SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Risco, prevenção e prova de VIH em homens que têm relações sexuais com homensUm contributo acerca da abstenção eleitoral em revista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.47 Oeiras jan. 2005

 

Globalização e Europeização das Políticas Educativas

Percursos, processos e metamorfose

Fátima Antunes*

 

Resumo

Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfoses

Neste trabalho, focaliza-se um dos níveis que, nas últimas décadas, tem vindo a assumir uma importância crescente na configuração do campo da educação: o nível supranacional. Centramos a atenção na União Europeia, investigando o modo como a educação tem sido considerada e definida no contexto comunitário e as possíveis implicações desses processos ao nível dos sistemas de ensino dos estados-membros. As dinâmicas de europeização e de constituição de um referencial global europeu para as políticas educativas assumem hoje uma intensidade, amplitude e profundidade de intervenção claramente distantes daquelas que ocorriam há apenas uma década atrás. Nesse sentido, a União Europeia, e outras plataformas intergovernamentais regionais como o processo de Bolonha, constituem instâncias de mediação que criam, filtram e veiculam os processos de globalização.

Palavras-chave União Europeia e educação, processo de Bolonha.

 

Abstract

Globalization and europeanisation of educational policies: pathways, processes and transformations

This article focuses on one of the levels which over recent decades has become increasingly important in shaping the field of education, the supranational level. We focus our attentions on the European Union, and investigate the way education has been viewed and defined in the Community context and the potential implications of these processes at the level of member-states’ educational systems. Today’s processes of Europeanisation and establishment of an overall European frame of reference for educational policies are far more concentrated, broader and deeper in the scope of intervention than those which prevailed even ten years ago. In this sense, the European Union, and other regional inter-governmental platforms such as the Bologna process, are instances of mediation which generate, filter and convey the processes of globalization.

Key-words European Union and education, Bologna process.

 

Résumé

Mondialisation et européanisation des politiques éducatives: parcours, processus et métamorphoses

Ce travail aborde l’un des niveaux qui a pris, au cours des dernières décennies, une importance croissante dans la configuration du champ de l’éducation, le niveau supranational. La recherche est centrée sur l’Union européenne, afin d’analyser comment l’éducation est considérée et définie dans le contexte communautaire, ainsi que les implications éventuelles de ces processus au niveau des systèmes d’enseignement des États membres. Les dynamiques d’européanisation et de constitution d’un référentiel global européen pour les politiques éducatives revêtent aujoud’hui une intensité, une étendue et une profondeur d’intervention bien différentes de celles que l’on pouvait observer il y a seulement une dizaine d’années. Dans ce contexte, l’Union européenne, et d’autres plates-formes intergouvernementaires régionales, comme le processus de Bologne, constituent des instances de médiation qui créent, filtrent et véhiculent les processus de mondialisation.

Mots-clés Union européenne et éducation, processus de Bologne.

 

Resumen

Globalización y europeización de las políticas educativas: recorridos, procesos y metamorfosis.

En este trabajo se enfoca uno de los niveles que, en las últimas décadas, ha asumido una importancia creciente en la configuración del campo de la educación, el nivel supranacional. Centramos la atención en la Unión Europea investigando el modo en el que la educación ha sido considerada y definida en el contexto comunitario y las posibles implicaciones de esos procesos al nivel de los sistemas de enseñanza de los estados-miembro. Las dinámicas de europeización y de constitución de un referente global europeo para las políticas educativas asumen hoy una intensidad, amplitud y profundidad de intervención claramente distantes de aquellas que tenían lugar hace apenas una década. En ese sentido, la Unión Europea, y otras plataformas intergubernamentales regionales como el Proceso de Bolonia, constituyen instancias de mediación que crean, filtran y sirven de vehículo a los procesos de globalización.

Palabras-llave Unión Europea e educación, proceso de Bolonia.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

Livros e artigos científicos

Andersen, Svein S., e Kjell A. Eliassen (1993a), “The EC as a new political system”, em S. S. Andersen e K. Eliassen, Making Policy in Europe: The Europeification of National Policy-Making, Londres, Sage, pp. 3-18.         [ Links ]

Andersen, Svein S., e Kjell A. Eliassen (1993b), “Policy-making in the new Europe”, em S. S. Andersen e K. Eliassen, Making Policy in Europe: The Europeification of National Policy-Making, Londres, Sage, pp. 255-263.

Andersen, Svein S., e Kjell A. Eliassen (orgs.) (1993c), Making Policy in Europe: the Europeification of National Policy-Making, Londres, Sage.

Antunes, Fátima (1996), “Uma leitura do ‘Livro Branco: sobre crescimento, competitividade e emprego’ do ponto de vista da educação”, Educação, Sociedade e Culturas, 6, pp. 95-115.

Antunes, Fátima (1999a) “A Comunidade/União Europeia e a transnacionalização da educação: elementos para debate”, em A. Estrela e J. Ferreira (orgs.), Educação e Política: Actas do II Congresso Internacional da AIPELF/AFIRSE, 2.º vol., Lisboa, AFIRSE Portuguesa/ Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, pp. 855-868.

Antunes, Fátima (1999b), “Orientações e mudanças para a educação no contexto comunitário: alguns elementos e breves anotações”, em AA. VV., Investigar e Formar em Educação: Actas do IV Congresso da SPCE, 1.º vol., Porto, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 399-412.

Antunes, Fátima (2001), “Os locais das escolas profissionais: novos papéis para o estado e a europeização das políticas educativas”, em S. R. Stoer, L. Cortesão e J. A. Correia (orgs.), Transnacionalização da Educação: da Crise da Educação à “Educação” da Crise, Porto, Afrontamento, pp. 163-208.

Antunes, Fátima (2003), Políticas Educativas Nacionais e Globalização: Novas Instituições e Processos Educativos: O Subsistema de Escolas Profissionais em Portugal (1987-1998), dissertação de doutoramento, Braga, Universidade do Minho.

Beukel, Erik (1993), “Education”, em S. S. Andersen e K. Eliassen, Making Policy in Europe: The Europeification of National Policy-Making, Londres, Sage, pp. 155-170.

Brine, Jacky (1998), “The European Union’s discourse of ‘equality’ and its education and training policy within the post-compulsory sector”, Journal of Education Policy, 13 (1), pp. 137-152.

Castells, Manuel (1997), The Information Age: Economy, Society and Culture, vol. II, The Power of Identity, Oxford, Blackwell Publishers.

Comissão das Comunidades Europeias (1995), Livro Branco sobre a Educação e a Formação: Ensinar e Aprender: Rumo à Sociedade Cognitiva, Luxemburgo, Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias.

Comissão Europeia (1994), Crescimento, Competitividade, Emprego: Os Desafios e as Pistas para Entrar no Século XXI: “Livro Branco”, Luxemburgo, Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias.

Comissão Europeia (2002), Educação e Formação na Europa: Sistemas Diferentes, Objectivos Comuns para 2010, Luxemburgo, Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias.

Dale, Roger (1999), “Specifying globalization effects on national policy: a focus on the mechanisms”, Journal of Education Policy, 14 (1), pp. 1-17.

Dale, Roger (2000a), “Globalization: a new world for comparative education?”, em J. Schriewer (org.), Discourse Formation in Comparative Education, Berlim, Peter Lang, pp. 87-109.

Dale, Roger (2000b), “Globalization and education: demonstrating a ‘common world educational culture’ or locating a ‘globally structured educational agenda’?”, Educational Theory, 50 (4), pp. 427-448.

Dale, Roger, e Susan Robertson (2000), “Regional organizations as a medium of globalization of education”, comunicação apresentada ao workshop: Reflecting Globalization Effects on National Education Policy: the Perspective from East Asia, City University of Hong Kong, Setembro de 2000 (policopiado).

Field, Jonh (1998), European Dimensions: Education, Training and the European Union, Londres, Jessica Kingsley Publishers.

Lima, Licínio C. (2003), “Formação e aprendizagem ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró”, em AA. VV., Cruzamento de Saberes, Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 129-148.

Mény, Yves, Pierre Muller, e Jean-Louis Quermonne (orgs.) (1995), Politiques Publiques en Europe, Paris, L’Harmattan.

Nóvoa, António (1998), Histoire & Comparaison: Essais sur l’ Éducation, Lisboa, Educa.

Pinto, José M. (2003), “Síntese”, em AA. VV., Cruzamento de Saberes, Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 207-220.

Rodríguez, Víctor (1993), “De Roma a Maastricht: 35 anõs de cooperación comunitaria en educación”, Revista de Educación, 301, pp. 7-24.

Santos, Boaventura de S. (1998), Reinventar a Democracia, Lisboa, Fundação Mário Soares/ Gradiva.

Santos, Boaventura de S. (2001a), “Os processos de globalização”, em Boaventura de S. Santos (org.), Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto, Afrontamento, pp. 31-106.

Santos, Boaventura de S. (org.) (2001b), Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto, Afrontamento.

Documentos electrónicos

Comissão das Comunidades Europeias (2003), Comission staff working document. Implementation of the “Education & Training 2010", SEC (2003) 1250, em http://europa.eu.int/comm/education/policies/2010/doc/staff-work (Dezembro, 2003).

Conselho “Educação, Juventude e Cultura” (2003), (2503.ª sessão), 8430/03 (presse 114), em http://eu.eu.int/pressData/pt/educ/7574.pdf (Junho, 2003).

Copenhagen Coordination Group (2003), Enhanced Cooperation in Vocational Education and Training. Stocktaking report of the Copenhagen Coordination Group, October 2003, em http://europa.eu.int.comm/education (Dezembro, 2003).

Council of the European Union (2004), “Education & Training 2010" The Success of the Lisbon Strategy Hinges on Urgent Reforms, doc 6905/04 Educ 43, em http://europa.eu.int.comm/education (Maio, 2004).

Declaração de Bolonha (1999), Joint Declaration of the European Ministers of Education, Convened in Bologna on the 19th of June 1999, em http://www.europa.eu.int/comm/education/bologna_en.html (Setembro, 2003).

Newsletter (2003), Education and Culture at a Glance, Newsletter 14 July 2003, em http://europe.eu.int/comm/dgs/education-culture/publ/news/newsletter (Dezembro, 2003)

Processo de Bolonha, em http://www.mces.gov.pt/docs/ficheiros/processo_bolonha_0.pdf (Maio, 2004).

Sorbonne Joint Declaration (1998), Sorbonne Joint Declaration. Joint Declaration on Harmonization of the Arquitecture of the European Higher Education System by the Four Ministers in Charge for France, Germany, Italy and the United Kingdom. Paris, the Sorbonne, May 25 1998 (2003), em http://www.bologna-berlin2003.de/pdf/Sorbonne_declaration.pdf (Setembro, 2003).

Towards a European Area of Higher Education and Research: Strategies and Perspectives (2003), em http://www.bologna-berlin2003.de/de/aktuel/Friedrich/Friedrich_Interview_eng.htm (Setembro, 2003).

 

*Fátima Antunes. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. E-mail: fantunes@iep.uminho.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons