SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51EditorialLa administración pública brasileña y las vicisitudes del paradigma de gestión gerencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.51 Oeiras  2006

 

Riefenstahl e Oliveira. Do inferno das imagens às imagens do degredo

Mauro Luiz Rovai*

 

Resumo

Riefenstahl e Oliveira: do inferno das imagens às imagens do degredo

O intuito deste texto é perscrutar a maneira de filmar de Leni Riefenstahl, para, em seguida, contrapô-la à de Manoel de Oliveira, cineasta cuja aposta estética compromete a vocação da imagem para a estetização do acontecimento, prática que notabilizou a realizadora alemã, a predileta de Hitler. Para tanto, foram escolhidas duas obras (O Triunfo da Vontade e Viagem ao Princípio do Mundo) que, desdobradas como “objetos” de análise, pudessem oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o “universo artificial”, visível, como dizia Jameson, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea.

Palavras-chave sociologia, cinema, imagens, acontecimento.

 

Abstract

Riefenstahl and Oliveira: from the hell of images to images from the exile

The aim of this text is to scrutinize Leni Riefenstahl’s manner of filming in order to subsequently contrast it with that of Manoel de Oliveira. Oliveira’s aesthetic choices compromise the vocation of image for aestheticizing events, a practice that made notable the German director, Hitler’s favorite. For this purpose, the author selected two works (Triumph of the Will and Voyage to the Beginning of The World) which, when broken down as analysis subjects, might provide input for comprehending some of the consequences of living in a society where the “artificial”, visible universe, in Jameson’s words, has become one the major arenas of the struggle of contemporary existence.

Key-words sociology, film, images, event.

 

Résumé

Riefenstahl et Oliveira: de l’enfer des images aux images de l’exil

Ce texte a pour objectif d’analyser la manière de filmer de Leni Riefenstahl, pour ensuite la confronter à celle de Manoel de Oliveira, cinéaste dont le pari esthétique remet en cause la vocation de l’image à esthétiser l’évènement. Une méthode qui, justement, a rendu célèbre Leni Riefenstahl, la réalisatrice préférée d’Hitler. Pour ce faire, deux oeuvres ont été choisies (Triomphe de la Volonté et Voyage au Début du Monde), qui, dedoublées en tant qu’ “objets d’analyse” peuvent contribuer à la compréhension de certaines des conséquences du fait de vivre dans une société où “l’univers artificiel”, “visible” comme disait Jameson, est devenu l’une des principales arènes de lutte de l’existence contemporaine.

Mots-clés sociologie, cinéma, images, évènement.

 

Resumen

Riefenstahl y Oliveira: del infierno de las imágenes a las imágenes del destierro

El propósito de este texto es escudriñar la manera de filmar de Leni Riefenstahl, para luego contraponerla a la de Manoel de Oliveira, cineasta cuya apuesta estética compromete la vocación de la imagen para la “ estetización ” del acontecimiento, práctica que evidenció la realizadora alemana, la predilecta de Hitler. Con esta finalidad, fueron elegidas dos obras (El Triunfo de la Voluntad y Viaje al Principio del Mundo) que, desplegadas como “objetos” de análisis, pudieran ofrecer subsidios a la comprensión de algunas consecuencias de vivirse en una sociedad en que el “universo artificial”, visible, como decía Jameson, se ha vuelto una de las principales arenas de lucha de la existencia contemporánea.

Palabras-clave sociología, cine, imágenes, acontecimiento.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Adorno, Theodor, e Max Horkheimer (1986), Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.         [ Links ]

Aumont, Jacques, e outros (1995), A Estética do Filme, Campinas-SP, Papirus.

Bazin, André (1991), O Cinema: Ensaios, São Paulo, Brasiliense.

Benjamin, Walter (1980), “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”, em Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, pp. 3-28.

Bergson, Henri (1971), A Evolução Criadora, Rio de Janeiro, Editora Opera Mundi.

Bergson, Henri (1988), Ensaios sobre os Dados Imediatos da Consciência, Lisboa, Edições 70.

Bergson, Henri (1990), “Da seleção das imagens para a representação: o papel do corpo”, em Matéria e Memória, São Paulo, Martins Fontes, pp. 9-57.

Cioran, Émile (1995), Breviário da Decomposição, Rio de Janeiro, Rocco.

Costa, José Manuel (1994), “A obra documental de Oliveira entre 1931 e 1963", em Homenagem a Manoel de Oliveira: V Encontros Internacionais de Cinema Documental, Amadora / Loures e outras, Ciência Gráfica Editora.

Da Costa, João Bénard (2001), “Pedra de toque: o dito Eterno Feminino na obra de Manoel de Oliveira”, Revista de Letras e Culturas Lusófonas, 12-13.

Deleuze, Gilles (1985), A Imagem-Movimento: Cinema I, São Paulo, Brasiliense.

Deleuze, Gilles (1990), A Imagem-Tempo: Cinema II, São Paulo, Brasiliense.

Ferreira, Manuel Cintra (1994), “A caixa”, em Textos Cinemateca Portuguesa, Lisboa, Pasta 59, pp. 396.

Foucault, Michel (1988), Vigiar e Punir: História da Violência nas Prisões, Petrópolis, Editora Vozes.

Jameson, Fredric (1995), As Marcas do Visível, Rio de Janeiro, Graal.

Menezes, Paulo (1994), “A questão do herói-sujeito em Cabra Marcado para Morrer, filme de Eduardo Coutinho”, Tempo Social, 6 (1-2), pp. 107-26.

Pessoa, Fernando (1986), Obras em Prosa, Rio de Janeiro, Nova Aguilar.

Riefenstahl, Leni (1993), Leni Riefenstahl: A Memoir, Nova Iorque, St. Martin’s Press.

Rovai, Mauro Luiz (2005), Imagem, Tempo e Movimento: Os Afetos “Alegres” no Filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl, São Paulo, Humanitas-USP / FAPESP.

Simmel, Georg (1987), “A metrópole e a vida mental”, em Otávio G. Velho (org.), O Fenômeno Urbano (4a ed.), Rio de Janeiro, Guanabara, pp. 11-25.

Sorlin, Pierre (1992), Sociología del Cine: La Apertura para la Historia de Mañana, México, Fondo de Cultura Económica.

Weber, Max (1974), “A ciência como vocação”, em Ensaios de Sociologia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, pp. 154-83.

Weber, Max (1980), Rejeições Religiosas do Mundo e Suas Direções (2 ed.), Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril.

Weber, Max (1986), “A ‘objetividade’ do conhecimento nas Ciências Sociais”, em Coleção Grandes Cientistas Sociais: Max Weber (vol. 13), São Paulo, Ática, pp. 79-127 e 128-41.

 

*Doutor em Sociologia pela USP. Professor de Sociologia no curso de Ciências Sociais da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Foi investigador pós-doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, Lisboa, com bolsa FAPESP. E-mail: maurovai@terra.com.br

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons