SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Los errores de Damásio: homenaje a una fuente de inspiración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.49 Oeiras sep. 2005

 

Portugal, um Lugar de Fronteira na Europa

Uma leitura de indicadores socioeducacionais

Susana da Cruz Martins*

 

Resumo

Portugal, um lugar de fronteira na Europa: uma leitura de indicadores socioeducacionais

Este artigo tem por base a identificação de padrões educacionais na Europa e tendências associadas, com recurso a uma selecção de estatísticas de comparação europeia. No sentido de completar um mosaico de configurações socioeducacionais na UE, surge como objectivo analítico complementar a leitura de indicadores que expressem, de alguma forma, as próprias condições e processos de escolarização da população nos vários países.

Palavras-chave Educação, comparação europeia, padrões de escolaridade, União Europeia.

 

Abstract

Portugal, a frontier area in Europe: an interpretation of socio-educational indicators

At the centre of this article is the identification of educational patterns in the European Union and the associated trends, on the basis of a selection of comparative European statistics. With a view to completing a mosaic of socio-educational configurations in the EU, one of its complementary analytical aims is to interpret indicators that, in some form, express the schooling conditions and processes of the various countries’ populations.

Key-words Education, European comparison, schooling patterns, European Union.

 

Résumé

Le Portugal, un lieu de frontière en Europe: une lecture d’indicateurs socio-éducatifs

Cet article repose sur l’identification de standards éducatifs en Europe et de tendances y associées, grâce à une sélection de statistiques de comparaison européenne. Afin de compléter une mosaïque de configurations socio-éducatives dans l’UE, l’auteur se donne comme objectif analytique d’en étoffer la lecture avec des indicateurs qui expriment, en quelque sorte, les conditions et les processus de scolarisation de la population dans les différents pays.

Mots-clés Éducation, comparaison européenne, standards de scolarité, Union européenne.

 

Resumen

Portugal, un lugar de frontera en Europa: una lectura de indicadores socio-educacionales

Este artículo tiene como base la identificación de patrones educacionales en Europa y tendencias asociadas, apelando a una selección de estadísticas de comparación europea. Con la intención de completar un mosaico de configuraciones socio-educacionales en la UE, surge como objetivo analítico complementario la lectura de indicadores que expresen, de alguna forma, las propias condiciones y procesos de escolarización de la población en los diferentes países.

Palabras-clave Educación, comparación europea, patrones de escolaridad, Unión Europea.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Almeida, João Ferreira de, Luís Capucha, António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado e Anália Torres (2000), “Sociedade”, em António Reis (coord.), Portugal Ano 2000: Retrato de um País em Mudança, Mem Martins, Círculo de Leitores, pp. 35-72.         [ Links ]

Almeida, João Ferreira de, Patrícia Ávila, José Luís Casanova, António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado, Susana da Cruz Martins, e Rosário Mauritti (2003), Diversidade na Universidade: Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, Oeiras, Celta.

Ávila, Patrícia (2004), “Desenvolver as competências-chave dos adultos: novos modelos de formação na sociedade portuguesa”, seminário de investigação, programa de doutoramento em sociologia, Departamento de Sociologia/ISCTE (policopiado).

Azevedo, Joaquim (2002), O Fim de um Ciclo? A Educação em Portugal no Início do Século XXI, Porto, Asa.

Balsa, Casimiro Marques, José Vasconcelos Simões, Pedro Belchior Nunes, Renato Emídio do Carmo, e Ricardo Oliveira Campos (2001), Perfil dos Estudantes do Ensino Superior: Desigualdades e Diferenciação, Lisboa, Edições Colibri.

Baudelot, Christian, e Roger Establet (1992), Allez les Filles!, Paris, Maspero.

Bourdieu, Pierre (1979), La Distinction: Critique Sociale du Jugement, Paris, Minuit.

Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron (s/d), A Reprodução, Lisboa, Editorial Vega.

Commission of The European Communities (2004), Progress Towards the Common Objectives in Education and Training: Indicators and Benchmarks, Bruxelas, CEC.

Costa, António Firmino da, Rosário Mauritti, Susana da Cruz Martins, Fernando Luís Machado, e João Ferreira de Almeida (2000), “Classes sociais na Europa”, Sociologia, Problemas e Práticas, 34, pp. 9-46.

Crompton, Rosemary (2003), “Class and gender beyond the ‘cultural turn’”, Sociologia, Problemas e Práticas, 42, pp. 9-24.

Deem, Rosemary (1992), “Schooling and gender: the cycle of discrimination”, em James Lynch, Celia Modgil e Soham Modgil (orgs.), Cultural Diversity and the Schools, volume 3, “Equity or Excellence? Education and Cultural Reproduction”, Londres, The Falmer Press.

Derouet, Jean-Louis (2002), “A sociologia das desigualdades em educação posta à prova pela segunda explosão escolar: deslocamento dos questionamentos e reinício da crítica”, Revista Brasileira de Educação, 21, pp. 5-16.

European Commission/Education and Culture (2001), Basic Indicators on the Incorporation of ICT into European Education Systems: Facts and Figures, Bruxelas, CE.

European Commission/Education and Culture (2002), Key Data on Education in Europe 2002, Bruxelas, CE.

European Commission/Education and Culture (2004), Key Data on Information and Communication Technology in Europe 2004, Bruxelas, CE.

Goldthorpe, John H. (org.), Catriona Llewellyn, e Clive Payne (1980), Social Mobility and Class Structure in Modern Britain, Oxford, Clarendon Press.

Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa.

HIS (2005), Eurostudent Report 2005: Social and Economics Conditions of Student Life in Europe 2005: Synopsis of Indicators, em http://www.his.de/Abt2/Auslandsstudium/Eurostudent/index.htm (Junho, 2005).

Lahire, Bernard (2000), “Savoirs et techniques intellectuelles à l’école primaire”, em Agnés Van Zanten, L´École: l’État des Savoirs, Paris, Éditions La Découverte.

Machado, Fernando Luís, António Firmino da Costa, Rosário Mauritti, Susana da Cruz Martins, José Luís Casanova e João Ferreira de Almeida (2003), “Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 66, pp. 45-80.

Martins, Susana da Cruz, Rosário Mauritti, e António Firmino da Costa (2005), Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal, Lisboa, DGES/MCTES.

Mauritti, Rosário (2003), “Caracterização e origens sociais”, em João Ferreira de Almeida, Patrícia Ávila, José Luís Casanova, António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado, Susana da Cruz Martins e Rosário Mauritti, Diversidade na Universidade: Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, Oeiras, Celta.

OECD (2004), Education at a Glance, Paris, OECD.

Perrenoud, Philippe (2002), Porquê Construir Competências a Partir da Escola?, Porto, Asa Editora.

Portugal, Pedro (2004), “Mitos e factos sobre o mercado de trabalho português: a trágica fortuna dos licenciados”, Boletim Económico, Banco de Portugal, Março de 2004, em http://www.bportugal.pt/publish/bolecon/docs/2004_1_3_pdf (Fevereiro, 2005).

Rodrigues, Maria de Lurdes (1999), Os Engenheiros em Portugal, Oeiras, Celta.

Ropé, Françoise (2000), “Savoirs, savoirs scolaires et compétences”, em Agnés Van Zanten, L´Ecole, l’État des Savoirs, Paris, Éditions La Découverte.

Sebastião, João (1998), “Os dilemas da escolaridade: universalização, diversidade e inovação”, em José Manuel Leite Viegas e António Firmino da Costa (orgs.), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta, pp. 311-327.

Vallet, Louis-André (1999), “Quarante années de mobilité sociale en France: l’évolution de la fluidité sociale à la lumiére de modèles récents”, Revue Française de Sociologie, XL (1), pp. 5-64.

Vester, Michael (2003), “Class and culture in Germany”, Sociologia, Problemas e Práticas, 42, pp. 25-40.

 

*Susana da Cruz Martins. Investigadora do CIES/ISCTE. Bolseira de doutoramento da FCT. E-mail: Susana.martins@iscte.pt

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons