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Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Comport. Organ. Gest. v.14 n.1 Lisboa abr. 2008

 

Cultura nacional e orientação empreendedora: Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

 

Marco Antonio Oliveira Monteiro da Silva 1

Manuela Faia Correia2

Marc Scholten 3

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes 1

 

1IBMEC/Rio de Janeiro

2Universidade Lusíada de Lisboa, Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa

3Instituto Superior de Psicologia Aplicada

 

 

Resumo. Este artigo descreve um estudo realizado com o propósito de comparar empreendedoresproprietários de empresas em incubadoras no Brasil e em Portugal. A comparação entre estes dois países justificou-se pelo passado histórico comum, notadamente pela influência portuguesa na formação cultural brasileira, espelhada no estudo transcultural de Hofstede (1980). O objetivo deste estudo é comparar a orientação empreendedora desses empreendedores-proprietários de ambos os países. A orientação empreendedora revelou-se mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a acompetitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam uma maior rejeição a incertezas futuras mas concomitantemente, demonstram ter uma maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas. O presente estudo levanta questões sobre diferentes drives para empreender, e ao despertar a curiosidade sobre o assunto deixa como sugestões futuras de pesquisas o aprofundamento da análise do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade nos dois países.

Palavras-chave: Empreendedorismo, orientação empreendedora, cultura nacional.

 

 

Abstract. This paper describes a study aiming at comparing entrepreneurs-owners of firms in incubators in Brazil and in Portugal. The comparasion between the two countries was due to a common past mirrored, especially the Portuguese influence in brazilian`s cultural, reflected in Hofstede`s cross cultural study (1980). The entrepreneurial orientation was higher in Brazil, especially in the dimensions risk-taking and competitive aggressiveness. The Brazilian entrepreneurs revealed a higher rejection of future uncertainties, higher propensity to take risks and to expose themselves to uncertainty. This study rise important questions about the drives of entrepreneurship, and a curiosity about this. It suggests future researchs to study the opportunity and necessity entrepreneurial in two countries.

Key words: entrepreneurship, entrepreneurial orientation, national culture.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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