SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Deep lung: Cellular reaction to HIV author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Rev Port Pneumol vol.13 no.2 Lisboa Mar. 2007

 

Editorial

 

Tempo de mudança

Time to change

 

Renato Sotto-Mayor

 

Um objectivo prioritário a que nos propusemos ao assumirmos as funções de Editor da Revista Portuguesa de Pneumologia foi a de procedermos à sua indexação na Medline.

Ao longo dos anos, a nossa revista foi ganhando prestígio, quer pelo seu conteúdo cintífico, quer pelo seu arranjo gráfico, o que atesta bem o grau de exigência sucessivamente crescente da Pneumologia portuguesa.

Para isso contribuiu não só a qualidade dos artigos enviados para publicação, assim como todo o painel de peritos que têm constituído, ao longo destes anos, o Conselho Científico da Revista Portuguesa de Pneumolgia, a quem esta muito deve e a quem a comunidade de pneumologistas portugueses está grata.

Uma palavra também de grande apreço para as Publicações Ciência e Vida, que têm sido incansáveis na procura da edição atempada e com qualidade do órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Todos esses esforços levaram à sua indexação na Medline desde Janeiro de 2003 e na SciElo desde o início de 2006.

São mais-valias para o prestígio da Pneumologia lusa, que não podemos deixar de realçar e que têm motivado uma crescente procura dos autores de língua portuguesa para aí publicarem os seus trabalhos.

O papel dos membros do Conselho Científico tem sido crucial e, numa altura em que todos temos enormes solicitações a nível assistencial, de ensino e de investigação, é de reconhecer o empenhamento da maior parte para satisfazer atempadamente o pedido de avaliação científica dos artigos que a redacção lhes tem enviado ao longo destes anos.

Como reflexo da maturidade dos autores, a maior parte das críticas têm sido aceites sem melindres– o que não acontecia no início da implementação do Conselho Científico –, modificando o que deve ser alterado, ou contestando com argumentos científicos aquilo com que discordam.

A construção (em movimento) de qualquer obra implica muito trabalho, dedicação, saber, seriedade, respeito pelos outros, e, também, evolução das mentalidades. De tudo isto temos tido ao acompanharmos o “crescimento” da Revista Portuguesa de Pneumologia.

Desde há algum tempo que a Direcção da Sociedade Portuguesa de Pneumolgia entendeu que era altura de renovar parte do Conselho Científico da nossa revista, no sentido de aliviar os peritos a substituir, das tarefas que, muitos deles, têm desmpenhado há mais de quinze anos.

Neste momento em que, na sequência das últimas eleições, a Direcção tomou posse, decidiu-se proceder à referida renovação, cientes de que os novos membros colaborarão com o Editor e com a Redacção da Revista Portuguesa de Pneumologia com o mesmo empenho, dedicação e saber científico com que o fizeram os anteriores.

A todos os nossos agradecimentos.