SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Análise do trabalho em agentes de contato-paciente: investigação das táticas utilizadas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comportamento Organizacional e Gestão

Print version ISSN 0872-9662

Comport. Organ. Gest. vol.12 no.2 Lisboa  2006

 

A Administração Pública do século XXI: Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa

 

César Madureira *

Miguel Rodrigues

Instituto Nacional de Administração (INA)

 

Resumo. Este artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explora-se a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação "inovação/rotina " como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à "ciência da complexidade" como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.

Palavras-chave: Reforma administrativa, aprendizagem organizacional, mudança comportamental, "inovação/rotina", complexidade.

 

Abstract. This paper intends to highlight the importance of Organizational Learning and, consequently, of behavioural change in the context of Public Administration reform in the 21st Century. It starts with a brief outline of the evolution of the most important paradigms in Administrative Science of the second half of the 20th Century. Then, the concept of Organizational Learning will be presented, in its most traditionalist perspective, and also as a dependent element versus powering element of new types of relationship and organizational behaviour.

At last, the importance of behavioural change in the context of administrative reform will be discussed and explored. For that purpose, the following concepts will be developed: 1) behavioural change; 2) resistance to change in public administration; 3) "innovation/routine" association as a driving force of public organizations; 4) the use of "complexity science" as a tonic for behavioural change in public administration.

Key words: Administrative reform, organizational learning, behavioural change, "innovation/routine",complexity.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

R. B. (2000). Contemplating the Emotional Component of Learning – The Emotions and Feeling Involved when Undertaking an MBA. Management Learning - The Journal for Managerial and Organizational Learning, 31 (3), 275-293.

Buchanan, J. (1977). Why does Government Grow? In T. E. Borchering (Ed.), Budgets and Bureaucrats: The sources of Government Growth. Duke, NC: Duke University Press.

Caetano, A. (2001). Mudança e Intervenção Organizacional. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves, & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.

Cook, S., & Yanow, D. (1996). Culture and Organizational Learning. In M. D. Cohen, & L. S. Sproull (Eds.), Organization Science (pp. 430-459). London: Sage Publications.

Crozier, M., & Friedberg, E. (1977). L’acteur et le système. Paris: Éditions du Seuil.

Cunha, M. P. (1999). Liderando para o futuro: Os ciclos de aprendizagem e desaprendizagem organizacional. Comportamento Organizacional e Gestão, 5 (2), 267-287.

Damásio, A. (1994). O Erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro Humano. Mem Martins: Publicações Europa-América, colecção Forum da Ciência.

Damásio, A. (2000). O Sentimento de Si – O Corpo, a Emoção, e a Neurobiologia da Consciência. Mem Martins: Publicações Europa-América, colecção Forum da Ciência.

Divry, C., Debuisson, & Torre, A. (1998). Compétences et formes d’apprentissage: Pour une approche dynamique de l’innovation. Revue Française de Gestion, 118, 115-127.

Dodgson, M. (1993). Organizational Learning – A Review of some literatures. Organization Studies, 14 (3), 375-394.

Edmonson, A., & Moingeon, B. (2000). A aprendizagem da confiança e a confiança na aprendizagem: Modelos contrastantes de investigação e de intervenção em comportamento organizacional. Comportamento Organizacional e Gestão, 6 (1), 29-48.

Fonseca, J. M. (1997). O paradoxo da inovação: Necessidade de certeza num mundo imprevisível. Oeiras: Metáfora.

Fonseca, J. M. (2002). Complexity and Innovation in Organizations. New York: Routledge.

Frederickson, G. (1996). Comparing the Reinventing Government with the New Public Management. Public Administration Review, 56 (3), 263-270.

Graça, M. (2000). Organising Knowledge: Bringing Academia and Industry Together in Portugal. PhD Thesis, Lancaster University.

Hood, C., & Lodge, M. (2004). Competency, Bureaucracy and Public Management Reform: A Comparative Analysis. Governance, 17 (3), 313-333.

Hood, C. (1991). A Public Administration for all Seasons?. Public Administration, 69 (1), 3-20.

Hopfl, H., & Linstead, S. (1997). Introduction: Learning to Feel and Feeling to Learn: Emotion and Learning in Organizations. Management Learning – The Journal for Managerial and Organizational Learning, 28 (1), 5-12.

Huber, G. P. (1991). Organizational Learning: The contributing processes and the literatures. In M. D. Cohen, & L. S. Sproull (Eds.), Organizational Learning. Thousand Oaks: Sage Publications.

Ingham, M., & Mothe, C. (2000). La coopération en recherche et développement: Les déterminants de l’apprentissage organisationnel. Revue Française de Gestion, Janvier-Février, 71-79.

Johnson, J., Sohi, R. S., & Grewal, R. (2004). The Role of Relational Knowledge Stores in Interfirm Partnering. Journal of Marketing, 68 (3), 21-36.

Kanter, R. M., Stein, B. A., & Jick, T. D. (1992). The Challenge of Organizational Change. New York: Free Press.

Kim, D. H. (1993). The Link between Individual and Organizational Learning. Sloan Management Review, Fall, 37-50.

Koenig, G. (1994). L’apprentissage organisationnel: repérage des lieux. Revue Française de Gestion, 97, 76-83.

Kulki, S. (1996). Knowledge creation by multinational corporations. Helsinki: Helsinki School of Economics Press.

Lane, J. E. (1995). Public Sector: Concepts, Models and Approaches. London: Sage Publications.

Lawler, E. (1986). High Involvement Management. San Francisco: Jossey Bass Publishers.

Le Boterf, G. (2001). Construire les compétences individuelles et collectives. Paris: Éditions d’Organisation.

Lewin, K. (1965). Teoria de Campo em Ciência Social. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.

Madureira, C. (2004). A formação comportamental no contexto da reforma da Administração Pública por-tuguesa. Oeiras: Edições INA.

Madureira, C. (2004). A formação contínua dos Quadros Superiores na área comportamental no contexto da reforma da Administração Pública portuguesa. Tese de Doutoramento (PhD). Lisboa: Universidade Lusíada.

Mendes, D. (2005). A dimensão Interorganizacional da aprendizagem - Casos da Rede AutoEuropa. Tese de Doutoramento (PhD). Lisboa: Universidade Lusíada.

Nahapiet, J., & Ghoshal, S. (1998). Social capital, intellectual capital and organizational advantage. Academy of Management Review, 23, 242-266.

OCDE (1995). Governance in Transition. Public Management Reforms in OCDE Countries. Paris: OCDE.

Osborne, D., & Gaebler, T. (1992). Reinventing Government. Addison-Wesley: Publishers Company.

Pagaza, I. P. (2000). La Globalización y la Reforma a las Administraciones Públicas. Revista Iberoamericana de Administración Pública, 5, 41-53.

Peters, T., & Waterman, R. (1982). In Search of Excellence. New York: Harper and Row.

Roberts, C. M. (2000). Personal Transformation and Performance Improvement: What’s the Connection? In J. Woods, & W. C. James (Eds.), The 2000 ASTD Training and Performance Yearbook. New York: McGraw-Hill.

Rocha, J. A. O. (2001). Gestão Pública e Modernização Administrativa. Oeiras: INA.

Santana, S. (2005). Modelo Integrado para o estudo da Aprendizagem Organizacional. Análise Social - Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 11 (175), 367-391.

Santana, S. (2002). Analisando a influência do ambiente externo na aprendizagem organizacional. Comportamento Organizacional e Gestão, 8 (1), 33-48.

Schein, E. (1987). Process Consultation. Reading: Addison-Wesley.

Self, P. (1993). Government by the Market?. London: Macmillan.

Silberman, M. (1990). Active Training. Jossey Bass: Pfeiffer Publishers.

Simões, V. (1999). Aprendizagem Organizacional: Da dimensão individual à relacional. Comportamento Organizacional e Gestão, 5 (2), 227-251.

Stacey, R. D. (1996). Criatividade nas Organizações: A importância da desordem. Comportamento Organizacional e Gestão, 2 (1), 5-23

Stacey, R. D. (2001). Complex Responsive processes in Organizations. New York: Routledge.

Star, S. (1992). The Trojan Door: Organizations, Work and Open Black Box. Systems Practice, 5, 395-410.

Wang, C. L., & Ahmed, P. K. (2003). Organisational Learning: A Critical Review. The Learning Organization, 10 (1), 8-17.

Wright, V. (1997). Redefiniendo el Estado: Las Implicaciones para la Administration Pública. Gestion y Analisis de Políticas Públicas, 7/8, 27-44.

 

* Endereço: Departamento de Investigação e Desenvolvimento, Instituto Nacional de Administração (INA), Palácio dos
Marqueses do Pombal, 2784-540 Oeiras, E-mail: cesar.madureira@ina.pt