SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Colonização por Staphylococcus aureus resistente à meticilina: Que impacto na morbilidade de doentes pediátricos com fibrose quística? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Rev Port Pneumol v.16 n.4 Lisboa ago. 2010

 

Renovar

 

Carlos Robalo Cordeiro

Presidente da Direcção da SPP

 

Renovar significa inovar, reanimar, reformar. Significa também criar uma nova ambição, com a qual a actual Direcção da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) se comprometeu, no texto inicial de apresentação da sua candidatura. Aí se assinalava igualmente, em referência a “Uma Nova SPP”, que se pretendia “… englobar a Sociedade e os seus Sócios de uma forma abrangente…”. Foi neste sentido que nos dias 21 e 22 de Maio deste ano se realizou uma reunião de características particulares e inovadoras na Pneumologia Portuguesa. Esse encontro, em Unhais da Serra (foto), constituiu uma oportunidade para discutir, com os cerca de 60 sócios presentes, de forma aberta e transparente, em formato brainstorming, as estratégias da Direcção da SPP para este triénio, nomeadamente nas áreas da Política Editorial, do Apoio à Formação e da Internacionalização. As conclusões do evento, ainda em fase de enquadramento, serão objecto de avaliação ao longo deste período. Relativamente a um dos pilares da vertente Editorial, a Revista Portuguesa de Pneumologia (RPP), escreveu o novo Editor -Chefe, João Carlos Winck, o último Editorial da RPP, “Uma nova Era da Revista Portuguesa de Pneumologia: objectivo 2011”, e que passa a constituir, também, uma nova era nos Editoriais da nossa revista1! A internacionalização será alvo da nossa preocupação mais adiante, quando, de forma significativamente simbólica, se proceder, em Portugal, no decurso do Congresso Nacional de Pneumologia, ao encerramento do Capítulo Europeu do Ano do Pulmão. É esta então a oportunidade para desenvolver alguns dos eixos estratégicos essenciais da componente vital que respeita à Formação dos profissionais da área respiratória, nas diferentes fases da sua evolução, através da qual se pretende reforçar e estimular a diferenciação e a qualificação dos nossos associados.

 

Escola de Pneumologia

A Escola de Pneumologia da SPP revelou–se uma iniciativa de grande mérito, desenvolvida pela anterior Direcção, devendo ser estimulada e aperfeiçoada na sua continuidade, o que vem sucedendo, recentemente, através das seguintes opções: – Nomeação de três representantes da Pneumologia Nacional (Regiões Norte, Centro e Sul) como membros da Direcção da Escola, com efectiva participação no apoio às respectivas decisões e orientações, assim permitindo uma visão mais alargada e externa à Direcção da SPP. – Nomeação, com rotatividade anual, de Internos do último ano da especialidade, para apoio ao funcionamento da Escola, assim viabilizando o aporte dos anseios e interesses dos destinatários, responsabilizando -os também, com a devida orientação, pela apresentação casuística durante os Cursos.

 – Inclusão, para além dos temas de natureza científica que têm vindo a ser privilegiados nos Cursos da Escola, de outros temas genéricos com interesse formativo, de que constitui exemplo a 14.ª Edição, que terá lugar a 24, 25 e 26 de Setembro próximo, subordinada ao tema “Curso de Interpretação e Redacção de Artigos Científicos”, oferecendo assim um suporte que se poderá revelar muito útil, numa época de forte pendor “bibliométrico”, para a evolução dos nossos internos.

– Programação do formato e-learning da Escola, a dinamizar em 2011, decorrente, não apenas do acompanhamento do ritmo da evolução tecnológica e das maiores acessibilidade e comodidade inerentes, como também do actual panorama económico global.

 

 

Site da SPP

Em Outubro próximo, coincidindo com a materialização e mediatização das mais significativas actividades relacionadas com o Ano do Pulmão e que teremos oportunidade de desenvolver no próximo Editorial da RPP, a SPP verá o seu site renovado, com um novo visual e novas funcionalidades, que incluem:

– Maior interactividade

– Criação de áreas para a população em geral, para profissionais de saúde e institucional

– Criação de base de dados comum, onde se poderão incluir os diversos registos de doenças

– Dinamização da biblioteca digital com acesso aos principais artigos das diversas áreas científicas, através dos microsites das comissões de trabalho e acesso, entre outras inovações, a artigo do mês

– Criação de novos links para estruturas com particular interesse formativo e científico

– Criação de newsletter periódica

– Disponibilização on -line de diversas actividades, nomeadamente do Congresso Anual da Sociedade (tendo-se realizado, com sucesso, sessão experimental no decorrer do 1.º Congresso de Pneumologia do Centro)

– Promoção de formação em e-learning

– Criação de espaço dos Internos de Pneumologia

– Desenvolvimento de um facebook de doenças respiratórias

– Coordenação científica definida e identificada

– Desenvolvimento de formato bilingue, tendo em consideração o número de visitas com origem no estrangeiro

 

Best Trainees

Nos próximos dias 5 e 6 de Novembro decorrerá, em Monte Real, uma nova actividade formativa para os Internos de Pneumologia do último ano do internato, que se encontram em fase de preparação para a avaliação final do seu estágio de especialidade. Durante esses dias, os internos terão oportunidade de conviver com os líderes de opinião que forem identificados paras as diversas áreas nucleares da patologia respiratória, sendo que, para cada um desses temas (cancro do pulmão, patologia do sono, entre outros) será dedicada uma hora, com o seguinte formato:– 15 minutos para revisão de artigo nuclear na respectiva área temática, 30 minutos para os internos colocarem as suas dúvidas e questões ao corpo docente (2 experts por cada tema) e 15 minutos para resolução de teste em sistema de televoto, com discussão alargada. Pretende -se assim apoiar, de modo activo e informal, esta fase de enquadramento, assimilação e interiorização global do conhecimento pneumológico, num período tão importante para os nossos internos. Esta formação constituirá também uma forma de ajustar outra iniciativa em programação, já apresentada e aceite pelo Comité Executivo da European Respiratory Society (ERS), e que consistirá na realização de um Curso anual, em Portugal, de preparação para o Exame Europeu da Especialidade, que foi já designado, pela ERS, de Summer School, estando prevista a 1.ª edição para Julho de 2011.

 

Bolsas de Formação

Nesta vertente, pretende -se, não apenas dinamizar uma maior participação de Internos em concursos para estágios e programas de investigação, nomeadamente da responsabilidade da ERS, o que tem acontecido, até ao momento, apenas de forma residual, como também criar apoios e incentivos para a deslocação desses elementos para apresentação de trabalhos científicos no estrangeiro. Ainda neste âmbito será este ano apresentada a concurso uma nova Bolsa para Jovens Pneumologistas, até 35 anos de idade, de periodicidade anual, que promoverá a realização, para o premiado, de estágios no estrangeiro, alternadamente de carácter clínico e de investigação. Assim, esta 1.ª edição da nova Bolsa permitirá a um jovem pneumologista optar por desenvolver actividade, em 2011, num centro estrangeiro de referência já identificado, numa de três áreas: Ecoendoscopia Brônquica, Transplante Pulmonar ou Patologia do Sono. Em 2012 esse estágio terá lugar em centros igualmente de reconhecido mérito, para actividade, ou em Proteómica, ou em Lavado Broncoalveolar, ou em Condensado do Ar Expirado. Desta forma se entende apoiar também a formação e a investigação científica na nossa esfera pneumológica.

 

Reuniões Pneumológicas

Entendeu a Direcção da SPP incentivar, junto dos promotores locais, a realização de reuniões anuais descentralizadas e integradas, sob o formato de Congressos de Pneumologia do Norte (já existente), do Centro e do Sul, sem prejuízo do Congresso Anual da SPP. Com efeito, os tempos actuais e vindouros, atingidos por uma lógica administrativa e económica por vezes implacável, obrigam a um pragmatismo destinado a viabilizar e a aperfeiçoar a desejada continuidade formativa. Seguramente não haverá mais tempo ou espaço para a pulverização organizativa que vem fragmentando e dificultando a adesão e a participação activa e empenhada dos destinatários prioritários destes eventos, os futuros pneumologistas. É também e principalmente para eles, futuro e esperança da nossa especialidade, que estas opções devem ser claramente assumidas. Foi neste contexto que surgiu este ano o Congresso de Pneumologia do Centro, atitude em boa hora já assumida pela Pneumologia no Norte, com os resultados e a eficácia que se reconhece e a que brevemente o Sul se associará também. Só assim se honrará, aliás, os que nos precederam, os que tiveram a ousadia visionária de iniciar e desenvolver estas aventuras, há já muitos anos. Fazer as reformas necessárias sem desprezar o património, e sobretudo construir pontes, ao invés de edificar muros. Formar é também Ensinar, (insignare, do latim), que significa fazer sinal para dentro de alguém, ou seja, estimular a Aprendizagem indispensável e a Criatividade presente em cada um de nós. Assim a SPP saiba e possa acompanhar este desígnio indelével!

 

Bibliografia

1. Winck, JC. Uma nova Era da Revista Portuguesa de Pneumologia: objectivo 2011 Rev Port Pneumol 2010; 16(3):361-368.        [ Links ]