SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45El poder de las redes o las redes del poder: análisis estratégica en una organización con intranetLa sociología de las desigualdades de educación en una sociedad crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.45 Oeiras mayo 2004

 

SOCIOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

A distância entre nós

Pedro Abrantes *

 

Sociologia e ciências da educação: a distância entre nós

Resumo

Existirá uma diferença fundamental entre a investigação desenvolvida pela sociologia e pelas ciências da educação? Através do aparelho teórico-metodológico da sociologia da ciência, ensaia-se uma pequena análise exploratória das relações entre dois campos científicos (sociologia e ciências da educação) em Portugal, em particular, na produção de um subcampo de fronteira (sociologia da educação). Esta análise parte da comparação entre textos-síntese e comunicações apresentadas entre 1985 e 2000 em cada um dos campos e centra-se em quatro pontos essenciais: o desenvolvimento dos campos em Portugal; instituições e protagonistas; metodologias e objectos de estudo; posições e demarcações epistemológicas.

Palavras-chave Sociologia, ciências da educação, sociologia da educação, sociologia da ciência.

 

Sociology and educational science: the distance between us

Abstract

Does an essential difference between research developed by sociology and by educational science actually exist? Through the sociology of science’s theoretical and methodological apparatus, a small exploratory analysis of the relations between two scientific fields (sociology and by educational science), specially in the production of a borderline sub-field (sociology of education) is accomplished. This analysis is based on the comparison among key-texts and papers presented in 1985-2000 in each field, and it focuses on four topics: development of both fields in Portugal; institutions and agents; methodologies and themes; epistemological positions and divergences.

Key-words Sociology, education science, sociology of education, sociology of science.

 

Sociologie et sciences de l'éducation: la distance entre nous

Résumé

Y a-t-il une différence fondamentale entre la recherche sociologique et celle des sciences de l’éducation ? À travers l’appareil théorico-méthodologique de la sociologie de la science, cet article fait une petite analyse exploratoire des relations entre deux domaines scientifiques (sociologie et sciences de l’éducation) au Portugal, en particulier, en ce qui concerne la production d’un sous-domaine frontière (sociologie de l’éducation). Cette analyse part de la comparaison entre textes-synthèses et communications présentées entre 1985 et 2000 dans chacun des domaines et elle se centre sur quatre points essentiels: développement de ces domaines scientifiques au Portugal; institutions et acteurs; méthodologies et objets d’étude; positions et délimitations épistémologiques.

Mots-clés Sociologie, sciences de l’éducation, sociologie de l’éducation, sociologie de la science.

 

Sociología y ciencias de la educacíon: la distancia entre nosotros

Resumen

¿Existe una diferencia fundamental entre la investigación desarrollada por la sociología y por las ciencias de la educación? Por medio del aparato teórico y metodológico de la sociología de la ciencia, se ensaya un análisis exploratorio de las relaciones entre dos campos científicos (sociología y ciencias de la educación) en Portugal, en particular, en la producción de un sub-campo de frontera (sociología de la educación). Este análisis está fundado en la comparación entre textos-síntesis y artículos presentados entre 1985 y 2000 en cada uno de los campos y está centrado en cuatro puntos: el desarrollo de los campos en Portugal; instituciones y agentes; metodologías y objetos de estudio; posiciones y distinciones epistemológicas.

Palabras-clave Sociología, ciencias de la educación, sociología de la educación, sociología de la ciencia.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Almeida, João Ferreira de (1992), “Sociologia”, em José Mariano Gago (org.), O Estado das Ciências em Portugal, Lisboa, Dom Quixote.         [ Links ]

APS (1990), A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Século: Actas do I Congresso Português de Sociologia, Lisboa, APS, Fragmentos.         [ Links ]

APS (1993), Estruturas Sociais e Desenvolvimento: Actas do II Congresso Português de Sociologia, Lisboa, APS, Fragmentos.         [ Links ]

APS (1996), Práticas e Processos de Mudança Social: Actas do III Congresso Português de Sociologia, Oeiras, Celta Editora (CD-ROM).         [ Links ]

APS (2002), Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos, Actas do IV Congresso Português de Sociologia, Oeiras, Celta Editora (CD-ROM).         [ Links ]

