SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Literexclusão na vida quotidianaProtagonistas e contextos da produção tecnológica em Portugal: o caso da invenção independente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Sociologia, Problemas e Práticas  n.41 Oeiras jan. 2003

 

IDENTIDADES JUVENIS E DINÂMICAS DE ESCOLARIDADE

Pedro Abrantes*

 

Resumo Muitas vezes pensadas como temas independentes, as identidades juvenis e as dinâmicas de escolaridade desenvolvem-se em profunda articulação nas sociedades contemporâneas. É essa complexa relação que se procura equacionar, a partir de uma pesquisa de terreno realizada numa escola secundária e que teve como foco de observação as disposições dos jovens face à escola. A postura geracional de “adesão distanciada” à escola tende a multiplicar-se em práticas e representações, trajectos e projectos muito divergentes. Discutem-se as experiências, redes e estruturas sociais que produzem (e conferem sentidos) a essas diferentes disposições.

Palavras-chave Identidade, escola, juventude.

 

Abstract Often seen as separate subjects, youth identities and the dynamics of schooling are profoundly linked in today’s societies. This article seeks to weigh up the complex relationship between them, using field research that took place in a secondary school and was focused on young people’s attitudes towards school. The generational stance of distant participation is tending to multiply itself in the form of some very divergent practises, representations, paths and projects. The author discusses the experiences, networks and social structures that produce (and lend meaning) to these varying stances.

Keywords Identity, school, youth.

 

Résumé Souvent traitées comme des thèmes indépendants, les identités juvéniles et les dynamiques de scolarité se développent en étroite articulation dans les sociétés contemporaines. Cet article se penche sur cette relation complexe, à partir d’une étude de terrain menée dans une école secondaire en mettant l’accent sur l’observation des démarches des jeunes vis-à-vis de l’école. La posture générationnelle de l’"adhésion distanciée" à l’école tend à se multiplier en pratiques et représentations, itinéraires et projets très divergents. L’article aborde les expériences, les réseaux et les structures sociales qui produisent (et confèrent des sens) à ces différentes démarches.

Mots-clés Identité, école, jeunesse.

 

Resúmene Muchas veces pensadas como temas independientes, las identidades juveniles y las dinámicas de escolaridad se desarrollan en profunda articulación en las sociedades contemporáneas. Esa compleja relación es la que se procura ecuacionar, partiendo de una investigación realizada en una escuela secundaria y que tuvo como eje de observación las disposiciones de los jóvenes frente a la escuela. La postura generacional de “adhesión distanciada” a la escuela tiende a multiplicarse en prácticas y representaciones, trayectos y proyectos muy divergentes. Se discuten las experiencias, redes y estructuras sociales que producen (y dan sentido) a esas diferentes disposiciones.

Palabras-clave Identidad, escuela, juventud.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Abrantes, Pedro (2003), “A construção social de identidades de escola”, Trajectos, ISCTE/Editorial Notícias, 2, pp. 13-22.        [ Links ]

Alves, Natália (1998), “Escola e trabalho: atitudes, projectos e trajectórias”, em Manuel Vilaverde Cabral e José Machado Pais (orgs.), Jovens Portugueses de Hoje, Oeiras, Celta Editora, cap. 2, pp. 53-133.         [ Links ]

Alves-Pinto, Maria da Conceição, e Júlia Formosinho (1985), “Alienação na escola: conceito relevante para a compreensão da sociologia escolar”, Análise Social, XXI (87-88-89), pp. 1041-1051.        [ Links ]

Amâncio, Lígia (1994), Masculino e Feminino: A Construção Social da Diferença, Porto, Edições Afrontamento.         [ Links ]

Amâncio, Lígia (1999), “Género e educação em Portugal: mitos e realidades”, em Félix Neto, Teresa Joaquim, Rui Soares e Teresa Pinto (orgs.), Igualdade de Oportunidades: Género e Educação, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 198-207.         [ Links ]

