SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Modos de relação com a músicaA biblioteca e os seus públicos: uma proposta interpretativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.53 Oeiras jan. 2007

 

A arte como discurso: a identidade como mercadoria

 

Rui Pedro Fonseca*

Resumo

Algumas das produções que têm vindo a ser desenvolvidas no campo da arte, desde os finais da década de 1950, surgem como reacções às diversas representações de identidades provenientes dos meios de comunicação. Os diferentes modos de configuração artística, relativos a estas representações tecnológicas, permitem assinalar os seus sistemas de códigos e inclusivamente obter algumas das reacções contraculturais provenientes do contexto social. As conjunções de signos patentes numa obra de arte, em conjugação com as correntes linguísticas e filosóficas, permitem leituras sociológicas eficazes relativas aos sistemas de representação da identidade cultural; simultaneamente destacam a sua relação íntima com as ideologias agregadas às mercadorias.

Palavras-chave representações, identidade, mercadoria, arte.

 

Abstract

Art as discourse: identity as merchandise

Some of the work that has been produced in the artistic field since the 1950s emerges as a reaction to the diverse representations of identity present in the media. The different forms of artistic configuration regarding these technological representations permit us to indicate their code systems and even to obtain some of the contra-cultural reactions from the social context. The arrangement of the signs presented in a work of art, together with the linguistic and philosophical lines of thinking, allows various effective sociological readings of the representation systems of cultural identity; simultaneously, they highlight their intimate relationship with the ideologies inherent in the products.

Key-words representations, identity, products, art.

 

Résumé

L’art comme discours: l’identité comme marchandise

Certaines des productions du champ artistique, qui se sont manifestées depuis les fins des années 1950, apparaissent comme des réactions aux diverses représentations d’identités provenant des moyens de communication. Les différentes manières de configuration artistique, relatifs à ces représentations technologiques, permettent de désigner leurs systèmes de codes et inclusivement obtenir certaines des réactions anti-culturelles provenant du contexte social. Les conjonctions de signes clairs dans une oeuvre d’art, en conjugaison avec les chaînes linguistiques et philosophiques, permettent des lectures sociologiques efficaces concernant les systèmes de représentation de l’identité culturelle; ils détachent simultanément leur relation intime avec des idéologies liées aux marchandises.

Mots-clés représentations, identité, marchandise, art.

 

Resumen

El arte como discurso: la identidad como mercaderías

Algunas de las producciones que se han desarrollado en el campo artístico desde finales de la década de 1950, surgen como reacciones a las diversas representaciones de identidad provenientes de los medios de comunicación. Las diferentes maneras de configuración artística, en relación a estas representaciones tecnológicas, permiten señalar sus sistemas de códigos e inclusive obtener algunas reacciones contra-culturales provenientes del contexto social. El conjunto de símbolos presentes en una obra de arte, junto con las corrientes lingüísticas y filosóficas permiten realizar lecturas sociológicas eficaces sobre los sistemas de representación de la identidad cultural, y simultáneamente, destacan su relación íntima a las ideologías relacionas con las mercaderías

Palabras-clave representaciones, identidad, mercadería, arte.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Baudrillard, Jean (1976), A Troca Simbólica e a Morte I, Lisboa Edições 70.         [ Links ]

Baudrillard, Jean (1984), Cultura y Simulacro, Barcelona, Ed. Kairos.

Baudrillard, Jean (s/d), A Sociedade de Consumo, Lisboa, Edições 70.

Callinicos, Alex (2004), “Introdução ao Capital de Karl Marx”, Revista Espaço Académico, 38.

Debord, Guy (2002), The Society of the Spectacle, Nova Iorque, Zone Books.

Fiske, John (1990), Introdução ao Estudo da Comunicação, Porto, Edições Asa.

Grosenick, Uta (2005), Mulheres Artistas nos Séculos XX e XXI, Lisboa, Taschen.

Harvey, David (2000), Condição Pós-Moderna (9.ª ed.), S. Paulo, Edições Loyola.

Heartney, Eleanor (2001), Pós-Modernismo, Lisboa, Editorial Presença

Jameson, Fredric (1991), Postmodernism, or the Cultural Logic of Late Capitalism, Verso.

Muñoz, Blanca (s/d), Sociologia de la Cultura de Masas, Madrid, Universidad Carlos III.

Osterwold, Tim (1999), Pop Art, Nova Iorque, Taschen.

Reckitt, Helena, e Peggy Phelan (2002/2003), Art and Feminism, Nova Iorque, Phaidon.

S .n. (18 de Março de 2005), “Sólo para las masas”, Remix Condensed en Contraindicaciones, Ediciones Simbióticas.

Soares, Holgonsi (1997), “Economia pós-moderna”, Jornal “a Razão”, Novembro.

 

 

*Doutorando na Facultad de Bellas Artes da Universidad del País Vasco. E-mail: fonsecarppd@hotmail.com | ruipedro.fons@gmail.com

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons