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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.51 Oeiras  2006

 

Autilização das TIC nas empresas portuguesas

Nuno de Almeida Alves*

 

Resumo

A utilização das TIC nas empresas portuguesas

Este artigo procura analisar a presença e utilização das tecnologias da informação e da comunicação, bem como das práticas de comércio electrónico nas empresas portuguesas. A análise da distribuição destes recursos é efectuada segundo o sector de actividade e a dimensão da empresa segundo o número de trabalhadores ao serviço. Procura-se ainda localizar a situação das empresas portuguesas face às suas congéneres europeias relativamente a esta matéria e avaliar o seu contributo no processo de construção de uma sociedade da informação e do conhecimento em Portugal.

Palavras-chave Tecnologias da informação e da comunicação, empresas, comércio electrónico

 

Abstract

The use of information and communication technologies in Portuguese enterprises

This article analyses the presence and use of information and communication technologies, as well as e-commerce practices, in Portuguese enterprises. The distribution of these resources is examined according to sector of activity and size of the enterprises. A comparison is made between Portuguese and European companies concerning their situation in this regard, as well as an evaluation of their contribution to building an information and knowledge society in Portugal.

Key-words  Information and communication technologies, companies, e-commerce

 

Résumé

L’utilisation des TIC au sein des entreprises portugaises

Cet article analyse la présence et l’utilisation des technologies de l’information et de la communication, ainsi que les pratiques du e-commerce dans les entreprises portugaises. La répartition de ces ressources est analysée selon le secteur d’activité et la taille des entreprises, en fonction de leurs effectifs. Une comparaison est également faite entre les entreprises portugaises et européennes concernant leur situation dans ce domaine, ainsi qu’une évaluation de leur contribution au développement d’une société de l’information et de la connaissance au Portugal.

Mots-clés  Technologies de l’information et de la communication, entreprises, e-commerce

 

Resumen

La utilización de las TIC en las empresas portuguesas

Este artículo analiza la presencia y el uso de las tecnologías de información y comunicación, así como las prácticas de comercio electrónico, en las empresas portuguesas. La distribución de estos recursos es analizada según el sector de actividad y la dimensión de las empresas. También es hecha una comparación entre empresas portuguesas y europeas acerca de su situación en esta materia, así como la evaluación de su aporte al desarrollo de una sociedad de información y conocimiento en Portugal.

Palabras-clave Tecnologías de la información y comunicación, empresas, comercio electrónico

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Fontes documentais

Alves, Nuno de Almeida (2004), “Planos de acção para a sociedade da informação e do conhecimento: mudança tecnológica e ajustamento estrutural”, Sociologia Problemas e Práticas, 44, pp. 109-133.         [ Links ]

Castells, Manuel (2000), The Information Age: Economy, Society and Culture, Volume I: The Rise of the Network Society (2.ª ed.), Oxford, Blackwell Publishers.

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Dosi, Giovanni, Christopher Freeman, Richard Nelson, e Luc Soete (orgs.) (1988), Technical Change and Economic Theory, Londres, Pinter Publishing.

Freeman, Chris, e Francisco Louçã (2002), As Time Goes By: From the Industrial Revolutions to the Information Revolution, Oxford, Oxford University Press.

Perez, Carlota (1983, 1996), “Structural change and the assimilation of new technologies in the economic and social systems”, Futures, 15 (5), pp. 357-375, em Christopher Freeman (org.), Long Wave Theory, Cheltenham, Edward Elgar (Elgar Reference Collection).

Perez, Carlota (2002), Technological Revolutions and Financial Capital: The Dynamics of Bubbles and Golden Ages, Cheltenham, Edward Elgar Publishing.

Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento (2003), Uma Nova Dimensão de Oportunidades: Plano de Acção para a Sociedade da Informação, Oeiras, Unidade de Missão Inovação e Conhecimento.

 

Documentos electrónicos

OSIC/UMIC (2003), Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação 2003 (Famílias) – Principais Resultados, http://www.osic.umic.pt/publicacoes/IUTICfamilias03.pdf

OSIC/UMIC (2002), Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação 2003 (Administração Pública Central) – Resultados 2002, http://www.osic.umic.pt/publicacoes/AP-Central2002.pdf

 

Bases de dados

Eurostat, Science and Technology, Information Society Statistics, http://epp.eurostat.cec.eu.int/portal/page?_pageid=0,1136250,0_45572555&_dad=portal&_schema=PORTAL

 

*Doutorado em Sociologia pelo ISCTE. E-mail: nalmeidaalves@gmail.com

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