SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 suppl.3Sesta em crianças em idade pré-escolar nos infantários não públicos da região de CoimbraHormona de crescimento nas crianças pequenas para a idade gestacional: a experiência do Centro Hospitalar do Porto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.23  supl.3 Porto nov. 2014

 

COMUNICAÇÕES ORAIS

 

CO-13

Plataforma informativa online: a solução para um problema

 

 

Lopes-Santos JI; Catarina SousaI; Ana Ribeiro-CoelhoI; Ferreira-Sousa JAI; Costa-Carvalho FI

IServiço de Cirurgia Pediátrica, Departamento da Infância e da Adolescência, Centro Hospitalar do Porto

 

 

Introdução: A prestação de atividade assistencial em diversos espaços físicos pelo mesmo serviço torna difícil a comunicação regular entre os seus profissionais. Logo, é fundamental a disponibilização de toda a informação num local central, de uma forma atualizada e acessível aos seus elementos. Os “papeis afixados” nos gabinetes têm vindo a ser substituídos progressivamente por meios electrónicos universalmente utilizados, como o e-mail, e as “intranets” em algumas unidades hospitalares. No entanto, ainda não foi descrito na literatura o uso de uma solução informática já adotada por cerca de 60 milhões de sites, designada por Wordpress, parte do movimento da web 2.0, para disponibilização online de informações, a utilizadores autenticados, no contexto de serviços de saúde.

Metodologia: Para disponibilização de conteúdos informativos aos seus profissionais, um Serviço de Cirurgia Pediátrica desenvolveu uma plataforma informativa no domínio cirurgiapediatrica.org, sendo atualmente destinada a Médicos, Enfermeiros e Administrativos. O acesso efetua-se por nome de utilizador e senha individuais, sendo a informação disponibilizada de forma diferenciada, consoante os grupos definidos. Foram implementadas definições de segurança, de forma a evitar acessos indevidos e utilizações abusivas. Todos os protocolos de serviço, listagem de profissionais, contactos, manuais e normas, documentos assistenciais, projetos, reuniões científicas, escalas de serviço e outros documentos, foram disponibilizados neste portal.

Resultados: Após distribuição dos acessos aos profissionais, este tornou-se um local de acesso fácil para consulta de informações de serviço. As escalas de apoio ao internamento, de urgência e de bloco, bem como suas respetivas atualizações e novos documentos produzidos são aqui publicadas regularmente. Desde o seu lançamento, em três meses de utilização, com um total de 60 utilizadores registados, foram já contabilizados pelo servidor um total de 4367 visualizações de páginas (média: 46 páginas/dia), registando-se um total de 504 acessos (IP) únicos (média: 5,3 visitantes/dia), com um total de 1,2 GB de utilização. Estima-se que cerca de 7% da utilização seja efetuada via “mobile”.

Conclusão: A criação de plataformas online de acesso autenticado é uma alternativa moderna para a publicação e consulta de informações, com adesão por parte dos utilizadores, sendo a utilização do Wordpress para esta finalidade uma inovação em serviços de saúde.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons