SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.2Romboencefalite: relato de um casoConhecimentos e prática de proteção solar em idade pediátrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.24  supl.2 Porto dez. 2015

 

RESUMO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS / ORAL PRESENTATIONS - ABSTRACTS

 

CO_04

Internamento por varicela em pediatria no Hospital Senhora da Oliveira Guimarães – casuística de 5 anos

 

 

Dinis Sousa1, Alberto Costa1

1 Serviço de Pediatria do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães

 

 

Introdução: A varicela é uma doença infeciosa geralmente autolimitada, apresentando na maioria dos casos um curso benigno. Porém, por vezes, esta pode manifestar-se através de sintomatologia significativa ou associada a complicações graves que implicam internamento. O objetivo deste estudo foi caracterizar os internamentos no Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães devidos a varicela e as suas complicações.

Metodologia: Foi realizada uma análise retrospetiva dos processos clínicos do internamento de Pediatria com o diagnóstico de varicela num período de 5 anos (Outubro de 2010 a Setembro de 2015).

Resultados: Foram internados 32 casos de varicela no período examinado. A idade média foi de 25,3 meses (idade mínima 1 mês; idade máxima 8 anos). Não se verificou nenhum internamento em adolescente no período estudado. Os casos analisados estavam equitativamente distribuídos por ambos os géneros. Os meses com maior número de internamentos foram Maio, Junho e Julho. Em 34% dos casos constatou-se provável transmissão intrafamiliar.

O principal motivo de internamento foi a presença de complicação associada à varicela, presente em 59% dos casos. O diagnóstico da mesma foi realizado em média ao 3,4 dia de doença. Neste grupo de doentes, em 63% dos casos ocorreram complicações cutâneas/tecidos moles, as complicações neurológicas em 21% dos casos e as complicações respiratórias em 16% dos casos. Outras complicações verificadas foram 1 caso de artrite e 2 casos otite média aguda. Em 3 casos verificou-se a associação de 2 complicações simultâneas. A duração média do internamento neste grupo de doentes foi de 7,7 dias.

Os restantes casos (41%) não apresentavam complicação, tendo como motivo de internamento a presença de fatores de risco e/ou a gravidade da sintomatologia. A duração média do internamento neste grupo de doentes foi de 3,5 dias.

Em 75% dos doentes internados com varicela foi efetuada terapêutica com aciclovir.

Conclusão: No período em estudo verificou-se que a principal causa de internamento foi a presença de complicação associada. As complicações mais frequentemente verificadas foram as infeções cutâneas e tecidos moles, seguidas pelas complicações neurológicas e respiratórias. Apesar da maioria dos casos de varicela ter um curso benigno, a presença de complicações associadas ou a gravidade sintomatológica podem justificar o seu internamento.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons