, em contacto directo com os investigadores e os contextos de investigação. Neste artigo analisam-se essas actividades, os seus actores e processos, e as suas repercussões, ao longo dos primeiros anos em que se realizaram. Discutem-se também os fundamentos teóricos deste tipo de promoção da cultura científica, procurando-se ultrapassar as limitações tanto do chamado “modelo do défice” como das “críticas standard ao modelo do défice”, a favor de uma análise da divulgação científica tal como ela se faz.

Palavras-chave cultura científica, ensino experimental das ciências, aprendizagens informais, divulgação da sociologia, sociologia da ciência.

 

Abstract

Promoting scientific culture: experiments in sociology

In recent years, this country has seen the extensive proliferation of activities promoting scientific culture. These are, typically, activities that relate science to society. However, they have been developed to a much greater extent by the natural sciences than the social sciences. In the light of this paradox, a group of researchers at CIES-ISCTE (Centre for Research and Studies in Sociology), has sought, within the framework of the Ciência Viva/Living Science programme, to test activities involving the dissemination of sociology. These are based on the participation of the publics in research activities, in direct contact with researchers and research contexts. This article analyses these activities, their actors and processes and their repercussions throughout the first years in which they were implemented. It also discusses the theoretical bases of this form of promoting scientific culture, attempting to overcome the limitations of both the so-called “deficit model” and the “standard criticisms of the deficit model”, in favour of an analysis of the dissemination of science as it is really carried out.

Key-words scientific culture, experimental learning of sciences, free-choice learning, dissemination of sociology, sociology of science.

 

Résumé

Promotion de la culture scientifique: expériences de la sociologie

On assiste depuis quelques années à une prolifération considérable des activités de promotion de la culture scientifique au Portugal. Il s’agit essentiellement d’activités concernant la relation de la science avec la société. Or, on constate qu’elles sont beaucoup plus développées par les sciences naturelles que par les sciences sociales. Face à ce paradoxe, un groupe de chercheurs du Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) a voulu lancer, dans le cadre du programme Ciência Viva/Science Vivante, des activités de divulgation scientifique de la sociologie, basées sur la participation expérimentaliste des publics à des activités de recherche, en contact direct avec les chercheurs et les contextes de recherche. Cet article analyse ces activités, leurs acteurs et leurs processus, ainsi que leurs répercussions, au long des deux premières années de leur mise en œuvre. Il aborde aussi les fondements théoriques de ce type de promotion de la culture scientifique, en essayant de dépasser les limites du “modèle de déficit” comme des “critiques standard du modèle de déficit”, pour procéder à une analyse de la divulgation scientifique comme elle se fait.

Mots-clés culture scientifique, enseignement expérimental des sciences, apprentissages informels, divulgation de la sociologie, sociologie de la science.

 

Resumen

Promoción de la cultura científica: experiencias de la sociología

Los últimos años se ha visto en el país, una proliferación considerable de actividades de promoción de la cultura científica. Éstas son, típicamente, actividades que relacionan la ciencia con la sociedad. A pesar de esto, se han desarrollado más en relación a ciencias naturales de que a ciencias sociales. Ante esta paradoja, un conjunto de investigadores del Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) buscó, a través del programa Ciência Viva, ensayar actividades de divulgación científica de sociología, basadas en la participación experimental del público en actividades de búsqueda, en contacto directo con los investigadores y los contextos de investigación. En este artículo se analiza esas actividades, sus actores, procesos, y sus repercusiones, a lo largo de los primeros años en que se realizaron. Se discuten también los fundamentos teóricos de este tipo de promoción de la cultura científica, buscando sobrellevar las limitaciones tanto del llamado “modelo de déficit” como de las “críticas standard al modelo de déficit”, a favor de un análisis de la divulgación científica tal como ella es hecha.

Palabras-llave cultura científica, enseñanza experimental de las ciencias, aprendizaje informal, divulgación de la sociología, sociología de la ciencia.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format

 

Referências bibliográficas

Amâncio, Lígia, e Patrícia Ávila (1995), “O género na ciência”, em Jorge Correia Jesuíno (coord.), A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, Oeiras, Celta Editora.        [ Links ]

Ávila, Patrícia (1997), “A distribuição do capital científico: diversidade interna e permeabilidade externa no campo científico”, Sociologia, Problemas e Práticas, 25.

