SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1«Bolsa de ácido» e suas implicações na patogenia e na terapêutica farmacológica da doença do refluxo gastroesofágico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

J Port Gastrenterol. vol.21 no.1 Lisboa fev. 2014

https://doi.org/10.1016/j.jpg.2013.11.003 

EDITORIAL

 

Primeiro exame europeu da especialidade de gastrenterologia

First European exam in gastroenterology speciality

 

Isabelle Cremers

Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar de Setúbal, EPE, Hospital de S. Bernardo, Setúbal, Portugal

Correio eletrónico: cremers_tavares@hotmail.com

 

A União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS) recomenda às suas Secções e Boards fomentar cuidados de saúde de elevada qualidade, através da promoção e harmonização de elevados padrões de referência para a educação pós-graduada e para a prática médica, procurando, assim, atingir a excelência clínica.

Nesse sentido, o European Board and Section in Gastroenterology and Hepatology (EBGH) tem vindo a trabalhar num curriculum europeu da especialidade, publicado no Blue Book, cuja atualização foi completada em 2012 (www.eubog.org )1. Na mesma publicação estão definidos os critérios a que um serviço deve obedecer para ser acreditado como Centro de Treino Europeu para a formação de especialistas em gastrenterologia. Até ao final de 2014 os atuais especialistas podem obter, por consenso, o título de Fellow Europeu de Gastrenterologia.

Nesta altura, o EBGH tem 30 países membros, 3 países membros associados e 11 países observadores.

O exame europeu da especialidade é já uma realidade, em Portugal, para outras especialidades, como a oftalmologia e a anestesiologia. O colégio da especialidade de anestesiologia valoriza a sua realização através da grelha de classificação do exame final do internato complementar da especialidade, atribuindo 2 valores aos internos que tenham realizado previamente o exame europeu. Este é, assim, considerado como uma chancela independente da qualidade do treino adquirido durante o internato complementar. Por outro lado, tem a vantagem de poder facilitar a tarefa de procurar trabalho noutro país europeu.

Trata-se de um exame de avaliação de conhecimentos e não de um exame de saída da especialidade. Não confere o título de especialista, mas sim o reconhecimento de que o médico tem as habilitações necessárias para o exercício da sua especialidade ao nível expectável de um especialista europeu.

O EBGH desenvolveu um exame de especialidade de gastrenterologia que consiste numa avaliação de conhecimentos de acordo com o programa do Curriculum Europeu de Gastrenterologia e Hepatologia que se encontra no Blue Book. Os candidatos poderão adquirir os conhecimentos necessários da forma habitual, estudando nos livros e revistas da especialidade, frequentando congressos, cursos e outras ações de formação, etc. Para esse exame é útil conhecer as guidelines europeias e as recomendações atualizadas para o tratamento das doenças do foro gastrointestinal e hepatológico.

O primeiro exame europeu da especialidade de gastrenterologia terá lugar, simultaneamente, em todos os países da Europa, no dia 23 de abril de 2014. Em Portugal, poderá ser feito em Lisboa e no Porto, em locais a especificar. Os resultados serão conhecidos 4 semanas após o exame.

O exame será realizado uma vez por ano. A inscrição custará 500 D, quantia destinada a pagar as despesas da empresa informática que providencia as condições para a sua realização e as despesas de elaboração do exame e análise dos resultados.

Quanto ao formato do exame, este consiste em 200 perguntas de resposta múltipla, repartidas por 2 períodos de 3 h. Haverá 5 opções de resposta, uma correta e 4 de alternativas plausíveis, mas incorretas, naturalmente. Procura-se com este formato, para além de testar os conhecimentos  teóricos, avaliar a capacidade em interpretar informação e resolver problemas clínicos. Haverá algumas perguntastipo no site da EBGH, onde se pode inscrever para o exame.

Convido os colegas interessados a consultarem o site do EBGH para obterem as informações complementares que desejarem sobre o primeiro exame europeu de gastrenterologia.

 

Bibliografia

1. [consultado 26 Nov 2013]. Disponível em: www.eubog.org         [ Links ]