SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Easy Communication Between Internal Medicine and General and Family Medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Medicina Interna vol.26 no.1 Lisboa Mar. 2019

https://doi.org/10.24950/rspmi/Editorial/1/2019 

EDITORIAL / EDITORIAL

Revista de Medicina Interna: Dados do Ano 2018

Portuguese Journal of Internal Medicine: Data from 2018

 

Filipa Malheiro
https://orcid.org/0000-0003-0664-2576

 

Editora Associada

Hospital da Luz, Lisboa, Portugal

 

O número de submissões na plataforma continuou a aumentar no ano de 2018 tendo sido de 360 artigos o que corresponde a um aumento de 18% relativamente a 2017.

Dos artigos submetidos 38% não foram aceites para publicação, valor ligeiramente inferior ao ano anterior que foi de 43,8%.

Setenta e três artigos foram publicados na Revista On-line de Casos Clínicos em Medicina Interna, havendo ainda a referir que a Drª Inês Chora iniciou a sua colaboração de forma mais ativa, passando a pertencer ao Conselho Editorial.

Apesar do aumento progressivo do número de revisores ativos este aumento não é proporcional ao número de artigos submetidos. Por este motivo tem havido alguma sobrecarga de pedidos de avaliação aos revisores mais céleres nas avaliações. Também precisamos de mais revisores dedicados, exigentes e competentes, de forma a otimizarmos a qualidade e tempo de revisão dos artigos. Estiveram envolvidos no processo de revisão 169 revisores durante o ano 2018 a quem deixamos o nosso agradecimento pelo esforço e dedicação.

Ainda tentando dar uma melhor resposta às várias exigências da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna passámos a contar com a colaboração próxima das Drª Cristina do Rosário, Drª Ana Borges e Drª Bebiana Gonçalves inseridas no Conselho Editorial.

Também à semelhança do ano anterior o tempo médio decorrido entre a submissão e a etapa final de aceitação dos artigos foi de 2 meses. Esta é também uma preocupação constante do Conselho Editorial de forma a podermos considerar novamente a indexação em bases de dados universal mente consultadas. Com vista ao mesmo objetivo continuamos com necessidade de submissão de maior número de Artigos Originais de qualidade. Neste contexto continuamos a verificar que a maior parte dos artigos submetidos são Casos Clínicos e Imagens em Medicina Interna.

Continuamos também a notar o número reduzido de Cartas ao Editor bem como de Pontos de Vista que constituem importantes formas de comunicação e expressão de diferentes opiniões entre pares e que gostaríamos de ver incentivadas.

A investigação e a publicação científicas mundiais enfrentam neste momento e no futuro próximo desafios importantes, sobretudo a nível da comunidade europeia onde nos inserimos, através das diretivas de Open Science e Open Access, tendo como objetivo agilizar e incentivar a investigação, comunicação e publicação dentro da comunidade científica. Como facilmente se compreende este será mais um desafio a enfrentar pela Revista de Medicina Interna e pela Revista On-line de Casos Clínicos que estamos seguramente dispostos a aceitar com vista a melhorar e facilitar a atividade científica da Medicina Interna portuguesa.

Figura 1

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License