Barroso, João (1999), “Da cultura da homogeneidade à cultura da diversidade: construção da autonomia e gestão do currículo”, Fórum: Escola, Diversidade, Currículo, Lisboa, Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, Instituto de Inovação Curricular, pp. 79-92.         [ Links ]

Bernstein, Basil (1975), Class, Codes and Control, Londres, Routledge & Kegan Paul.         [ Links ]

Bourdieu, Pierre (2001), Science de la Science et Reflexivité, Paris, Raison d’Agir.         [ Links ]

Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron (1964), Les Héritiers: Les Étudiants et la Culture, Paris, Minuit.         [ Links ]

Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron (1970), A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino, Lisboa, Vega.         [ Links ]

Campos, Bártolo Paiva (1993), “As ciências da educação em Portugal”, Inovação, 6, pp. 11-28.         [ Links ]

Caria, Telmo (1995), “Debater a sociologia da educação em Portugal”, Fórum Sociológico, FCSH-UNL, 6, pp. 33-49.         [ Links ]

Correia, José Alberto, e Stephen R. Stoer (1995), “Investigação em educação em Portugal: esboço de uma análise crítica”, em Bártolo Campos (org.), A Investigação Educacional em Portugal, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, pp. 53-75.         [ Links ]

Correia, José Alberto (1998), “Conferência de abertura do 1.º congresso das licenciaturas em ciências da educação”, Actas do l.º Congresso da LCE: Ciências da Educação: Profissões e Espaços Sociais, Porto: FPCEUP, pp. 15-28.         [ Links ]

Fernandes, Rogério (1978), O Pensamento Pedagógico em Portugal, Biblioteca Breve, Lisboa, Instituto de Cultura Portuguesa.         [ Links ]

Grácio, Rui (1991), “Das ciências da educação em Portugal”, em Ciências da Educação em Portugal: Situação Actual e Perspectivas, Actas do I Congresso da SPCE, Porto, SPCE, pp. 13-21.         [ Links ]

Granovetter, Mark (1973), “The strenght of weak ties”, American Journal of Sociology, 78 (6), pp. 1360-1380.         [ Links ]

Machado, Fernando Luís (1996), “Profissionalização dos sociólogos em Portugal: factores, recomposições e implicações”, Sociologia, Problemas e Práticas, 20.         [ Links ]

Merton, Robert (1972), “Insiders and outsiders: a chapter in the sociology of knowledge”, American Journal of Sociology, 78 (1), pp. 9-47.         [ Links ]

Merton, Robert (1973), The Sociology of Science: Theoretical and Empirical Investigations, Chicago, University of Chicago Press.         [ Links ]

Nunes, Adérito Sedas (1988), “Histórias, uma história e a História: sobre a origem das modernas ciências sociais em Portugal”, Análise Social, 100.         [ Links ]

Pinto, José Madureira (no prelo), “Formação, tendências recentes e perspectivas de desenvolvimento da sociologia em Portugal”.         [ Links ]

Resende, José, e Maria Manuel Vieira (1993), “A desconstrução de uma prática: do saber fazer em sociologia da educação”, Fórum Sociológico, 2, FCSH-UNL/IED.         [ Links ]

Resende, José, e Maria Manuel Vieira (1995), “Debater a sociologia da educação em Portugal: uma resposta”, Fórum Sociológico, FCSH-UNL, 6, pp. 51-67.         [ Links ]

Snow, C. P. (1993), The Two Cultures, Cambridge, Cambridge University Press.         [ Links ]

SPCE (1991), Ciências da Educação em Portugal: Situação Actual e Perspectivas, Actas do I Congresso da SPCE, Porto, SPCE.         [ Links ]

SPCE (1995), Ciências da Educação: Investigação e Acção, Actas do II Congresso da SPCE, Porto, SPCE.         [ Links ]

SPCE (1997), Contributos da Investigação Científica para o Ensino: Actas do III Congresso da SPCE, Porto, SPCE.         [ Links ]

Willis, Paul (1977), Learning to Labour: How Working Class Kids Get Working Class Jobs?, Ashgate, Aldershot.         [ Links ]

 

* Pedro Abrantes. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE). E-mail: pedro.abrantes@iscte.pt

 

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons