SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Representaciones sociales de las matemáticas: &iquestla bella o la bestia?Un proceso de problematización social: las drogas en el Diário de Notícias (1974/1993) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.46 Oeiras sep. 2004

 

RELAÇÕES INTERGERACIONAIS, APOIO FAMILIAR E TRANSIÇÕES JUVENIS PARA A VIDA ADULTA EM PORTUGAL

 

Lia Pappámikail *

 

Resumo

Relações intergeracionais, apoio familiar e transições juvenis para a vida adulta em Portugal

O presente artigo pretende dar conta da articulação entre relações/culturas familiares e transições para a vida adulta integrando-a, simultaneamente, no debate acerca dos limites e fronteiras da individualização nas trajectórias juvenis. Com efeito, a partir da apresentação de resultados exploratórios resultantes da participação portuguesa numa pesquisa comparativa europeia (Families and Transitions in Europe), é atribuída uma particular ênfase às estratégias de apoio familiar e aos valores, representações e atitudes a elas associadas por pais e filhos, numa aproximação intergeracional das questões relacionadas com as trajectórias juvenis (escolares, profissionais e pessoais).

Palavras-chave Relações intergeracionais, transições para a vida adulta, apoio familiar, individualização.

 

Abstract

Intergenerational relationships, family support and the transition of young people to adult life in Portugal

This article seeks to give an account of the co-ordination between family relationships/cultures and transitions to adult life, simultaneously integrating this into the debate on the limits and boundaries of the individualization of youth trajectories. In effect, on the basis of the exploratory results of the Portuguese participation in a comparative European research task (Families and Transitions in Europe), particular emphasis is given to family support strategies and the values, representations and attitudes associated with them by parents and children, in an intergenerational coming together of the issues related with the (personal, professional and school) life trajectories of the young people.

Key-words Intergenerational relationships, transitions to adult life, family support, individualization.

 

Résumé

Relations intergénérationnelles, soutien familial et transitions juvéniles vers la vie adulte au Portugal

Cet article rend compte de l’articulation entre relations/cultures familiales et transitions vers la vie adulte, tout en la resituant dans le débat autour des limites et des frontières de l’individualisation dans les trajectoires juvéniles. A partir de la présentation des résultats exploratoires issus de la participation portugaise à une recherche comparative européenne (Families and Transitions in Europe), l’accent est mis sur les stratégies de soutien familial et sur les valeurs, les représentations et les attitudes qui y sont associées par les parents et les enfants, selon une approche intergénérationnelle des parcours de vie des jeunes, au plan scolaire, professionnel et personnel.

Mots-clés Relations intergénérationnelles, transitions vers la vie adulte, soutien familial, individualisation.

 

Resumen

Relaciones intergeneracionales, apoyo familiar y transiciones juveniles hacia la vida adulta en Portugal

El presente artículo pretende tratar la articulación entre relaciones/culturas familiares y transiciones hacia la vida adulta integrándola, simultáneamente, en el debate sobre los límites y fronteras de la individualización en las trayectorias juveniles. En efecto, a partir de la presentación de los resultados exploratorios resultantes de la participación portuguesa en una encuesta comparativa europea (Families and Transitions in Europe), se atribuye un énfasis particular a las estrategias de apoyo familiar y a los valores, representaciones y actitudes a ellas asociadas por padres e hijos, en una aproximación intergeneracional de las cuestiones/asuntos relacionados con las trayectorias juveniles (escolares, profesionales y personales).

Palabras-clave Relaciones intergeneracionales, transiciones hacia la vida adulta, apoyo familiar, individualización.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

Livros e artigos científicos

Abrantes, Pedro (2003), “Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade”, Sociologia, Problemas e Práticas, 41, pp. 93-115.         [ Links ]

Ball, Stephen J., Meg Maguire, e Sheila Macrae (2000), “Space, work and the ‘new urban economies’”, Journal of Youth Studies, 3 (2), pp. 279-300.         [ Links ]

Bawin-Legros, Bernadette, e Jean-François Stassen (2002), “Intergenerational solidarity: between the family and the state”, Current Sociology, 50 (2), pp. 175-183 (9).         [ Links ]

Biggart, Andy, David Cairns, José Machado Pais, Lia Pappámikail, René Bendit, e Kerstin Hein (2003), Families and Transitions in Europe: Survey Report of Young Adults in Education and Training Institutions, University of Ulster, Junho 2003 (policopiado).         [ Links ]

Côté, James E. (2002), “The role of identity capital in the transition to adulthood: the individualization thesis examined”, Journal of Youth Studies, 5 (2), pp. 117-134.         [ Links ]

Ferrão, João, e Fernando Honório (1999), Saída Prematura do Sistema Educativo: Aspectos da Situação, Causas e Perspectivas em Termos de Emprego e Formação, Lisboa, Observatório do Emprego Formação Profissional.         [ Links ]

Figueiredo, Alexandra, Catarina Silva, e Vítor Ferreira (1999), Jovens em Portugal: Análise Longitudinal de Fontes Estatísticas, Oeiras, Celta Editora.         [ Links ]

Furlong, Andy, e Fred Cartmel (1997), Young People and Social Change: Individualization and Risk in Late Modernity, Buckingham, Open University Press.         [ Links ]

Galland, Olivier (1997), Sociologie de la Jeunesse, Paris Armand-Colin.         [ Links ]

Gomes, Maria do Carmo (2003), “Literexclusão na vida quotidiana”, Sociologia, Problemas e Práticas, 41, pp. 63-92.         [ Links ]

Green, Eileen, Wendy Mitchell, e Robin Bunton (2000), “Contextualizing risk and danger: an analysis of young people’s perceptions of risk” Journal of Youth Studies, 3 (2), pp. 109-126.         [ Links ]

Inglehart, Ronald (1990), Culture Shift in Advanced Industrial Society, Princeton, NJ, Princeton University Press.         [ Links ]

Inglehart, Ronald (1997), Modernization and Postmodernization: Cultural, Economic, and Political Change in 43 Societies, Princeton, NJ, Princeton University Press.         [ Links ]

Lewis Suzan, e outros (1999), Futuros em Suspenso: Jovens Europeus Falam Acerca da Conciliação entre Trabalho e Família, Lisboa, ISCTE.         [ Links ]

Mateus, Sandra (2002), “Futuros prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9.º ano”, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, pp. 117-150.         [ Links ]

Mauritti, Rosário (2002), “Padrões de vida dos estudantes universitários nos processos de transição para a vida adulta”, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, pp. 85-116.         [ Links ]

Mead, Margaret (1971), Le Fosse des Générations, Paris, Denoël-Conthier.         [ Links ]

Nilsen, Ann (1998), “Jovens para sempre?”, dossiê jovens europeus e o futuro: emprego e vida familiar, Sociologia, Problemas e Práticas, 27, pp. 59-78.         [ Links ]

Nilsen, Ann, Maria das Dores Guerreiro, e Julia Brannen (2001), “’Most choices involve money’: different pathways to adulthood”, em Julia Brannen e outros (orgs.), Young Europeans, Work and Family: Futures in Transition, Londres e Nova Iorque, Routledge, pp. 162-184.         [ Links ]

Nunes, João Arriscado (1995), “Com mal ou com bem, aos teus te atém: as solidariedades primárias e os limites da sociedade providência”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 42, pp. 5-25.         [ Links ]

Pais, José Machado (1996), “A geração yô-yô”, em Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces Outros Olhares: As Ciências Sociais nos Países de Língua Portuguesa e os Desafios Contemporâneos, Actas do III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Julho de 1994.         [ Links ]

Pais, José Machado (org.) (1998), Gerações e Valores na Sociedade Portuguesa, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.         [ Links ]

Pais, José Machado (org.) (2001) Ganchos, Tachos e Biscates, Lisboa, Editora Âmbar.         [ Links ]

Pais, José Machado (2003) “The multiple faces of the future in the labyrinth of life”, Journal of Youth Studies, 6 (2), pp. 115-126.         [ Links ]

Pais, José Machado, e Manuel Villaverde Cabral (orgs.) (1998), Jovens Portugueses de Hoje, Oeiras, Celta Editora.         [ Links ]

Plug, Wim, Elke Zeijl, e Manuela du Bois-Reymond (2003), “Young people’s perceptions on youth and adulthood: a longitudinal study from the Netherlands”, Journal of Youth Studies, 6 (2), pp. 127-144.         [ Links ]

Rudd, Peter, e Karen Evans (1998), “Structure and agency in youth transitions: student experiences of vocational further education”, Journal of Youth Studies, 1 (1), pp. 39-62.         [ Links ]

Santos, Boaventura de Sousa (1993), Portugal: Um Retrato Singular, Porto, Edições Afrontamento.         [ Links ]

Schneider, Judy (2000), “The increasing financial dependency of young people on their parents”, Journal of Youth Studies, 3 (2), pp. 5-20.         [ Links ]

Solomon, Yvette, Jo Lewis, Charlie Warin, e Wendy Langford (2002), “Intimate talk between parents and their teenage children: democratic openness or covert control?”, Sociology, 36 (4), pp. 965-1002.         [ Links ]

Wall, Karin, Pedro Vasconcelos, Sofia Aboim, e Vanessa Cunha (2001), “Families and informal support networks in Portugal: the reproduction of inequality”, Journal of European Social Policy, II (3), pp. 213-233.         [ Links ]

Wyn, Johana, e Peter Dwyer (1999), “New directions in research on youth in transition” Journal of Youth Studies, 2 (1), pp 5-21.         [ Links ]

Documento electrónico

Pappámikail, Lia (2004), Families and Transition in Europe, WP3 and WP4, National Report, Portugal, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, http://www.socsci.ulst.ac.uk/policy/fate/pubs/3%20Portugal%20national%20report. pdf (Setembro de 2004).         [ Links ]

 

* Lia Pappámikail. Socióloga. Doutoranda e investigadora associada júnior do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. E-mail: lia.almeida@ics.ul.pt

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons