SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2DNR (Do Not Resuscitate)The Peer Review Process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Medicina Interna vol.27 no.2 Lisboa Apr. 2020

https://doi.org/10.24950/P.Vista/J.Sá/2/2020 

PONTOS DE VISTA / POINTS OF VIEW

 

Fake News na Medicina Fake News in Medicine

 

João Sá
https://orcid.org/0000-0002-2466-7163

Editor-Chefe – Revista de Medicina Interna

Hospital da Luz, Lisboa, Portugal

 

A génese e divulgação de falsidades constitui uma ameaça quase letal ao valor da verdade. A política, a economia e a ciência são alvo permanente de informação sem fundamento, desprovida de qualidade e rigor, enviesando com intencionalidade, ou acidentalmente, pensamento e ideário de comunidades e seus governantes. As consequências ultrapassam com frequência as expectativas dos seus promotores, perturbando duradouramente a vida de muitos povos em regiões distintas do planeta. Lembre-se a questão das armas de destruição maciça do regime iraquiano que justificou a Segunda Guerra do Golfo, ou a influência possível (mas não provada) de intervenções avulsas ou organizadas nos resultados das últimas eleições presidenciais norte-americanas.

Ao longo dos séculos a Medicina não tem escapado à doença da má informação.

O Dr. André Casado, Médico brilhante, especialista e Medicina Interna e Medicina Intensiva, entendeu em boa hora fazer uma análise clara, extensa, crítica e rigorosa das falsas notícias em Medicina cujas consequências em termos de maus resultados terapêuticos, consumo e desvio escusado de recursos e inflacionamento de custos são conhecidas ainda que nem sempre bem quantificadas.

A Fake News na Medicina (Matéria-Prima Edições, Março de 2020) é uma obra que combina com inteligência o rigor da ciência (442 referências bibliográficas de origens prestigiadas), os registos de experiência clínica já longa e sempre cientificamente fundamentada do autor, a uma expressão literária coloquial e muito acessível ao leigo.

Os temas abordados centram-se nas questões onde a crença e a superficialidade se podem instalar: a doença oncológica, as infecções, as vacinas e as dimensões múltiplas da nutrição humana. Os capítulos iniciam-se com um breve bilhete-postal clínico e os actores – o Luís, a Joana, a Mariana, a Isabel, o Tio Zé e o André – abrem a cortina para dar palco a uma exposição bem acessível, quase romanceada, por vezes em discurso directo que envolve o leitor tornando-o um quase participante na narrativa. Seguramente todos nós médicos já fomos confrontados com temas como o valor das dietas, dos suplementos, da maior ou menor ingesta hídrica, da pressão (actual) sobre a necessidade de vitamina D, as práticas não científicas (alternativas?) na terapêutica do cancro, na controvérsia sobre as vacinas.

O primeiro capítulo “Sabe melhor com ciência” é uma introdução notável sobre os mecanismos do pensamento humano explorando conceitos como a aprendizagem individual, a cultura, a comunicação e seus estilos, a relação temporal, a causalidade e a correlação.

O último acto “Caixa de ferramentas para o cético digital” é uma conclusão plena de ensinamentos e de conselhos: a importânciado espírito crítico e do estilo fact-checker na ponderação da informação. Deixa o autor uma crítica forte e desassombrada aos media enquanto veículos de informação científica e a motores de busca generalistas cuja utilização não cautelosa poderá gerar pseudociência e prática profissional de nível pouco adequado.

Diz o Dr. André Casado “escrevo para quem ouvir a linguagem da razão e da ciência”. E assim fica entendido que a obra se destina a todos, não médicos e médicos.

 

Responsabilidades Éticas

Conflitos de Interesse: Os autores declaram a inexistência de conflitos de interesse na realização do presente trabalho.

Fontes de Financiamento: Não existiram fontes externas de financiamento para a realização deste artigo.

Proveniência e Revisão por Pares: Não comissionado; revisão externa por pares.

 

Ethical Disclosures

Conflicts of interest: The authors have no conflicts of interest to declare.

Financing Support: This work has not received any contribution, grant or scholarship.

Provenance  and  Peer  Review:  Not  commissioned;  externally  peer  reviewed.

 

© Autor (es) (ou seu (s) empregador (es)) 2019. Reutilização permitida de acordo com CC BY-NC. Nenhuma reutilização comercial.

© Author(s) (or their employer(s)) 2019. Re-use permitted under CC BY-NC. No commercial re-use.

 

Correspondence / Correspondência:

João Sá – jsa@hospitaldaluz.pt

Hospital da Luz, Lisboa

Avenida Lusíada, 100, 1500-650 Lisboa

 

Received / Recebido: 06/01/2020

Accepted / Aceite: 03/03/2020

 

Publicado /Published: 27 de Junho de 2020

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License