Apple, Michael (1985, 1989), Educação e Poder, Porto Alegre, Artes Médicas.        [ Links ]

Barrère, Anne, e Danilo Martuccelli (2000), “La fabrication des individus à l’école”, em Agnès Van Zanten (org.), L’École: L’État des Savoirs, Paris, Editions La Découverte, pp. 254-262.        [ Links ]

Baudelot, Cristian, e Roger Establet (1992), Allez les Filles!, Paris, Éditions du Seuil.        [ Links ]

Benavente, Ana, Jean Campiche, Teresa Seabra, e João Sebastião (1994), Renunciar à Escola: O Abandono Escolar no Ensino Básico, Lisboa, Fim-de-Século.        [ Links ]

Bernstein, Basil (1975), Class, Codes and Control, Londres, Routledge & Kegan Paul.        [ Links ]

Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse d’une Théorie de la Pratique, Genebra, Droz.        [ Links ]

Bourdieu, Pierre (1979), La Distinction: Critique Sociale du Jugement, Paris, Éditions de Minuit.         [ Links ]

Bourdieu, Pierre (1984), “La jeunesse n’est qu’un mot”, em Questions de Sociologie, Paris, Éditions de Minuit.        [ Links ]

Bourdieu, Pierre (1994, 1997), A Razão Prática: Sobre a Teoria da Acção, Oeiras, Celta Editora.         [ Links ]

Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron (1970), A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino, Lisboa, Vega.        [ Links ]

Burgess, Robert (1984), In the Field: An Introduction to Field Research, Londres, Unwin Hyman.        [ Links ]

Camilleri, Carmel (1990), “Identité et gestion de la disparité culturelle: essai d’une typologie”, em Carmel Camilleri e outros, Stratégies Identitaires, Paris, PUF, cap. 3, pp. 85-109.        [ Links ]

Campos, Joana, e Sandra Mateus (2002), “A nossa escola e o meu bairro”, em Magda Pinheiro, Luís Baptista e Maria João Vaz (orgs.), Cidade e Metrópole: Centralidades e Marginalidades, Oeiras, Celta Editora, cap. 19, pp. 253-259.        [ Links ]

Clark, John, Stuart Hall, Tony Jefferson, e Brian Roberts (1977), “Subcultures, cultures and class”, em Stuart Hall e Tony Jeferson (orgs.), Resistance Through Rituals, Londres, Hutchinson e CCCS, pp. 9-74.         [ Links ]

Costa, António Firmino da (1986), “A pesquisa de terreno em sociologia”, em Augusto Santos Silva e José Madureira Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento, cap. 5, pp. 129-148.         [ Links ]

Delamont, Sara (1983, 1987), Interacção na Sala de Aula, Lisboa, Livros Horizonte.        [ Links ]

Dewey, John (1899, 1964), “The school and society”, em Reginald Archambault (org.), John Dewey: On Education, Selected Writings, Chicago, The University of Chicago Press.         [ Links ]

Dubet, François, e Danilo Martuccelli (1996), À l’École: Sociologie de l’Experience Scolaire, Paris, Seuil.         [ Links ]

Duru-Bellat, Marie (1990), L’École des Filles: Quelle Formation pour Quels Rôles Sociaux, Paris, L’Harmattan.         [ Links ]

Duru-Bellat, Marie, e Agnès Van Zanten (1999), Sociologie de l’École, Paris, Armand Colin.         [ Links ]

Figueiredo, Alexandra Lemos, Catarina Lorga da Silva, e Vítor Sérgio Ferreira (1999), Jovens em Portugal: Análise Longitudinal de Fontes Estatísticas (1960-1997), Oeiras, Celta Editora.         [ Links ]

Finkielkraut, Alain (1988), A Derrota do Pensamento, Lisboa, Dom Quixote.         [ Links ]

Furlong, Andy, e Fred Cartmel (1997), Young People and Social Change: Individualization and Risk in Late Modernity, Buckingham e Filadélfia, Open University Press.        [ Links ]

Garcia, José Luís, Helena Mateus Jerónimo, Rui Norberto, e Maria Inês Amaro (2000), Estranhos: Juventude e Dinâmicas de Exclusão Social em Lisboa, Oeiras, Celta Editora.         [ Links ]

Giddens, Anthony (1991, 1994), Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras, Celta Editora.         [ Links ]

Gomes, Carlos Alberto (1987), “A interacção selectiva na escola de massas”, Sociologia, Problemas e Práticas, 3, pp. 35-50.         [ Links ]

Gomes, Maria do Carmo (2003), “Literexclusão na vida quotidiana”, Sociologia, Problemas e Práticas, 41, pp. 63-92.        [ Links ]

Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa.         [ Links ]

Hammersley, Martin, e G. Turner (1984), “Conformist pupils?”, em Martin Hammersley e Peter Woods (orgs.), Life in School: The Sociology of Pupil Culture, Milton Keynes Open University Press, cap. 10, pp. 161-175.         [ Links ]

Lave, Jean (1991), “Acquisition des savoirs et pratiques de groupe”, Sociologie et Sociétés, XXIII (1), pp. 145-162.        [ Links ]

Lopes, João Teixeira (1996), Tristes Escolas: Práticas Culturais Estudantis no Espaço Escolar Urbano, Porto, Edições Afrontamento.         [ Links ]

Marry, Catherine (2000), “Filles et garçons à l’école”, em Agnès Van Zanten (org.), L’École: L’État des Savoirs, Paris, Editions La Découverte, pp. 283-292.        [ Links ]

McRobbie, Angela, e Jenny Garber (1977), “Girls and subcultures”, em Stuart Hall e Tony Jeferson (orgs.), Resistance Through Rituals, Londres, Hutchinson e CCCS.         [ Links ]

Melucci, Alberto (1982, 2001), A Invenção do Presente: Movimentos Sociais nas Sociedades Complexas, Petropólis, Editora Vozes.         [ Links ]

Merton, Robert (1949, 1968), Sociologia: Teoria e Estrutura, São Paulo, Mestre Jou.         [ Links ]

Pais, José Machado (1993), Culturas Juvenis, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.         [ Links ]

Pais, José Machado (2001), Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens, Trabalho e Futuro, Porto, Ambar.        [ Links ]

Payet, Jean-Paul (1997), Collèges de Banlieue: Ethnographie d’un Monde Scolaire, Paris, Armand Colin.         [ Links ]

Pereira, Inês (2002), “Identidades em rede: construção identitária e movimento associativo”, Sociologia, Problemas e Práticas, 40, pp. 107-121.         [ Links ]

Perrenoud, Philippe (1994, 1995), Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar, Porto, Porto Editora.         [ Links ]

Santos, Félix Riquena (1989), Amigos y Redes Sociales: Elementos para una Sociología de la Amistad, Colección Monografias, 139, Madrid, CIS/Siglo Veintiuno.        [ Links ]

Sebastião, João (1998), “Os dilemas da escolaridade”, em José Manuel Leite Viegas e António Firmino da Costa (orgs.), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora, pp. 311-328.        [ Links ]

Stanley, Julia (1986), “Sex and the quiet schoolgirl”, British Journal of Sociology of Education, 7 (3), pp. 275-286.         [ Links ]

Van Zanten, Agnès (2000), “Le quartier ou l’école? Déviance et sociabilité adolescente dans un collège de banlieue”, Déviance et Société, 24 (4), pp. 377-401.         [ Links ]

Wenger, Etienne (1998), Communities of Practice: Learning, Meaning and Identity, Cambridge, Cambridge University Press.         [ Links ]

Willis, Paul (1977), Learning to Labour: How Working Class Kids Get Working Class Jobs?, Ashgate, Aldershot.         [ Links ]

Woods, Peter (1979), The Divided School, Londres, Routledge & Kegan Paul.         [ Links ]

 

*Pedro Abrantes. Investigador do CIES. E-mail: pedro.abrantes@iscte.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons