Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Sociologia, Problemas e Práticas n.53 Oeiras jan. 2007
Modos de relação com a música
Luís Melo Campos*
Resumo
Apresenta-se o conceito de modos de relação com a música que, compreendendo três planos conceptuais, organiza treze dimensões analíticas susceptíveis de operacionalização para efeitos de observação de situações empíricas. Trata-se de aprofundar de modo integrado um diversificado conjunto de relações específicas às práticas musicais, tipificando qualitativamente as modalidades da sua fruição em torno de dois pólos: o essencial e o relacional. Embora construído para analisar músicos profissionais, sustenta-se que o conceito é também adequado (com adaptações) para analisar consumos musicais, assim como outras sedes de produção cultural (intelectual e artística).
Palavras-chave sociologia, cultura, música, músicos.
Abstract
Ways of relating to music
The concept of ways of relating to music is presented, consisting of three conceptual levels and organized into thirteen analytical dimensions that may be operationalized for the purposes of observing empirical situations. It involves closely examining a diversified set of relationships specific to musical practices, in an integrated manner, qualitatively typifying the forms of enjoying them around two poles: the essential and the relational. Although formulated to analyze professional musicians, it is maintained that the concept is also suitable (with adaptations) for the analysis of musical consumptions and other spheres of cultural production (intellectual and artistic).
Key-words sociology, culture, music, musicians.
Résumé
Rapports à la musique
Cet article présente le concept de rapports à la musique, qui comprend trois plans conceptuels et qui organise treize dimensions analytiques susceptibles dêtre opérationnalisées aux fins dobservation de situations empiriques. Il sagit dapprofondir de façon intégrée un ensemble diversifié de rapports spécifiques aux pratiques musicales, en classant qualitativement leurs modalités selon deux pôles: lessentiel et le relationnel. Bien que ce concept ait été construit pour analyser les musiciens professionnels, larticle soutient quil est aussi indiqué (avec quelques adaptations) pour analyser les consommations musicales, ainsi que les autres domaines de production culturelle (intellectuelle et artistique).
Mots-clés sociologie, culture, musique, musiciens.
Resumen
Modos de relación con la música
Se presenta el concepto de modos de relación con la música que, abarcando tres planos conceptuales, organiza trece dimensiones analíticas, las cuales son operacionalizables con el fin de observar situaciones empíricas. Se trata de profundizar de modo integrado un diverso conjunto de relaciones específicas a las prácticas musicales, tipificando cualitativamente las modalidades de su usufructo en torno a dos polos: el esencial y el relacional. Más allá de ser construido para analizar músicos profesionales, se sostiene que el concepto también es adecuado (con adaptaciones) para analizar consumos musicales, así como otras sedes de producción cultural (intelectual y artística).
Palabras-clave sociología, cultura, música, músicos.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse dune Théorie de la Pratique, Genebra, Librairie Droz. [ Links ]
Campos, Luís Melo (2006), Músicos e Modos de Relação com a Música, dissertação de doutoramento, Lisboa, ISCTE.
Contador, António Concorda (2001), Cultura Juvenil em Portugal, Oeiras, Celta Editora.
Goffman, Erving (1983), A Representação do Eu na Vida Cotidiana, Petrópolis, Editora Vozes.
Hennion, Antoine (1981), Les Professionnels du Disque, Paris, Editions A. M. Métailié.
Lahire, Bernard (1998), LHomme Pluriel. Les Ressorts de lAction, Paris, Nathan, Essais & Recherches.
Peterson, Richard A. (1997), Creating Country Music. Fabricating Authenticity, Chicago/Londres, University of Chicago Press.
Santos, Maria de Lourdes Lima dos (2002), Amador ou profissional? Peças de um puzzle, OBS, Publicação Periódica do Observatório das Actividades Culturais, 11.
*Sociólogo. E-mail: luis.campos@iscte.pt