Ávila, Patrícia (1998), “Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses”, Sociologia, Problemas e Práticas, 26.

Ávila, Patrícia (2003), “Ciência e sociedade”, em João Ferreira de Almeida e outros, Diversidade na Universidade. Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, Oeiras, Celta Editora.

Ávila, Patrícia, Ana Paula Gravito, e Jorge Vala (2000), “Cultura científica e crenças sobre ciência”, em Maria Eduarda Gonçalves (org.), Cultura Científica e Participação Pública, Oeiras, Celta Editora.

Ávila, Patrícia, e Paula Castro (2002), “Compreender a ciência: o inquérito à cultura científica dos portugueses”, em Maria Eduarda Gonçalves (org.), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote.

Bauer, Martin W. (2004), “The vicissitudes of ‘public understanding of science’: from ‘literacy’ to ‘science in society’”, em João Caraça e outros, Science Meets Society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Bucchi, Massimiano (2004), Science in Society: An Introduction to Social Studies of Science, Londres, Routledge.

Calado, Jorge C. G. (2007), “Ciência”, em António Barreto (coord.), Fundação Calouste Gulbenkian, Cinquenta Anos (1956-2006), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Conceição, Cristina Palma (2003), “Protagonistas e contextos da produção tecnológica em Portugal: o caso da invenção independente”, Sociologia, Problemas e Práticas, 41.

Conceição, Cristina Palma (2006), “Promotion of public understanding of science: a space for change in R&D institutions”, em SSTNET Workshop “Science and Change”, Manchester, Reino Unido, 6 e 7 de Abril de 2006.

Conceição, Cristina Palma, Ana Rita Coelho, e António Firmino da Costa (2006), “Da aprendizagem informal ao ensino formal da matemática: algumas reflexões suscitadas pelo projecto Pencil”, em Actas do ProfMat 2006 (Setúbal, 15 a 17 de Novembro de 2006), Lisboa, APM.

Costa, António Firmino da (1996), “Ciência e reflexividade social”, em Maria Eduarda Gonçalves (coord.), Ciência e Democracia, Venda Nova, Bertrand Editora.

Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila, e Fernando Luís Machado (1995), “Políticas científicas”, em Jorge Correia Jesuíno (coord.), A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, Oeiras, Celta Editora.

Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila, e Margarida Senna Martinez (2000), “Sociologie d’un laboratoire de biotechnologie”, Cahiers Internationaux de Sociologie, CIX.

Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila, e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva.

Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira, Pedro Abrantes, e Maria do Carmo Gomes (2005), Cultura Científica e Movimento Social: Contributos para a Análise do Programa Ciência Viva, Oeiras, Celta Editora.

Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, e Patrícia Ávila (2007), “Cultura científica e modos de relação com a ciência”, em António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado e Patrícia Ávila (orgs.), Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), Lisboa, Celta Editora.

Dickson, David (2000), “Science and its public: the need for a ‘third way’”, Social Studies of Science, 30 (6).

Dierkes, Meinolf, e Claudia von Grote (orgs.) (2000), Between Understanding and Trust: The Public, Science and Technology, Amesterdão, Harwood Academic Publishers.

Durant, John (1993), “What is scientific literacy?”, em Jonh Durant e Jane Gregory (orgs.) Science and Culture in Europe, Londres, Science Museum.

Einsiedel, Edna F. (2000), “Understanding ‘publics’ in the public understanding of science”, em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (orgs.), Between Understanding and Trust: The Public, Science and Technology, Amesterdão, Harwood Academic Publishers.

Falk, John, e Lynn D. Dierking (2000), Learning from Museums: Visitor Experiences and the Making of Meaning, Nova Iorque, Altamira Press.

Falk, John H. (org.) (2001), Free-Choice Science Education: How We Learn Science Outside of School, Nova Iorque, Teachers College Press.

Felt, Ulrike (org.) (2000), “Why should the public ‘understand’ science? A historical perspective on aspects of public understanding of science”, em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (orgs.), Between Understanding and Trust: The Public, Science and Technology, Amesterdão, Harwood Academic Publishers.

Felt, Ulrike (2003), Optimising Public Understanding of Science and Technology, Final Report, disponível em http://www.univie.ac.at/virusss/opus/mpapers.html.

Gago, José Mariano (1990), Manifesto para a Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva.

Gago, José Mariano (1995), “Prefácio”, em Rómulo de Carvalho, A Física no Dia-a-Dia, Lisboa, Relógio D’Água.

Gil, Fernando (coord.) (1999), A Ciência Tal Qual se Faz, Lisboa, Edições João Sá da Costa.

Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2000), Cultura Científica e Participação Pública, Oeiras, Celta Editora.

Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2002), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote.

Gregory, Jane, e Steve Miller (1998), Science in Public, Londres/Nova Iorque, Basic Books.

Hilgartner, Stephen (1990), “The dominant view of popularization: conceptual problems, political uses”, Social Studies of Science, 20 (3).

Irwin, Alan, e Brian Wynne (1996), Misunderstanding Science? The Public Reconstruction of Science and Technology, Cambridge, Cambridge University Press.

Lewenstein, Bruce V. (1992), “The meaning of ‘public understanding of science’ in the United States after World War II”, Public Understanding of Science, 1 (1).

Machado, Fernando Luís, e Idalina Conde (1988), “A divulgação científica em Portugal: do lado da produção”, Sociologia, Problemas e Práticas, 5.

Machado, Fernando Luís, e Idalina Conde (1989), “Públicos da divulgação científica: imagens e sociografia”, Sociologia, Problemas e Práticas, 6.

Machado, Fernando Luís, Patrícia Ávila, e António Firmino da Costa (1995), “Origens sociais e estratificação dos cientistas”, em Jorge Correia Jesuíno (coord.), A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, Oeiras, Celta Editora.

Martinez, Margarida Senna, Patrícia Ávila, e António Firmino da Costa (1994), “A tensão superficial: ciência e organização num centro de investigação científica”, Sociologia, Problemas e Práticas, 16.

Miller, Jon D. (1992), “Toward a scientific understanding of the public understanding of science and technology”, Public Understanding of Science, 1 (1).

Miller, Steve, Paul Caro, Vassilis Koulaidis, Vladimir de Semir, Walter Staveloz, e Rosalia Vargas (2002), Report from the Expert Group ‘Benchmarking the Promotion of RTD Culture and Public Understanding of Science’, Bruxelas, European Commission.

Pinto, José Madureira (2007), “Ciências e progresso: contributos para uma epistemologia reformista”, em Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento.

Roqueplo, Philippe (1974), Le Partage du Savoir: Science, Culture, Vulgarisation, Paris, Seuil.

Scanlon, Eileen, Elizabeth Whitelegg, e Simeon Yates (orgs.) (1999), Communication Science: Contexts and Channels, Londres/Nova Iorque, Routledge.

Shamos, Morris H. (1995), The Myth of Scientific Literacy, Nova Jérsia, Rutgers University Press.

Shapin, Steven (1992), “Why the public ought to understand science-in-the-making”, Public Understanding of Science, 1 (1).

Shinn, Terry, e Richard Whitley (orgs.) (1985), Expository Science: Forms and Functions of Popularization, Dordrecht, D. Reidel Publishing Company.

The Royal Society (1985), The Public Understanding of Science, Londres, The Royal Society.

The Royal Society (2004), Science in Society, Londres, The Royal Society.

Wagensberg, Jorge (1992), “Public understanding in a science center”, Public Understanding of Science, 1 (1).

Wynne, Brian (1991), “Knowledges in context”, Science, Technology and Human Values, 16 (1).

 

* Investigadora do CIES-ISCTE. E-mail: cristina.conceicao@iscte.pt

** Investigadora do CIES-ISCTE. E-mail: carmo.gomes@iscte.pt

*** Investigadora do CIES-ISCTE e bolseira de doutoramento da FCT. E-mail: ines.pereira@iscte.pt

**** Investigador do CIES-ISCTE e bolseiro de doutoramento da FCT. E-mail: pedro.abrantes@iscte.pt

***** Professor do Departamento de Sociologia do ISCTE. Investigador do CIES-ISCTE. E-mail: antonio.costa@iscte.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons